Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Empreendedorismo que vem de berço: Thayla administra o restaurante familiar com maestria

Publicado por Equipe Cielo

A relação da Thayla com o restaurante do pai começou cedo, mais precisamente na adolescência, época em que talvez não soubesse qual profissão seguir. Ela mal sabia, mas o seu futuro estava dentro de casa: o negócio que sua família construiu com muito esforço há mais de 10 anos.
Ter o próprio negócio não foi nada fácil para Roberto e Silvana, pais da Thayla. Afinal, eles não vieram de família rica e tudo foi feito aos poucos, com muita dedicação para realizar o sonho de viver da gastronomia. Para isso, seu pai teve que tomar decisões difíceis para abrir o Esplanada, restaurante da família.
A vida que Thayla teve foi muito diferente das vidas dos seus pais. Ela nunca teve que escolher entre estudar ou trabalhar para ter o que comer, por exemplo. Pelo contrário, sempre foi incentivada a estudar.
Como forma de agradecimento ao que eles proporcionaram a ela, Thayla quis retribuir a oportunidade que teve por ter uma família estruturada, que sempre a incentivou e decidiu entrar de cabeça no empreendimento dos pais.
 

Relação familiar com a gastronomia

A relação dos seus pais com a gastronomia não foi algo que surgiu do nada. Existe uma trajetória muito antes do negócio atual da família.
Segundo relato da própria Thayla, sua mãe cresceu acompanhando as receitas de sua avó. “Modéstia a parte, minha avó cozinhava mesmo muito bem”, afirma. Ela ainda diz que sua mãe sempre teve uma boa relação com a cozinha, embora não seja a cozinheira do restaurante.
Já o seu pai, o Roberto, sempre teve um espírito empreendedor. A primeira experiência foi com sua mãe, a avó paterna. Eles vendiam churros juntos. Todos os processos, da preparação à venda, eram feitos por eles.
Thayla conta que a experiência dos churros fez com que seus pais se conhecessem. Na mesma época, Roberto viu a aquisição de um bar como uma grande oportunidade de crescimento. Depois disso, continuaram a desenhar uma trajetória que Thayla relembra com carinho. Desde então, eles tiveram quatro restaurantes até chegar ao Esplanada, o atual.
 

Desafios e superações

Ser empreendedor tem seus momentos agradáveis, mas também existem muitos desafios para superar. Thayla, por exemplo, aos 16 anos assumiu uma responsabilidade muito grande: cuidar do negócio da família e fazer dar certo.
Ao longo dos anos, com o apoio da sua formação de administração, ela conseguiu superar esses desafios colocando em prática tudo o que aprendeu na faculdade. Isso serviu não apenas para o negócio, mas foi fundamental para organizar a vida dos seus pais.
 

Cielo com todos os empreendedores

Para a Cielo, todos os empreendedores têm uma importância muito grande, independentemente do tamanho. Para Thayla, esse pensamento é muito relevante para um país como o Brasil.
“Com experiência de vida, posso dizer que é muito importante valorizar todos os empreendedores. Somos menores em tamanho, mas somos muitos e fazemos a economia girar. Acredito que seja uma cadeia de desenvolvimento: boas ideias > boas oportunidades > suporte e apoio para realizar. Esse suporte precisa ser transparente e de fácil compreensão. Todos precisam ganhar. Quanto mais gente for bem-sucedida e bem-remunerada, mais a economia gira.”
 

Prazeres da profissão

Para Thayla, o maior prazer são as rotinas que o restaurante proporciona: cada dia uma coisa diferente, uma nova experiência. E esses desafios servem como combustível para continuar na luta diária.
Claro, nem tudo são flores, como ela faz questão de destacar: “Oferecer uma experiência agradável aos clientes é muito gratificante. O reconhecimento, os elogios e as críticas também fizeram com que o Esplanada exista há mais de três décadas”, concluiu Thayla.
Esse é apenas um pequeno pedaço da história inspiradora de empreendedorismo da Thayla e dos seus pais. E você, está escrevendo sua história?
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288