Em 19 de novembro, celebramos o Dia do Empreendedorismo Feminino – criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014, para fomentar iniciativas de apoio às mulheres em mais de 150 países, combatendo a desigualdade de gênero no ambiente corporativo e dos negócios.
Aproveitando o “gancho” com a data, fizemos um Cielo DigiCast com o tema “Os impactos do empreendedorismo feminino”. O episódio é protagonizado pela Marília Prado, Superintendente Executiva da Cielo, e pela Michele Franca, CEO e Fundadora do Carreira Preta.
Antes de conferir essa edição do nosso podcast sobre tecnologia e empreendedorismo, vamos ver um breve panorama sobre Empreendedorismo Feminino no Brasil?
Empreendedorismo Feminino: desafios para as mulheres nos negócios
O Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2020, relatório produzido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ) traz os seguintes dados sobre Empreendedorismo Feminino no país:
- O Brasil tem cerca de 52 milhões de empreendedores. Desse total, cerca de 58% são mulheres (mais de 30 milhões);
- 55% das empreendedoras brasileiras criaram seu próprio negócio para terem alguma renda;
- Os salões, as confecções e o comércio ligado à indústria da beleza (cosméticos, perfumes e cuidados pessoais) são os ramos de atividade onde as mulheres mais atuam nos negócios;
- A busca pela independência financeira e a possibilidade de conciliar trabalho com a vida pessoal são duas das principais motivações das mulheres que decidem abrir seu próprio negócio.
Já no estudo Mulheres empreendedoras 2021, realizado anualmente pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, os principais destaques sobre negócios femininos são:
- Cerca de 72% das empreendedoras avaliam que são totalmente ou parcialmente independentes financeiramente;
- No entanto, elas citam o acesso a recursos financeiros e de crédito como uma das principais dificuldades enfrentadas (42% delas tiveram seus pedidos negados ao solicitarem crédito para seus empreendimentos);
- O desemprego e a falta de renda motivaram 26% das mulheres a começarem seu negócio durante a pandemia;
- 62% das empreendedoras consideram que o impacto da digitalização nos negócios foi positivo;
- 50% das empreendedoras com filhos alegaram que o fechamento das escolas na pandemia impactou rotina profissional.
Esses números expressam parte dos desafios enfrentados pelas mulheres nos negócios. E nada melhor do que ouvir duas profissionais empoderadas para falar mais sobre o assunto.
Então, dá o play no episódio do Cielo DigiCast para conferir o que a Marilia e a Michel conversaram!