Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como abrir um pequeno negócio: 8 Dicas imperdíveis | Blog Cielo

Publicado por Equipe Cielo

Com dicas práticas, este conteúdo deixará você por dentro de tudo que precisa saber para que seu negócio funcione legalmente

 
O ano começou, você já buscou informações no mercado e identificou quais são as oportunidades viáveis para investir no seu próprio negócio. Também fez as pesquisas de campo, estudou a concorrência e definiu qual será o seu diferencial na hora de começar a vender o seu produto. Com o plano de negócios elaborado, chegou o momento de abrir sua empresa.
Para formalizar seu negócio é preciso estar atento a todas as inscrições, licenças e alvarás necessários para que ela funcione legalmente. A falta de tais documentos pode atrasar ou até mesmo impedir o funcionamento da empresa. Veja abaixo o passo a passo de como abrir um pequeno negócio:

1 – Um contador pode salvar você

Com exceção do microempreendedor individual (MEI), que dispensa a necessidade de um contador, todo pequeno empresário precisa de um contador para abrir e manter a empresa. É esse profissional que vai organizar seus negócios e manter tudo dentro da lei.

2 – O que é contrato social e como ter um

Elaborar um contrato social é fundamental para definir as participações de capital de cada sócio do negócio, além de definir as atividades da empresa. Uma dica é avaliar, neste momento, se sua empresa pode ser enquadrada no Simples Nacional – uma excelente forma de reduzir impostos e simplificar seu pagamento.

3 – Registre-se na Junta Comercial

Gostou dessas 3 dicas? Elas são apenas o começo. Conheça agora quais são outros processos imprescindíveis para você conseguir abrir seu negócio e mais uma dica imperdível!
Preencha o formulário e receba mais informações que deixarão seu negócio pronto para abrir. Além disso, daremos uma dica especial que ajudará a aumentar o faturamento da sua empresa e um vídeo de um dos nossos especialistas que fala sobre negócios lucrativos.
E aí, vai perder essa oportunidade?

4 – Sem alvará não dá, viu?

Na prefeitura da sua cidade você terá de pedir um alvará de funcionamento para seu negócio. Para isso, terá de apresentar todos os documentos que comprovem as exigências legais para sua empresa exercer determinada atividade.

5 – Muita atenção: inscrição estadual pode ser obrigatória

Obrigatória para empresas de comércio, comunicação e energia, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual. É a partir dela que sua empresa será inscrita no ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

6 – É preciso pedir licença

De acordo com ramo e porte da sua empresa – mesmo que pequena –, são necessárias algumas vistorias dos órgãos competentes, às vezes estaduais, às vezes municipais. Algumas atividades empresariais dependem de autorização até das Forças Armadas. As licenças mais comuns exigidas são:

  • Ambiental: em geral para empresas que vão atuar na atividade industrial, metalúrgica, mecânica, têxtil, química, agropecuária. É obtida nos órgãos estaduais, municipais e federal.
  • Sanitária: exigida para empresas dos ramos de alimentação, medicamentos e cosméticos. É obtida nos órgãos estaduais, municipais e federal.
  • Bombeiros: vistoria para normas de segurança – praticamente todas as empresas estão sujeitas.

 

7 – Comportamento do cliente: o segredo para o sucesso

Para que um negócio gere resultados positivos, estar atento ao comportamento dos clientes é muito importante. Os hábitos de consumo mudam constantemente e, para não ficar para trás, o mercado deve acompanhá-los.
Hoje, por exemplo, realizar pagamentos com cartões de crédito/débito é uma prática extremamente comum. Ou seja, se o seu negócio não aceita esse tipo de pagamento, certamente está perdendo vendas todos os dias.
Esse não é o seu desejo, certo? Portanto, adapte-se aos novos hábitos de consumo e simplifique a rotina dos seus clientes.
Saiba mais: Conheça as máquinas de cartão da Cielo

Você já está pronto para abrir o próprio negócio, mas já sabe calcular o preço dos produtos e saber quanto está lucrando? Confira cinco dicas básicas no blog e prepare-se para faturar ainda mais.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288