Aproveite as oportunidades do delivery de marmitas
A pandemia do Covid-19 trouxe mudanças drásticas na rotina da população do mundo todo. O distanciamento social exigiu adaptações rápidas, inclusive nos hábitos de consumo, direcionados para o ambiente digital.
Nesse contexto, uma figura que já vinha ganhando espaço no cenário econômico, passa a ser elemento básico para a maior parte da população: o delivery. Adotado por empresas dos mais diversos segmentos, esse serviço é muito comum em bares, restaurantes e lanchonetes.
Por outro lado, a busca por uma vida mais saudável mudou os hábitos de alimentação de parte da população. Em uma época em que o tempo é escasso, mesmo com a opção de delivery de mercado, onde as pessoas podem pedir os alimentos para prepará-los em casa, os fast-foods dominam o setor com comidas gordurosas e altamente calóricas.
Nesse contexto, cresce a procura por refeições caseiras, preparadas com alimentos selecionados e nutritivos. Essa demanda, que por si só constitui uma oportunidade de gerar renda para muitos empreendedores, é fortalecida pelo delivery de marmitas.
Muitos empreendedores trabalham com refeições caseiras há algum tempo, já que os custos envolvidos nesse mercado são baixos. Mas a crescente cultura do delivery expande possibilidades e amplia consideravelmente o setor de atuação.
Com algumas ações simples, é possível implementar um delivery de marmitas e oferecer comodidade para quem quer comer bem, sem sair de casa. E a gente trouxe algumas dicas para você!
Diferenciação é o primeiro passo
Os consumidores são cada vez mais exigentes. Isso faz com que a palavra-chave para os negócios que pretendem se destacar no mercado seja a diferenciação.
Tenha em mente que você precisa oferecer produtos de qualidade, capazes de atrair e fidelizar clientes no delivery. Também dá para optar por trabalhar em nichos específicos, como de alimentação saudável ou pratos gourmet.
O importante é oferecer bons motivos para o seu público-alvo comprar suas refeições. Afinal, o delivery expande sua região de atuação e você vai precisar conquistar novos clientes.
Leia também: O que é diferencial competitivo?
Saiba o que ofertar
Mesmo que você tenha um cardápio completo, precisa entender que não necessariamente todos os seus pratos são adequados ao delivery de marmitas. É necessário priorizar, e isso pode ser feito de várias formas.
Você pode trabalhar com os pratos mais pedidos, já que a tendência é que eles tenham maior busca. Mas também pode optar por opções que, dentro da sua receita padrão, irão viajar melhor no delivery. Por exemplo, enquanto batatas fritas podem murchar ao longo do trajeto, carnes tendem a manter suas características.
Outra possibilidade é adaptar algumas receitas importantes do seu cardápio, para que possam ser incluídas no seu pacote de entregas de marmitas. Alguns pratos, com pequenas modificações na receita original, chegam ao seu destino fresquinhos.
Considere criar um cardápio semanal que mude regularmente para manter seus clientes interessados. Certifique-se de incluir opções para vegetarianos e veganos, bem como pratos sem glúten ou sem lactose.
As possibilidades são inúmeras, você só precisa escolher o que se encaixa melhor no seu negócio.
Higiene é primordial
Se manter a higiene já é um imperativo para o segmento de alimentação, no delivery de marmitas ela precisa ser redobrada. Quem manuseia os pratos precisa higienizar as mãos com frequência, o ambiente e os utensílios também.
Oriente seus entregadores a higienizar as mãos com álcool 70% desde a retirada do pedido até a entrega. Além disso, é importante manter o menor contato possível com os clientes, sempre utilizando máscaras.
Outra medida que pode ser incentivada é o pagamento online. Que tal começar a usar o Cielo Link de Pagamento e vender pelo WhatsApp? Assim, seu entregador não precisa manusear alimentos e dinheiro ao mesmo tempo.
Por fim, pode ser interessante divulgar seus procedimentos de higiene. Isso oferece segurança para quem está comprando, principalmente no momento em que estamos vivendo.
Cuidados com a embalagem
Quando pensamos em delivery de marmitas, escolher a embalagem correta é fundamental. Além de garantir que seu produto chegue para o cliente nas condições desejadas, ela ainda permite a organização dos alimentos.
Busque embalagens que melhor se adequam ao tipo de alimento que você trabalha. Algumas possibilidades são os modelos sustentáveis com divisórias ou individuais. E não se esqueça: é essencial que seja possível levá-las ao congelador e ao microondas.
Avalie as informações da entrega
Quando um cliente faz seu pedido, automaticamente cria uma expectativa. E você deve estar apto a corresponder, tanto na entrega de um produto de qualidade, quanto no cumprimento do prazo.
Nesse sentido, é importante verificar quanto tempo decorre entre a realização do pedido e a entrega. Considere o prazo para preparo, chegada do motoboy e percurso até a casa do cliente. Dica: é melhor estimar um tempo superior de entrega e surpreender seu cliente positivamente, do que o contrário.
Escolha seu modelo de delivery de marmitas
Você pode optar por um delivery próprio ou utilizar alguma plataforma especializada. Para quem está começando, as plataformas podem ser boas opções em termos de qualidade e custos.
Conforme você for conhecendo melhor o seu público desse canal, poderá oferecer pequenas promoções ou brindes. Que tal uma sobremesa para quem comprar o prato do dia?
Leia também: Como vender mais no iFood? Veja estratégias para se destacar!
A divulgação não pode faltar
Como falamos com frequência, é necessário divulgar seu negócio. Utilize as redes sociais para realizar vendas, impulsionar seus produtos e informar por quais canais você pode ser encontrado.
A maioria dos clientes em potencial provavelmente encontrará seus serviços online. Portanto, é importante ter uma presença forte na Internet. Crie um site atraente e fácil de usar, com informações detalhadas sobre seu cardápio, preços, opções de entrega e outras informações importantes. Certifique-se de que seu site seja responsivo para que possa ser acessado por qualquer dispositivo, incluindo smartphones e tablets.
Vá mais longe, e estabeleça relacionamento com seus clientes. Tire dúvidas, realize pesquisas de satisfação e busque conhecer seu consumidor. Tudo isso vai ajudá-lo a atender melhor seus clientes e ser assertivo quanto aos produtos que fazem mais sucesso.
Para pensar: o relacionamento pode ser estabelecido no momento da entrega. Já pensou em enviar um pequeno bilhete de agradecimento pela escolha do seu produto?
Estabelecer parcerias estratégicas também pode ajudar a aumentar a visibilidade do seu delivery de marmitas. Considere fazer um acordo com empresas locais que possam promover seus serviços para seus funcionários.
Você também pode colaborar com influenciadores locais para promover seu negócio nas mídias sociais.
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Por fim, monitore suas finanças
O sucesso nesse negócio, assim como em todos os outros, depende de sua capacidade de gerenciar suas finanças com eficiência. Certifique-se de monitorar seus gastos e receitas com cuidado para garantir que esteja ganhando dinheiro suficiente para manter a operação.
É importante que você faça um controle do seu fluxo de caixa para ter mais clareza de suas finanças e dessa forma possa aproveitar oportunidades junto aos seus fornecedores, aumentando a sua margem de lucro.
Assim você também poderá reinvestir o seu lucro no crescimento do seu negócio e ampliar sua área de atendimento ou mesmo oferecer novos sabores aos seus clientes.
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Deu para perceber que o delivery de marmitas abriu um leque de oportunidades, não é mesmo? E você não pode perder essa chance! A hora de aumentar suas vendas é agora, e nós estamos com você sempre que precisar!