Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como usar Inteligência Artificial nas empresas

Publicado por Equipe Cielo

Entenda as possibilidades que a tecnologia da inteligência artificial traz para os empreendedores.

O uso da Inteligência Artificial está cada vez mais presente na vida de todos e os exemplos vão dos assistentes de voz em nossos smartphones até a otimização dos anúncios nas mídias sociais. Mas, de fato, o que você conhece sobre essa tecnologia?

Convidamos o Líder Sênior de Direito dos Desenvolvedores da IBM na América Latina, Sergio Gama, para uma palestra sobre Plataformas Cognitivas, Transformação Digital e Inovação com Inteligência Artificial na segunda edição em 2019 do Garagem Talks – evento que acontece quinzenalmente na empresa para tratar de assuntos ligados à tecnologia e inovação, sendo apresentado por colaboradores e especialistas de empresas parceiras.

O que é Inteligência Artificial (AI)?

“É um ramo da ciência da computação que aprende os padrões e comportamentos humanos para imitar e reduzir o trabalho burocrático do ser humano”, explica Sergio. O homem é muito mais inteligente que o computador, mas nossa capacidade computacional – de guardar milhares de informações – é ruim quando comparada às máquinas.

A Inteligência Artificial oferece opções de ação com base nos dados analisados e aprende com as suas tomadas de decisão quais são os melhores caminhos para solucionar os problemas, de acordo com seu histórico de ações. Já o ser humano, é predisposto a pensar de modo determinista, ou seja, vê apenas uma possibilidade de resolução.

Como a Inteligência Artificial é alimentada e aperfeiçoada?

Cada vez mais, os consumidores estão mais empoderados, críticos e exigentes. “Se uma marca ou serviço não pode me atender agora, não serve mais para mim. O imediatismo e a personalização nunca estiveram tão evidentes”, reforça Sergio Gama. Consumidores, mais precisamente 61% – esperam que marcas ofereçam experiências personalizadas com base em suas preferências, segundo pesquisas do Google e Greenberg US. “Cerca de 90% dos dados existentes no planeta até agora foram coletados nos últimos dois anos.

Com isso, o sistema cognitivo da Inteligência Artificial tem se aperfeiçoado e, hoje, consegue entender, racionalizar, aprender e interagir. O tempo inteiro estamos produzindo dados, seja via fórum de discussões, seja comprando on-line um novo eletrodoméstico”, explica.

Como a IA pode ser usada no cotidiano das empresas?

Se você usa aplicativos de banco, com certeza já interagiu com aplicações de Inteligência Artificial. “Um dos benefícios da IA em atendimento on-line, por exemplo, é que o bot (ou sistema) não esquece seu histórico de conversas e dados fornecidos. Já no atendimento telefônico, a cada nova consulta você precisa repetir as mesmas informações diversas vezes, prejudicando a experiência positiva do cliente com a marca.”

Empresas especializadas na seleção e contratação de funcionários têm utilizado Inteligência Artificial para cruzar informações da entrevista com o comportamento em mídias sociais dos candidatos para tomar decisões mais concretas. “O Watson, Inteligência Artificial da IBM, já consegue oferecer um diagnóstico de câncer mais preciso que o melhor oncologista do mundo. Isso porque a IA mapeia e cruza todas as possibilidades a partir da base de dados”, afirma.

Quem é a LIA?

Para oferecer uma experiência personalizada e assim fazendo parte de uma revolução baseada em Inteligência Artificial, lançamos no fim de 2018 a LIA – assistente virtual do site de Relações com Investidores da Cielo. Com ela, você pode tirar suas dúvidas, buscar documentos e fazer buscas por menções em documentos de forma automatizada. Veja como a LIA funciona.

Gostou do assunto? Aproveite para conferir o que são e quais os benefícios de usar APIs no seu negócio.

Matérias mais recentes

Oktoberfest Blumenau 2025: pelo 2º ano seguido, Cielo é a maquininha oficial da maior festa alemã das Américas

A Cielo, referência no setor de meios de pagamentos no país, será a maquininha oficial da Oktoberfest Blumenau pelo 2º…

Publicado por Comunicação Cielo

Como criar uma senha forte e fácil de lembrar? Saiba como proteger suas contas com senhas seguras!

Em um mundo cada vez mais digitalizado, saber como criar uma senha forte é essencial para quem deseja evitar “dores…

Publicado por Comunicação Cielo

Como as carteiras digitais podem impulsionar as vendas do seu negócio?

As carteiras digitais já fazem parte do dia a dia de milhões de consumidores. Mas será que sua empresa está…

Publicado por Equipe Cielo

ICVA: Dia das Crianças aquece o Varejo e impulsiona alta de 6,7%

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que o comércio brasileiro apresentou desempenho positivo na semana do Dia das…

Publicado por Comunicação Cielo

ICVA mostra recuo de 0,2% nas vendas do Varejo em setembro

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que, em setembro de 2025, o varejo brasileiro apresentou uma leve retração…

Publicado por Glaucia Marques

ICVA: faturamento nos bares de São Paulo cai cerca de 13% com crise do metanol

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que, após as primeiras notícias de intoxicação por metanol, o faturamento do…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288

Sair da versão mobile