Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como usar Inteligência Artificial nas empresas

Publicado por Equipe Cielo

Entenda as possibilidades que a tecnologia da inteligência artificial traz para os empreendedores.

 
O uso da Inteligência Artificial está cada vez mais presente na vida de todos e os exemplos vão dos assistentes de voz em nossos smartphones até a otimização dos anúncios nas mídias sociais. Mas, de fato, o que você conhece sobre essa tecnologia?
 
Convidamos o Líder Sênior de Direito dos Desenvolvedores da IBM na América Latina, Sergio Gama, para uma palestra sobre Plataformas Cognitivas, Transformação Digital e Inovação com Inteligência Artificial na segunda edição em 2019 do Garagem Talks – evento que acontece quinzenalmente na empresa para tratar de assuntos ligados à tecnologia e inovação, sendo apresentado por colaboradores e especialistas de empresas parceiras.
 

O que é Inteligência Artificial (AI)?

“É um ramo da ciência da computação que aprende os padrões e comportamentos humanos para imitar e reduzir o trabalho burocrático do ser humano”, explica Sergio. O homem é muito mais inteligente que o computador, mas nossa capacidade computacional – de guardar milhares de informações – é ruim quando comparada às máquinas.
 
A Inteligência Artificial oferece opções de ação com base nos dados analisados e aprende com as suas tomadas de decisão quais são os melhores caminhos para solucionar os problemas, de acordo com seu histórico de ações. Já o ser humano, é predisposto a pensar de modo determinista, ou seja, vê apenas uma possibilidade de resolução.
 

Como a Inteligência Artificial é alimentada e aperfeiçoada?

Cada vez mais, os consumidores estão mais empoderados, críticos e exigentes. “Se uma marca ou serviço não pode me atender agora, não serve mais para mim. O imediatismo e a personalização nunca estiveram tão evidentes”, reforça Sergio Gama. Consumidores, mais precisamente 61% – esperam que marcas ofereçam experiências personalizadas com base em suas preferências, segundo pesquisas do Google e Greenberg US. “Cerca de 90% dos dados existentes no planeta até agora foram coletados nos últimos dois anos.
 
Com isso, o sistema cognitivo da Inteligência Artificial tem se aperfeiçoado e, hoje, consegue entender, racionalizar, aprender e interagir. O tempo inteiro estamos produzindo dados, seja via fórum de discussões, seja comprando on-line um novo eletrodoméstico”, explica.
 

Como a IA pode ser usada no cotidiano das empresas?

Se você usa aplicativos de banco, com certeza já interagiu com aplicações de Inteligência Artificial. “Um dos benefícios da IA em atendimento on-line, por exemplo, é que o bot (ou sistema) não esquece seu histórico de conversas e dados fornecidos. Já no atendimento telefônico, a cada nova consulta você precisa repetir as mesmas informações diversas vezes, prejudicando a experiência positiva do cliente com a marca.”
 
Empresas especializadas na seleção e contratação de funcionários têm utilizado Inteligência Artificial para cruzar informações da entrevista com o comportamento em mídias sociais dos candidatos para tomar decisões mais concretas. “O Watson, Inteligência Artificial da IBM, já consegue oferecer um diagnóstico de câncer mais preciso que o melhor oncologista do mundo. Isso porque a IA mapeia e cruza todas as possibilidades a partir da base de dados”, afirma.
 

Quem é a LIA?

Para oferecer uma experiência personalizada e assim fazendo parte de uma revolução baseada em Inteligência Artificial, lançamos no fim de 2018 a LIA – assistente virtual do site de Relações com Investidores da Cielo. Com ela, você pode tirar suas dúvidas, buscar documentos e fazer buscas por menções em documentos de forma automatizada. Veja como a LIA funciona.
 
Gostou do assunto? Aproveite para conferir o que são e quais os benefícios de usar APIs no seu negócio.

Matérias mais recentes

Cielo abre Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee exclusivo para PcDs

A Cielo está com inscrições abertas para seu primeiro Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee voltado exclusivamente a…

Publicado por Equipe Cielo

Com executiva da IBM, Garagem Talks promove bate-papo sobre a responsabilidade social das empresas tecnológicas

No dia 24/09, o Time Cielo participou de mais uma edição do Garagem Talks, nosso encontro quinzenal sobre tecnologia e…

Publicado por Equipe Cielo

Precisando investir mais na Black Friday? Contrate o Receba Rápido e tenha dinheiro na mão em até 2 dias!

Oficialmente, a Black Friday é só dia 26 de novembro, mas os preparativos já começaram. É hora de investir em…

Publicado por Equipe Cielo

Dia Nacional da Inovação: saiba mais sobre o Garagem, hub que faz da Cielo uma empresa cada vez mais inovadora!

Em 19 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Inovação. A data foi escolhida para relembrar o primeiro voo bem-sucedido…

Publicado por Equipe Cielo

ICVA aponta: vendas no varejo cresceram 0,6% em setembro

Este é o sexto mês seguido de alta, puxada pelos setores de Serviços.   O Índice Cielo do Varejo Ampliado…

Publicado por Equipe Cielo

Como vender mais oferecendo mais opções de pagamento

Para proporcionar uma ótima experiência de compra para seus clientes, é necessário considerar vários aspectos como: atendimento, suporte pós-vendas, qualidade…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288