Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como usar Inteligência Artificial nas empresas

Publicado por Equipe Cielo

Entenda as possibilidades que a tecnologia da inteligência artificial traz para os empreendedores.

 
O uso da Inteligência Artificial está cada vez mais presente na vida de todos e os exemplos vão dos assistentes de voz em nossos smartphones até a otimização dos anúncios nas mídias sociais. Mas, de fato, o que você conhece sobre essa tecnologia?
 
Convidamos o Líder Sênior de Direito dos Desenvolvedores da IBM na América Latina, Sergio Gama, para uma palestra sobre Plataformas Cognitivas, Transformação Digital e Inovação com Inteligência Artificial na segunda edição em 2019 do Garagem Talks – evento que acontece quinzenalmente na empresa para tratar de assuntos ligados à tecnologia e inovação, sendo apresentado por colaboradores e especialistas de empresas parceiras.
 

O que é Inteligência Artificial (AI)?

“É um ramo da ciência da computação que aprende os padrões e comportamentos humanos para imitar e reduzir o trabalho burocrático do ser humano”, explica Sergio. O homem é muito mais inteligente que o computador, mas nossa capacidade computacional – de guardar milhares de informações – é ruim quando comparada às máquinas.
 
A Inteligência Artificial oferece opções de ação com base nos dados analisados e aprende com as suas tomadas de decisão quais são os melhores caminhos para solucionar os problemas, de acordo com seu histórico de ações. Já o ser humano, é predisposto a pensar de modo determinista, ou seja, vê apenas uma possibilidade de resolução.
 

Como a Inteligência Artificial é alimentada e aperfeiçoada?

Cada vez mais, os consumidores estão mais empoderados, críticos e exigentes. “Se uma marca ou serviço não pode me atender agora, não serve mais para mim. O imediatismo e a personalização nunca estiveram tão evidentes”, reforça Sergio Gama. Consumidores, mais precisamente 61% – esperam que marcas ofereçam experiências personalizadas com base em suas preferências, segundo pesquisas do Google e Greenberg US. “Cerca de 90% dos dados existentes no planeta até agora foram coletados nos últimos dois anos.
 
Com isso, o sistema cognitivo da Inteligência Artificial tem se aperfeiçoado e, hoje, consegue entender, racionalizar, aprender e interagir. O tempo inteiro estamos produzindo dados, seja via fórum de discussões, seja comprando on-line um novo eletrodoméstico”, explica.
 

Como a IA pode ser usada no cotidiano das empresas?

Se você usa aplicativos de banco, com certeza já interagiu com aplicações de Inteligência Artificial. “Um dos benefícios da IA em atendimento on-line, por exemplo, é que o bot (ou sistema) não esquece seu histórico de conversas e dados fornecidos. Já no atendimento telefônico, a cada nova consulta você precisa repetir as mesmas informações diversas vezes, prejudicando a experiência positiva do cliente com a marca.”
 
Empresas especializadas na seleção e contratação de funcionários têm utilizado Inteligência Artificial para cruzar informações da entrevista com o comportamento em mídias sociais dos candidatos para tomar decisões mais concretas. “O Watson, Inteligência Artificial da IBM, já consegue oferecer um diagnóstico de câncer mais preciso que o melhor oncologista do mundo. Isso porque a IA mapeia e cruza todas as possibilidades a partir da base de dados”, afirma.
 

Quem é a LIA?

Para oferecer uma experiência personalizada e assim fazendo parte de uma revolução baseada em Inteligência Artificial, lançamos no fim de 2018 a LIA – assistente virtual do site de Relações com Investidores da Cielo. Com ela, você pode tirar suas dúvidas, buscar documentos e fazer buscas por menções em documentos de forma automatizada. Veja como a LIA funciona.
 
Gostou do assunto? Aproveite para conferir o que são e quais os benefícios de usar APIs no seu negócio.

Matérias mais recentes

Maria Stela Confeitaria impulsiona vendas com soluções da Cielo e projeta faturar ainda mais com a Black Friday

Quem vê a loja da Maria Stela Confeitaria talvez não imagine como empreendedora Maria Stela Leão começou. Há dez anos,…

Publicado por Equipe Cielo

VTEX Sales App: conheça a solução que transforma a Cielo LIO On em prateleira infinita

Não achar um determinado produto em um ponto de venda físico pode ser uma experiência frustrante para qualquer cliente. Mas,…

Publicado por Equipe Cielo

Cielo participa da estreia do Shark Tank Brasil: Versão Creators

A Cielo, referência em meios de pagamento e tecnologia, é a patrocinadora do 1º episódio do Shark Tank Brasil: Versão…

Publicado por Equipe Cielo

A Feira Moderna: com Cielo Tap, dupla de empreendedores projetam vendas de sucos ultracongelados na Black Friday

A Feira Moderna foi criada com objetivo de viabilizar uma alimentação saudável para quem tem não tem tempo de comprar…

Publicado por Equipe Cielo

INPI reconhece Cielo como marca de alto renome

A Cielo, empresa referência em meios de pagamento, acaba de ser reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como…

Publicado por Equipe Cielo

Seis anos da LGPD no Brasil: confira as principais ações da Cielo para manter a segurança e privacidade dos dados

Em 2024, a Lei Geral de Proteção de Dados completa o sexto ano de existência. E, ao longo destes seis…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288