Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar uma churrascaria

Publicado por Equipe Cielo

Selecionamos cinco perguntas para você responder antes de montar uma churrascaria

 
Comemorar ou simplesmente desfrutar de um rodízio em uma churrascaria com a família e os amigos já é quase uma tradição no Brasil. O jeito gaúcho de preparar a carne virou até produto de exportação nos últimos anos. Hoje, “churrascarias brasileiras” fazem sucesso inclusive nos Estados Unidos. Montar uma churrascaria pode dar bastante lucro se for bem gerida.
 
Grandes cadeias de restaurantes podem passar a impressão de que tal negócio é reservado apenas a quem tem muito dinheiro para investir, mas isso não é verdade. Aqui, oferecemos algumas dicas para você ver que abrir uma churrascaria não é um bicho de sete cabeças.
 

1) Onde será a churrascaria?

Estudar o local onde pretende montar a churrascaria é fundamental. Tenha atenção em todas as exigências logísticas que esse negócio vai exigir, como um bom local para receber entregas, um espaço para manter as carnes refrigeradas, espaços para a limpeza, corte e preparo de acordo com as leis sanitárias, etc.
 

2) Quem vai fazer o churrasco?

Dar atenção especial à mão de obra é essencial. Os seus funcionários são a porta de entrada, seu cartão de visitas. Para uma churrascaria funcionar bem você tem que ter churrasqueiros, cozinheiros, garçons (ou passadores de carne), recepcionistas e gerentes, todos muito bem treinados.
 
Outro detalhe que faz a diferença são os uniformes utilizados pelos funcionários. São bem vistos os atendentes e demais funcionários que se vestem à moda gaúcha nesses locais. Isso conta pontos a favor do dono do negócio.
 

3) De onde vem a sua carne?

Ingredientes de qualidade sempre melhoram o prato. Antes de fechar negócio com um fornecedor, faça o levantamento das suas opções. Seu fornecedor de carnes deve ter boa reputação, seguir as normas sanitárias, trabalhar com produtos de origem controlada e ser reconhecido pelos selos de qualidade. Ou seja: respeite a legislação trabalhista e ambiental. Encontre distribuidores diários para os alimentos que devem chegar ainda frescos em seu restaurante, como as hortaliças e legumes.
 

4) Onde guardar tudo?

Perder peças de carne por causa da validade ou a demora para a chegada de verduras na cozinha, por exemplo, são tragédias que podem custar seu negócio. Então, estude muito bem a legislação que rege o acomodamento dos alimentos e as estratégias que usará para manter em ordem seu estoque. A estrutura básica inclui: geladeiras, freezers (modelos a partir de 600 litros já são o suficiente); fogões industriais, equipamentos para a manipulação dos alimentos (como luvas e aventais) e bons utensílios de cozinha.
 

5) Qual o tamanho da papelada?

A documentação e a atenção às normas específicas para manter seu restaurante não são a parte mais divertida desse processo, mas tornam seu negócio legítimo. Ninguém sabe de cor a burocracia de cada passo. Os requisitos legais são muitos, como registros na Junta Comercial, na Secretaria da Receita Federal e na Fazenda, dentre outros. Esses requisitos variam muito. Nessas horas é importante ter a ajuda de um escritório jurídico e uma empresa de contabilidade.
 
Para saber os passos essenciais na hora de abrir sua empresa legalmente, confira essa lista no nosso blog.
 

 
Para ter uma churrascaria de sucesso é preciso estar atento aos detalhes: da organização do seu espaço às papeladas junto ao governo. Com tudo alinhado, basta treinar bem a equipe e preparar-se para faturar o ano todo.
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288