Confira cinco dicas essenciais para gerenciar melhor os números do seu negócio e calcular preço de venda.
Uma das principais dificuldades de quem está começando no mundo dos negócios é conseguir estabelecer um preço justo, adequado e competitivo para o seu produto. Muitas vezes, para precificar corretamente não basta apenas fazer cálculos de cabeça ou observar os preços praticados pela concorrência. Para definir o preço de venda é preciso avaliar detalhadamente os seus custos e as despesas para ver o quanto você terá de margem de manobra e de lucro efetivo.
Segundo consultoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a definição do preço adequado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, sendo que esse valor deve cobrir o custo da mercadoria, somado às despesas variáveis e fixas. Além disso, deve gerar um lucro líquido. Veja abaixo algumas dicas importantes de como calcular preço de venda:
1) Calcule os gastos:
toda empresa tem custos fixos e variáveis que devem ser levados em consideração no momento de calcular o preço de venda de um produto. Não faça cálculos estimados ou de cabeça, coloque tudo em uma planilha. Os custos fixos são aqueles mensais, como aluguel, telefone, água, luz e funcionários (se tiver). As variáveis incluem despesas com embalagens, entregas, taxas de manutenção da máquina de cartão etc. Não esqueça de incluir os impostos e possíveis descontos que dará ao consumidor.
2) Avalie o mercado:
o seu preço de venda deverá estar próximo do praticado pelos concorrentes diretos, na mesma categoria. O conhecimento da sua marca, o tempo que ela está no mercado e o seu volume de vendas já conquistado, exercem influência.
3) Faça pesquisas:
antes de estabelecer em definitivo o preço de venda do seu produto, o ideal é fazer um estudo/pesquisa da demanda de mercadorias, produtos ou serviços que poderiam ser atendidos por sua empresa. Variáveis como população, atividade econômica, situação política, nível de renda e emprego e concorrência devem sempre ser consideradas na precificação.
4) Mantenha o equilíbrio:
se o preço ditado pelo mercado for menor do que o que você terá com seus custos internos, você deve refazer os cálculos de venda para avaliar a viabilidade e evitar prejuízos. Segundo o Sebrae, para equilibrar o preço de venda, é preciso diminuir custos e até mesmo aceitar um lucro menor.
5) Atualize-se:
o preço de venda precisa sempre ser revisto, seja por aumento no preço de compra das matérias-primas; seja por exigência dos consumidores ou pela concorrência. Fique atento para se enquadrar nas regras do mercado.
Clientes fidelizados podem ser bons aliados para a sua empresa. Saiba como melhorar o seu atendimento e conquistar uma clientela fiel.