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Dicas e Histórias de Sucesso

Como abrir uma franquia de sucesso: o guia prático do negócio

Publicado por Equipe Cielo

Possui dúvidas em como ter uma franquia? Criamos um guia com dicas e casos de sucesso para ajudá-lo na expansão do seu próprio negócio

 
Setor de franchising, que cresceu 7,4% nos últimos 12 meses, atrai novos empreendedores que querem abrir o próprio negócio
 
Conversamos com André Friedheim, vice-presidente da ABF, e listamos o que você precisa saber antes de investir no mercado de franchising. Confira a seguir:
 

Mergulhe de cabeça

“Você precisa entrar no mercado antes mesmo de assinar qualquer documento”, afirma André. O que isso significa? “É preciso visitar feiras de franquias, congressos, exposições e ter todo o contato possível sobre o setor. Assim, você vai entender como a máquina gira, quanto deve investir e entender as responsabilidades gerais de um franqueado”.
 

Analise seu perfil x perfil das franquias

“Entenda se você tem um perfil de funcionário ou de investidor. Fazendo essa autoanálise, você talvez chegue à conclusão de que o setor de franchising não seja a sua melhor opção de investimento”, pontua. André também ressalta que os franqueados trabalham sob o olhar da franqueadora, por isso precisam compartilhar informações sobre a saúde do negócio. “Ter uma franquia é trabalhar em equipe, trocar dados da sua loja com o franqueador e fazer parte de uma estratégia além da sua unidade.”.
 

Coloque as cartas na mesa

“O setor de franchising conta com vários pilares de atuação. Por que se prender apenas a um deles?”. Antes de montar o próprio negócio, tenha certeza de que esse é o business que mais se encaixa com o que você está procurando. “Comece sua pesquisa pelos campos em que tenha mais conhecimento – educação, alimentação, turismo, beleza – e vá estendendo seu estudo aos setores mais estáveis nos últimos anos. Tenha em mente três setores e aprofunde-se neles para encontrar as franqueadoras com que você se identifica e faça contato com elas.”.
 

Gostei dessas franquias. E agora?

“Preencha o cadastro de interesse no site das franqueadoras e agende visitas técnicas para entender a operação desses lugares. Esse é o momento de tirar todas as dúvidas sobre a logística do negócio, como as coisas funcionam, quem fornece os treinamentos de equipe, o que você precisa fazer para a loja ficar de pé.”. Não tenham medo de perguntar nada ou de soar repetitivo ao se certificar de informações lidas no site da franqueadora. Essa checagem pode fazer a diferença.
 

Fale com os franqueados

“Você deve conversar com franqueados que já estejam em operação nas marcas que estão na sua lista. Eles poderão solucionar suas dúvidas relacionadas aos deveres e direitos do franqueado, ou seja, se a franqueadora realmente entrega aquilo que promete no contrato – de datas de entrega da loja a vestimenta da equipe, caso esteja inclusa.”. Essas informações colhidas com o franqueado servirão de termômetro da confiabilidade na marca em que você pensa investir seu dinheiro.
 

Hora do planejamento financeiro

“Em uma franquia, você geralmente sabe de quanto precisa para começar e qual é o período de retorno do investimento inicial, como uma receita pronta.”. No entanto, antes de sair investindo todo o seu dinheiro, crie um fundo de emergência para o seu negócio. Assim como todo negócio, imprevistos acontecem e é preciso estar preparado.
 

Um lugar para chamar de seu

“Não dependa só da recomendação da franqueadora para o futuro local do negócio. O investidor também deve pesquisar bons pontos para instalar a franchising. Analise os negócios alocados naquela região, concorrentes, demanda, perfil do bairro (residencial ou comercial).”. O vice-presidente da ABF recomenda que o plano de negócios também leve em conta como seus clientes chegarão à sua unidade. “Isso pode determinar o poder de retorno do seu investimento.”.
 

Pronto para assinar os papéis e abrir sua franquia?

“Solte a caneta agora mesmo. Antes de autografar os contratos, negocie valores, prazos de pagamento e toda a logística financeira com o franqueador que você selecionou. Leve os contratos a um advogado especializado em franchising, que traduzirá a linguagem técnica para que você analise se está realmente de acordo com todos os pontos do documento.”.
 
Além das dicas de André Friedheim, a Cielo fornece outras sugestões para que você consiga abrir uma franquia com sucesso.
 
O mercado de franquias tem se mostrado um porto seguro para os empreendedores de primeira viagem. A opção por marcas já consolidadas é uma maneira um pouco mais confiável de aprender a gerenciar o próprio negócio. Esse atrativo vem movimentando o setor, que, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), registrou alta de 6,8% no segundo trimestre de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 37,5 bilhões ante R$ 35,1 bilhões).
 

Para quem está pensando em aderir a uma marca, listamos dicas essenciais para não errar na escolha e fazer o negócio decolar.

 

1 – Questão de afinidade

Se você está apostando em um mercado em que nunca trabalhou, é importante que tenha afinidade com o produto ou o serviço. O sucesso está ligado ao grau de afinidade do investidor com o segmento. Ter interesse genuíno sobre o assunto também vai ajudar na hora em que precisar resolver questões complexas e afastará a ideia de desistir da empreitada.
 

2 – Reunindo o capital

Esse é um dos momentos mais delicados para quem pretende abrir uma empresa. De acordo a ABF, o ideal é que o empreendedor tenha recursos para fazer investimento imediato. Esperar para vender imóveis e automóveis pode esfriar a vontade de tocar um novo negócio.
 

3 – Marca forte

Errar na escolha da franquia causará, além de prejuízo, muita frustração. Segundo a ABF, após escolher o ramo que mais tem a ver com o seu perfil, o ideal é checar pontos como reputação, conduta no mercado, experiência, competência, porte, métodos e marcas.
 

4 – Ouça a voz da experiência

Uma dica valiosa para quem está prestes a abrir uma franquia é conversar com franqueados mais experientes para obter dicas de negócio. Eles poderão fornecer informações preciosas de como funciona o sistema da empresa, os pontos fortes e os que podem ser aprimorados e até ajudar na escolha do ponto de venda. Afinal, eles já passaram por todo esse processo antes.
 

5 – Encante seu cliente

Aqueles que já selecionaram uma marca e começam a desvendar esse universo precisam ter foco total no cliente. Criar promoções ajuda a fidelizar os consumidores e a atrair novo público, e é aí que o Cielo Promo pode ser a ferramenta ideal para o lojista. Com o serviço, é possível realizar promoções diretamente nas máquinas Cielo, online e fácil de gerenciar. Basta criar a mecânica e a máquina faz todo o resto. Um exemplo bem-sucedido vem da maior rede de cafeterias do país, a Fran’s Café. “Em nossa primeira promoção com o Cielo Promo, o cliente ganhava um café gelado a cada compra acima de R$ 30″, explica o gerente de marketing e produtos, Francisco Almeida Conte, filho do fundador. Para ele, a iniciativa deixou todo mundo feliz: “O cliente, que ganha um brinde, o franqueado, que vende mais, e a empresa, que reforça sua marca”.
 

6 – Com gestão não se brinca

Se a ideia é investir em uma franquia para obter renda extra, atente-se para não descuidar da gestão do negócio. Um erro comum dos franqueados que trabalham em outro lugar é não estar envolvido no dia a dia da empresa. Organização financeira é imprescindível para a saúde de sua franquia. A Cielo é um apoio importante para o lojista nesse caso. Pelo site ou pelo aplicativo da Cielo, pode-se analisar o relatório de vendas e observar seu desempenho, além de antecipar as vendas a crédito, para manter o fluxo de caixa ou recompor o estoque.
 
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7 – Especialistas indicam o que os empreendedores de primeira viagem devem saber antes de investir

O setor de franquias tem mantido uma trajetória de crescimento. No primeiro trimestre deste ano, segundo dados ABF (Associação Brasileira de Franchising), alta foi de 5,1%, em relação aos três primeiros meses de 2017. O faturamento passou de R$ 36,890 bilhões para R$ 38,762 bilhões.
Com número tão positivos, cada vez mais empreendedores se interessam pelas franchisings. Aproveitamos a Franchising Expo 2018, que está sendo realizada no Expo Center Norte até o dia 30, para falarmos com especialistas da área. Eles deram dicas essenciais para quem quer ter uma franquia de sucesso. Confira abaixo:
 

8 – Meta a cabeça nos estudos

Conheça a marca que tem mais aderência ao seu perfil de trabalho. Entenda o que você mais gosta, o que tem afinidade. “E não tenha medo: converse com franqueados para entender o negócio, desde os aspectos da operação até as complicações da gestão no dia a dia”, aponta Hynde Fonseca, diretor de Franquias da Cielo. Ainda segundo ele, é importante dedicar um tempo aos estudos do setor. “Para quem não pode participar da feira organizada pela ABF, leia os estudos, pesquisas e informações no site da ABF, fonte segura e atualizada que pode guiar a decisão.”
 

9 – Deixe a emoção de lado

“Jamais tome uma decisão baseada em emoções. Comprar franquia não é algo que se faz por impulso”, explica Ana Vecchi, consultora de negócios e que palestrante da Franchising Expo 2018. “O sonho de um negócio próprio pode se tornar um pesadelo caso a família não apoie e entenda o compromisso que esse empresário deve ter com o próprio negócio. É preciso fazer um planejamento familiar para que não haja cobranças”, conclui.
 

10 – Leia com atenção e faça as contas

Tornar-se um franqueado não é como cadastrar-se em um site de cupons. “Reserve um tempo para ler todos os contratos e documentos que envolvem o processo de ser um parte do negócio. São nesses documentos que estão os direitos e deveres do franqueado e do franqueador”, frisa Tânia Zanin, advogada membro da Comissão de Ética da ABF e da Comissão de Franchising da OAB, setor que atua há 27 anos.
 

11 – Entenda como o jogo funciona

Estude a Circular de Oferta de Franquias (COF) do franqueador que você tem interesse. Neste documento é possível entender o perfil, o histórico do franqueador, o papel de cada uma das partes e o mais legal: tem uma lista com todos os franqueados daquela rede. “O ideal é que você pegue alguns telefones, converse com os franqueados, pergunte sobre a rotina de trabalho, expectativas”, indica Adriana Auriemo, sócia-diretora da Nutty Bavarian.
 

Franquias em busca de inovação

O modelo de franquias, ao longo dos anos, vem demonstrando sua importância no desenvolvimento do país. No ano passado, apesar dos obstáculos na economia, o crescimento no setor foi de 8,3%, com faturamento de R$ 151 bilhões, segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising. Para 2017, as projeções também são animadoras, com previsão de alta de 9%. Com uma base tão sólida, é perceptível o esforço que esse mercado tem feito para se manter inovador e competitivo.
 
Durante a 17ª Convenção da ABF, realizada entre os dias 25 e 28 de outubro, o tema inovação foi uma das principais pautas. Entre os convidados para trazer reflexões sobre o assunto estavam Eduardo Gouveia, presidente da Cielo, Fábio Gandour, cientista-chefe da IBM Brasil, Caito Maia, da Chilli Beans, entre outros.
 
O que se percebe hoje é que as franquias se beneficiam de um ambiente mais tecnológico e criativo para melhorar os processos de gestão e de atendimento ao cliente. Para que isso ocorra de forma eficiente, as franquias precisam estar próximas de startups e empresas de alto impacto.
Desenvolver soluções é imperativo neste contexto de grandes transformações. Conhecedora desse desafio, a Cielo vem se colocando como uma companhia que busca estabelecer um diálogo estreito com o cliente e, de forma conjunta, encontrar a melhor resolução para sua “dor” real. Partindo disso, atualmente a responsabilidade de inovar não cabe mais apenas a um grupo. Todos os 2.500 colaboradores da Cielo são incentivados a pensar em propostas inovadoras para os clientes.
 
Além disso, e atenta ao espírito do tempo, a Cielo também tem estabelecido parcerias importantes com startups e desenvolvedores, como forma de resolver os desafios surgidos no mercado varejista, independentemente do porte da empresa. Tudo isso reforça o que temos chamado de visão customer centric, ou seja, o cliente está no centro das decisões.
 
Portanto, é importante que as mais de 3 mil marcas franqueadoras do país, com seus mais de 142 mil pontos de venda, tenham como foco a busca constante por inovação e que, com isso no centro de suas decisões, possam contar com uma parceria especializada.


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