Empreender é o sonho de muitas pessoas, mas por falta de oportunidade ou até mesmo por pouco conhecimento, acabam deixando essa ideia de lado e seguem por outro caminho. Você, que deseja abrir seu próprio negócio, já sabe por onde começar essa jornada?
Não vamos mentir: começar do zero não é das tarefas mais fáceis. Pelo contrário, é um grande desafio. Com disciplina, conhecimento e muita força de vontade você conseguirá superá-lo.
Por isso, decidimos construir um conteúdo que possa agregar conhecimento a qualquer pessoa que pensa em empreender.
Primeiros passos
Está decidido quanto ao segmento que pretende investir? Calma, não atropele processos essenciais antes de ativar seu negócio. Existem etapas que devem ser analisadas antes de tudo.
Estudo de mercado
Isso serve para qualquer ramo e para qualquer empreendedor: antes de pôr a mão na massa, é necessário estudar os detalhes do mercado que pretende entrar, seja seu negócio digital ou um estabelecimento físico. Isso, certamente, irá garantir mais conhecimento, o que proporciona tomadas de decisões mais certeiras.
Para isso, selecione os principais concorrentes do mercado e faça uma análise do negócio. Se for uma loja física, por exemplo, faça uma visita, veja como os produtos são expostos e avalie o atendimento. Além disso, é importante observar o fluxo de clientes e quais os produtos que mais vendem.
Agora, se você pretende abrir um negócio digital, vale conferir todos os canais dos possíveis concorrentes na web. Isto é, analise as redes sociais, site, e-commerce, etc.
Qual a linguagem adotada na comunicação? Eles cobram frete? Qual o prazo de entrega? O tempo de resposta nos canais é rápido? São atenciosos com os consumidores? Tudo isso é relevante para um negócio na internet.
No final da análise, ressalte os pontos positivos e negativos de cada um deles. Adapte as boas ideias para sua empresa e, claro, evite as estratégias que você considera equivocadas. Com isso, você terá um bom ponto de partida e tomará decisões melhores, com base no que realmente acontece no mercado.
Estudo do público-alvo
Escolher o público-alvo que pretende atingir também é uma das primeiras ações a serem feitas antes de abrir as portas. Optar por trabalhar com diversos públicos desde o início pode ser uma estratégia arriscada.
Sugerimos que você inicie com um ou dois públicos e, aos poucos, insira os outros. Com isso, você terá um tempo de adaptação maior, o que garante serviços mais eficientes.
Para chegar à definição de público-alvo, basta fazer algumas perguntas a si mesmo. Quais consumidores eu pretendo atender? Quais necessidades eu desejo atender? Quais produtos vou trabalhar?
Essas e muitas outras questões podem fazer com que você chegue ao consumidor ideal para o seu negócio. A partir das respostas, você conseguirá construir estratégias mais adequadas para abrir o seu negócio.
Divulgação
Sem divulgação um negócio não sobrevive por muito tempo, seja ele físico ou digital. Afinal, você quer que as pessoas saibam que seu negócio existe, não é? Por isso, podemos considerar que parte da sua verba deve ser destinada à divulgação, mesmo que seja uma parcela mínima.
Engana-se quem pensa que quando o assunto é divulgação nos referimos a investimentos gigantescos. Pelo contrário, hoje, esse tipo de trabalho está muito mais democrático: tem espaço para todo mundo.
Fazer uma fachada atrativa, por exemplo, é um investimento tímido, mas que gera resultado atraindo consumidores para dentro do estabelecimento.
Já as redes sociais podem ser encaradas como uma grande oportunidade de divulgação de negócios, seja ele físico ou digital, pequeno, médio ou de grande porte. Com pequenos investimentos é possível alcançar resultados satisfatórios.
Sabe qual é a melhor coisa da divulgação nas redes? Você gasta dinheiro apenas com o público que tem potencial de ser seu cliente. Trata-se de uma campanha segmentada, que atinge pessoas com o perfil indicado por você.
É possível segmentar a ação apenas para mulheres, com a faixa etária específica, localizadas na região que você indicar. Dessa forma, o investimento tende a ser mais eficaz.
Equipamentos
Se você pretende abrir um negócio físico, já deve considerar os equipamentos necessários para que tudo rode como planejava e que seus clientes tenham a melhor experiência possível dentro da sua loja.
Se planeja , por exemplo, não pode esquecer de comprar pratos, talheres, mesas, geladeira, freezer e tudo o que é necessário para atender os consumidores da melhor maneira.
O mesmo vale para qualquer outro segmento: anote tudo o que você precisa adquirir e planeje-se.
Já os negócios exclusivos do ambiente digital devem considerar investimos para a construção de um e-commerce, por exemplo.
Localização
Essa escolha é crucial para o sucesso ou fracasso do seu negócio. Imagina ter um restaurante em um lugar que as pessoas não costumam passar diariamente? É quase o mesmo que jogar dinheiro fora.
Por isso, antes de escolher o local, sugerimos que você faça visitas em horários específicos para se inteirar quanto ao fluxo de pessoas na região. Com isso, você não irá se arrepender do ponto escolhido.
Qualidade
Se não existir qualidade no serviço ou produto que você vende, mais cedo ou mais tarde seu empreendimento não terá forças para manter as portas abertas. Portanto, considere este tópico como algo fundamental para o sucesso do seu negócio.
Se você trabalha com alimentos, esse cuidado deve ser redobrado. Afinal, qualquer pequeno erro pode estar colocando a saúde do cliente em risco.
Cardápio perfeito
Aproveitando que citamos o mercado alimentício, vale falar de um “detalhe” que pode fazer com que os clientes decidam comprar ou não no seu restaurante: o cardápio.
O cliente não tem tempo e paciência para ficar muito tempo tentando entender o seu menu. Por isso, sugerimos que o cardápio seja simples, objetivo e muito claro. Não dê inúmeras opções de pratos, isso pode confundir o consumidor e, no fim, ele não compra nada.
O cardápio deve informar o nome do prato, quais são os acompanhamentos e o preço. E, claro, limpeza e bom atendimento são elementos indispensáveis por aqui.
Negociação com fornecedores
Ser um bom negociador também pode agregar qualidade ao produto ou serviço que você oferece. Além disso, essa habilidade de negociar pode interferir diretamente no preço final do que você vende.
Por isso, fechar um acordo equilibrado com fornecedores é muito importante para a saúde do seu empreendimento. Para extrair o máximo de uma negociação, você pode seguir algumas dicas que preparamos.
Prepare-se
A preparação faz parte de um processo de negociação com fornecedores. Então, chegue muito bem-informado e munido de argumentos para justificar suas pedidas neste dia.
Para ganhar mais credibilidade na negociação, tente, de alguma forma, mostrar que você sabe do que está falando. Deixe claro que sabe dos detalhes do produto e que conhece o mercado de fornecedores e os preços praticados.
A negociação deve ser positiva para todos os envolvidos. Você deve encontrar o equilíbrio entre qualidade, prazo de entrega, preço e condição de pagamento. Com isso, você poderá oferecer o que de melhor tem no mercado para os seus clientes.
Outra dica: tenha controle emocional e aproveite a fase de negociação para construir uma relação amigável com o fornecedor. Isso, em longo prazo, fará você conseguir melhores prazos para pagamento.
Veja também: Negociação com fornecedores: Aprenda e torne sua empresa mais competitiva
De olho na concorrência
Mesmo que você já tenha feito um estudo inicial do mercado, ficar de olho nas ações dos concorrentes é fundamental. Trata-se de uma prática que deve ser feita com frequência.
A partir dessa análise, você consegue tomar decisões melhores. Se dois dos seus concorrentes estão fazendo promoções, por exemplo, você deve tomar alguma atitude para competir com eles e atrair mais clientes para a sua loja.
E o mesmo vale para empresas que estão apenas no ambiente digital. Ficar de olho nos concorrentes é muito mais comum do que você imagina, seja lá qual for o segmento de atuação.
Cielo Farol
Para deixar sua rotina mais simplificada, a Cielo tem um produto chamado Farol. Com ele, você consegue comparar detalhes do seu negócio, como o faturamento e ticket médio, com empresas similares a sua.
Quer saber quantas vezes o mesmo cliente foi na sua loja ou até mesmo quais deixaram de ir após a primeira visita? Com o Cielo Farol é possível acessar essa informação e, assim, você pode construir um plano de fidelização de clientes.
Com os dados fornecidos por essa solução, você consegue tomar decisões melhores e que realmente contribuam para o crescimento do seu negócio.
Condições de pagamento
Você deve saber quais serão as formas de pagamento que seus clientes terão para adquirir o seu produto. Apenas dinheiro? Cartão de crédito e débito? Ou alguma outra alternativa?
Se você optar por receber apenas pagamentos em dinheiro físico, temos um recado importante: você perderá muitas vendas todos os dias.
Os hábitos das pessoas mudaram. Hoje, diversos consumidores sequer andam com dinheiro em espécie na carteira. Isso significa que eles não comprariam do seu negócio.
Se engana quem pensa que as possibilidades se limitam às maquininhas de cartão Cielo. Existem alternativas, como o pagamento por link, que podem deixar a experiência dos clientes ainda melhor.
Cielo Super Link
O Cielo Super Link permite que o empreendedor aceite pagamentos com cartão de crédito e débito sem a necessidade de ter uma das nossas máquinas. O melhor de tudo: para fazer compras on-line você não precisa investir em um e-commerce.
Se você vende ovos de páscoa, por exemplo, e envia o catálogo para os clientes via WhatsApp, é possível fechar a venda sem a necessidade do contato presencial.
Como?
Para ver todo o processo na prática, assista ao vídeo em nosso canal no YouTube, que fala sobre o Super Link. É muito simples!
QR Code e pagamento por NFC
Como falamos, os hábitos de consumo mudam constantemente. Hoje, é comum se deparar com clientes que pagam suas contas com smartphones. Para não perder vendas, você deve estar pronto para isso.
Com as máquinas da Cielo, o cliente pode realizar pagamentos via QR Code. Basta que o lojista configure a compra para este tipo de transação e, assim, o cliente pode fazer o pagamento com a mesma simplicidade de tirar uma foto.
Já o NFC (Near Field Communication) funciona de maneira semelhante. Após o lojista informar os dados da compra na máquina, o cliente deve aproximar o smartphone com sua carteira digital aberta ou até mesmo cartão, desde que ele tenha a tecnologia NFC.
E-commerce
Mais uma vez vamos fazer esse destaque: adapte-se aos hábitos de consumo. Se você pensa em vender produtos apenas pela internet, investir em um e-commerce é uma boa ideia.
No Brasil, desde 2013, o faturamento de e-commerce apresenta números animadores. Em 2019, por exemplo, chegou a faturar R$ 59,8 milhões, resultado superior a 2018.
Esse dado mostra que o investimento em uma loja digital pode render lucros satisfatórios. O E-commerce Cielo, que é responsável por mais de 50% dos negócios on-line de todo o Brasil, pode ser disponibilizado para o seu empreendimento mais rápido do que você imagina.
Que tal ter sua própria loja virtual?
Podemos ajudá-lo em momentos de urgência
Momentos de dificuldade nos primeiros anos de um negócio são comuns. Isso não significa que o empreendedor deve desanimar ou desistir dos sonhos.
Nesse momento, contar com uma ajuda seria uma boa maneira de pôr a casa em ordem. E se essa ajuda vier do seu próprio bolso, sem a necessidade de recorrer a bancos para fazer empréstimos com juros altíssimos?
Sim, com a Cielo é possível e muito simples. Basta você acionar o Receba Rápido, a nossa linha de adiantamento de recebíveis que representa o alívio de caixa que você tanto sonhou nesse período.
Com o Receba Rápido, o empreendedor que recebe a maior parte dos pagamentos no crédito à vista ou parcelado pode adiantar um dinheiro que viria para o seu caixa apenas no futuro.
Por exemplo, uma loja de roupas fez uma venda de R$ 500,00, que foi paga em 5x. Ou seja, o empreendimento teria acesso ao valor total líquido após cinco meses. Para quem está com as finanças apertadas, isso certamente não é nada bom.
Com o Receba Rápido, esse valor poderia ser adiantado e, em dois dias, estaria disponível.
Trata-se de uma maneira de ajudar o empreendedor em momentos de dificuldade. O melhor de tudo: com um dinheiro que já é seu! Nada como resolver problemas com o nosso próprio dinheiro, não acha?
Para contratá-lo, temos três canais de atendimento: nosso aplicativo, área exclusiva do cliente em nosso site e central de atendimento, pelos telefones (11) 3003 8472 / 0800 570 8472.
Esperamos que a nossa lista de dicas seja útil para você nesse momento tão especial da sua vida. Boa sorte nessa jornada e conte conosco. Sempre.