Mais vendas, menos riscos: como a parceria com a Cielo impulsionou as vendas B2B de uma gigante do ramo de bebidas
Em um mercado cada vez mais competitivo, a operação envolvendo a venda de produtos para pequenos varejistas se tornou um desafio estratégico para uma das maiores indústrias de bebidas do país.
Afinal, ao mesmo tempo em que bares e restaurantes de menor porte representam uma fatia significativa do faturamento e de alcance do consumidor final, este segmento também impõe vários obstáculos significativos para a venda B2B: baixo poder de compra, limitação de crédito e grande volume de pagamentos em dinheiro – fatores que aumentam os riscos operacionais e dificultam a escalabilidade do fornecimento.
Mas, para vencer grandes desafios, nada melhor do que uma grande parceira, com capacidade de entender a fundo as necessidades de um cliente e oferecer as melhores soluções para resolvê-las!
Continue a leitura e entenda como a Cielo aliou tecnologia e inovação nos meios de pagamentos para impulsionar as vendas de uma gigante do ramo de produção de bebidas!
Por trás do balcão: os desafios da venda de bebidas para pequenos pontos de venda
No Brasil, há mais de 1,3 milhão de bares e restaurantes e 94% são pequenos negócios.
Dessa forma, bares e restaurantes representam um setor relevante – e, naturalmente, acirrado – para fornecedores de insumos e produtos relacionados a este segmento.
Em meio à disputa por espaço nos pontos de venda, uma das maiores indústrias de bebidas do país tinha outros desafios no comércio B2B (sigla para business to business, que significa negócios feitos entre empresas).
Além da logística naturalmente complexa, que envolve centenas de distribuidores, para atender um setor bastante capilarizado, essa gigante da produção de bebidas se deparava com fatores como:
- Limitações de crédito dos estabelecimentos.
- Grande quantidade de pagamentos feitos em dinheiro, elevando o risco da distribuição.
- Alta incidência de juros nas cobranças, afetando a competitividade dos produtos.
- Modelo de atendimento com grande frequência de entregas com baixo tíquete médio gerado pelo baixo fluxo de caixa, elevando os custos logísticos e comprometendo a eficiência da operação.
- Curto prazo de pagamento por conta do risco de inadimplência.
- Dificuldade na reativação de clientes inadimplentes, especialmente quando o proprietário não está presente na entrega.
Diante de tudo isso, como transformar todo este conjunto de desafios em oportunidades de crescimento sustentável e de melhoria da experiência de compra?
Transformando a relação com o pequeno varejo
Diante de um cenário onde aumentar a eficiência e a segurança financeira eram pontos-chave para melhorar as operações B2B, a Cielo encontrou a resposta para as principais dores do cliente: adotar soluções digitais e móveis, que permitissem a oferta de pagamento via cartão de crédito na entrega.
Para isso, foram implementadas soluções digitais que transformaram a forma como os pagamentos são realizados nessa etapa, trazendo menos riscos, mais agilidade e melhor controle para o processo.
Conheça as soluções adotadas!
Cielo Tap
O Cielo Tap é o aplicativo que transforma celulares com sistema Android em maquininhas.
Através da utilização do sistema NFC (pagamento por aproximação), a solução viabiliza a realização de cobranças dos pedidos diretamente pelo celular.
O app foi customizado para atender às necessidades do cliente para incluir, por exemplo, a criação de perfis personalizados de acesso para os motoristas de cada centro de distribuição.
Além disso, houve integração do aplicativo via SDK (conjunto de ferramentas utilizado para simplificar aplicações integradas entre o sistema de empresas e a Cielo).
Assim, os motoristas podem fechar vendas e efetuar pagamentos nas idas a cada ponto de venda.
Link de Pagamento
A outra solução adotada foi o Link de Pagamento, solução que permite vendas online através de aplicativos de mensagem, redes sociais, e-mail e até SMS.
O Link de Pagamento é especialmente estratégico para que a indústria de bebidas possa negociar e reativar clientes inadimplentes, além de facilitar o pagamento quando a pessoa responsável pelo estabelecimento não está presente nas visitas dos motoristas, por exemplo.
Assim, a ferramenta foi essencial não só para reduzir a inadimplência, mas também para fortalecer o relacionamento com os varejistas, oferecendo uma experiência mais moderna, prática e segura.
Um brinde à digitalização dos pagamentos: indústria de bebidas impulsiona as vendas com soluções da Cielo
Ao facilitar os pagamentos nas operações de rota – principalmente, de pequenos varejistas – os resultados foram incríveis para a companhia de bebidas, ajudando a fazer uma transformação na dinâmica de vendas, a gestão financeira e a experiência de seus clientes B2B!
Destaques:
- Mudança no comportamento de compra: um bom percentual de varejistas migrou dos pagamentos em dinheiro para o cartão, gerando mais comodidade e segurança para as transações.
- Melhoria na oferta de crédito: para os pequenos varejistas, o uso cartão aumentou o poder de compra, possibilitando a aquisição de produtos com maior prazo de pagamento.
- Crescimento do tíquete médio: a possibilidade de fazer pagamentos no cartão de crédito contribuiu diretamente para que os varejistas comprassem mais produtos por pedido, o que impactou positivamente o faturamento.
- Otimização logística: além de aumentar o tíquete médio, a venda de mais produtos por pedido reduziu a quantidade de entregas, gerando um ganho operacional relevante.
- Redução de risco: a digitalização do pagamento não diminuiu somente o risco de ter motoristas circulando com grandes quantias de dinheiro. Com o uso do cartão, houve também a redução do risco na concessão de crédito, fortalecendo a sustentabilidade das operações.
- Previsibilidade de receita: os pagamentos em cartão também permitem a antecipação de recebíveis, melhorando o fluxo de caixa para a indústria de bebidas.
E aí? Que tal vender mais usando tecnologia e inovação nos meios de pagamentos?
Veja também:
- Conheça o “Aliança Cielo”, programa de parcerias focado em alavancar o Varejo brasileiro com tecnologia, integração e automação
- O que é APAS Show? Saiba mais sobre a mais importante feira de Alimentos e Bebidas das Américas!
Aqui no Blog da Cielo, oferecemos análises e orientações sobre os principais temas que impactam o varejo e os meios de pagamento: tecnologia, segurança digital, eficiência nas transações com maquininhas, tendências de consumo e novas soluções para o empreendedor.