Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Alternativas de negócios para empreender na crise e garantir sua renda

Publicado por Equipe Cielo

Muitas vezes, empreender torna-se a alternativa mais viável em momentos de crise, mas é preciso saber onde está pisando

Em momentos de dificuldade, temos que superar desafios e encontrar alternativas que nos dê a oportunidade de gerar renda. E são em momentos como esse que pessoas descobrem que é possível empreender na crise para deixar o desemprego no passado.
O estudo Empreendedorismo no Brasil – Relatório executivo 2018, com o apoio de dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e apoio de IBQP, Sebrae e UFPR no Brasil, revelou que a taxa de empreendedorismo no país é de 38% entre a população de 18 e 64 anos, o que equivale aproximadamente a 51,972 milhões.
São muitas pessoas passando pela mesma situação que você. Para entrar de cabeça nesse novo mundo, você, empreendedor, deve ser criativo e ter um pequeno traço de ousadia. Nós vamos ajudá-lo nessa missão.
Agora, vamos destacar cinco motivos que podem convencê-lo a empreender na crise.

5 motivos para empreender na crise

Ainda não tem certeza se esse é o melhor momento para entrar em uma vida empreendedora? Aqui nós vamos listar cinco motivos para você empreender na crise.

1 – Horários flexíveis

Sabemos que muitos trabalhadores reclamam ou simplesmente não gostam do horário de trabalho. Tendo o próprio negócio, você pode definir qual o melhor período para trabalhar.
Obviamente, essa decisão deve ser tomada de uma forma que não prejudique o empreendimento. Afinal, se você trabalhar em um horário em que os clientes não estão procurando pela sua empresa, o efeito será catastrófico e tudo pode ir por água abaixo.
Leia mais: Escolha a máquina de cartão perfeita para o seu negócio

2 – Trabalhar com o que gosta

Esse certamente é um dos sonhos mais cobiçados por profissionais. Em um momento de instabilidade no mercado de trabalho, entender como empreender na crise pode ser uma alternativa viável e que pode ser positiva financeiramente.
Se você, por exemplo, tem habilidade com confeitaria, que tal investir nessa sua capacidade e criar um negócio?
Bolos, brigadeiros, beijinhos, brownie, entre tantas outras possibilidades de produtos podem representar a sua renda mensal. E o melhor de tudo: é um trabalho que pode deixar seu dia leve e feliz. Afinal, quem não gostaria de trabalhar com o que ama?

3 – Autonomia e liberdade

Não existe nada mais desagradável do que trabalhar dependendo da aprovação de várias pessoas. Isso trava processos e deixa a rotina de qualquer profissional mais exaustiva. Sem falar que não é nada bom para a capacidade produtiva das equipes.
Com seu próprio negócio, você se liberta de burocracias desnecessárias. Quer implementar uma nova ideia? Você terá total autonomia para fazê-la.
Mas lembre-se: é sempre bom ouvir outras opiniões para não criar um ambiente de autoritarismo. O ideal é que você construa processos que não permitam a burocratização da rotina e beneficie o negócio como um todo.
Leia mais: Como montar um negócio com 5 mil reais

4 – Autoconhecimento

O receio de que tudo dê errado é um dos principais empecilhos de um profissional que deseja ter seu próprio negócio. E isso não é um absurdo, pois ele não tem nenhuma proteção para caso essa jornada não seja bem-sucedida.
Em um período de crise, muitas vezes, empreender pode ser a única saída. Então, por que não aproveitar essa situação para entender com o que você mais gosta de trabalhar?
Se você é um redator, por exemplo, pode começar a fazer textos como freelancer. Trabalha como design? Também é possível ser seu próprio chefe com a venda do seu serviço
O mesmo vale para qualquer segmento: gastronômico, moda, beleza, estética, etc. Com essa experiência, você saberá qual realmente é a sua praia. No futuro, pode até tomar a decisão de ficar com o seu empreendimento e não voltar para uma empresa privada.
Leia mais: Como criar um Instagram para sua empresa

5 – Ampliar sua visão profissional

Ter uma experiência como empreendedor pode torná-lo um profissional melhor, mesmo que esse período não seja tão bom quanto você planejava.
Trabalhando apenas como colaborador liderado, você não tem uma visão ampla de tudo que ocorre dentro de uma empresa. O mesmo ocorre com líderes que nunca ocuparam cargos inferiores.
Tendo experiência dos dois lados, você será um profissional ainda mais completo e que tomará melhores decisões.

Como empreender na crise: negócios com grande potencial

A crise te pegou. Agora, você deseja arriscar e tentar ingressar no empreendedorismo. Em qual mercado você quer entrar?
São inúmeras possibilidades. Desde a prestação de serviços que destacamos, como o mercado de beleza e estética até venda de manutenção de eletrônicos, por exemplo.
Gosta mais do mercado de gastronomia? Você pode investir nessa ideia, seja com doces ou salgados e se associar a um aplicativo de delivery. O importante é estudar o mercado que pretende atingir e identificar quais produtos seriam mais aceitos.

Divulgação

Para que os resultados do seu empreendimento sejam positivos, você deve investir esforços em divulgação. Isso não significa que você deve gastar rios de dinheiro. Pelo contrário, hoje, com ações gratuitas, você consegue promover produtos e serviços.
Use e abuse das redes sociais. Tire fotos dos produtos, publique no Instagram stories como funciona o processo do serviço que você oferece, etc. O importante é que os conteúdos sejam relevantes para a sua audiência.
Tem uma graninha extra? Vale a pena investir em anúncios nas redes. Dessa forma, você atingirá um público além dos que já seguem a sua página em determinada rede social. Assim, você terá resultados ainda melhores.
Esperamos que essas dicas realmente tenham sido positivas para mostrar o caminho mais adequado para o seu empreendimento.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288