5 negócios para abrir em cidade pequena
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são consideramos como “cidade pequena” os municípios que têm até 50 mil habitantes. E, cada vez mais, aumentam as oportunidades para quem sonha em montar seu próprio negócio em cidade pequena.
Isso porque as cidades menores estão em alta. Com a crescente adesão ao home-office, muita gente tem buscado sair dos grandes centros para morar em lugares mais tranquilos e com melhor qualidade de vida.
Diante disso, vem dúvida: quais as melhores ideias de negócios para abrir em cidades pequenas? Separamos cinco sugestões de bons negócios para ajudar você a escolher!
Se inspire nestas dicas de negócios lucrativos em pequenas cidades
Par empreender em cidade pequena, é importante avaliar e identificar possíveis carências de produtos e serviços, de acordo com o perfil do local.
Ainda assim, há segmentos com grande potencial de sucesso em quaisquer localidades e que, por isso, também podem ser boas opções de negócios para cidades do interior. Em alguns casos, é possível começar até com pouco dinheiro!
Confira as ideias e se inspire!
Pet-shop
Mesmo na pandemia, os pet-shops aparecem como um dos segmentos de maior crescimento no Brasil – só em 2020, o setor teve uma alta de 22% em relação a 2019, com um faturamento estimado de R$ 40,8 bilhões.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais em todo o mundo, além de ser o terceiro maior país em população total de animais de estimação.
Ao todo, temos quase 140 milhões de pets no país, o que mostra a força do setor na nossa economia e o potencial da demanda por produtos e serviços exclusivamente voltados para eles.
Mais do que nunca, os bichinhos de estimação ocupam um papel importante na sociedade e investir neste segmento pode ser uma boa opção.
Franquias
Franquias também podem ser ótimas opções de negócios lucrativos para cidades pequenas. Isso porque o empreendimento já começa contando com a credibilidade de uma marca já estabelecida e consolidada no mercado.
Outro ponto positivo de investir em uma franquia é que o franqueado conta com mais suporte e direcionamento do que teria se começasse um negócio do zero.
Isso porque grande parte dos franqueadores disponibiliza não só uma infraestrutura própria de distribuição, como também oferece orientações e treinamentos específicos para que a franquia seja um sucesso e a marca se fortaleça.
Mais uma vantagem das franquias é que há opções para todos os bolsos. Assim, você pode encontrar um empreendimento que esteja adequado ao orçamento inicial que tem para investir.
Veja também: dicas de como abrir seu negócio
Produtos artesanais
Além do ritmo calmo e estilo de vida mais tranquilo, os municípios menores muitas vezes costumam cativar moradores e visitantes pela qualidade dos alimentos produzidos.
Afinal, quem nunca saboreou um queijo artesanal ou aquela geleia caseira que deixa todo mundo com água na boca só de pensar?
É por isso que os produtos artesanais representam o tipo de negócio ideal para cidades pequenas, já que a “alimentação como experiência” é uma tendência entre consumidores que buscam qualidade e sabor únicos.
Em algumas localidades, a valorização desse tipo de “experiência” é tão grande entre os consumidores que alguns lojistas agregam a oferta dos produtos artesanais a roteiros turísticos ou a clubes de assinatura que garantem entregas semanais, mensais e até anuais para clientes!
Padaria
Há um ditado que diz que, quando algo vende bem, vende “igual a pão quente”. E não é por acaso. O pão é um alimento acessível a grande parte dos consumidores e segundo o Sebrae, o setor de panificação está entre os seis maiores segmentos da indústria brasileira, com participação de 36% na indústria de produtos alimentares e 6% na de transformação.
Os dados indicam ainda que temos aproximadamente 63,2 mil panificadores no Brasil, dos quais cerca de 60 mil são micro e pequenas empresas – ou seja: é possível ter uma padaria do tamanho que o seu investimento permite.
É o tipo de negócio que tem demanda de consumo em qualquer cidade, seja ela grande ou pequena. Além disso, ter uma padaria permite conciliar a produção do principal produto (pães) com um mix bem diverso de produtos e serviços como forma de agregar valor e se diferenciar dos concorrentes.
Serviços estéticos
Mesmo com a pandemia, os brasileiros não abriram mão dos cuidados pessoais. Por isso, o mercado da beleza teve uma alta de quase 22% em 2020 segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
Além disso, o Brasil tradicionalmente é um dos países que mais gasta em produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
Dessa forma, se você ainda não sabe que tipo de empreendimento pode montar em cidade pequena, pode avaliar fazer um investimento em serviços estéticos.
Esse tipo de negócio utiliza recursos e equipamentos específicos que devem ser utilizados exclusivamente por profissionais habilitados. No entanto, o investimento pode valer a pena.
Afinal, uma das grandes vantagens dos centros estéticos é a possibilidade ter como público-alvo pessoas de todas as faixas etárias – jovens, adultos e terceira idade.
***
Seja qual for o negócio, uma coisa é certa: investir na experiência do seu cliente é essencial para ter sucesso.
Isso inclui não só ter bons produtos e serviços, mas também oferecer aos seus clientes diversas opções de pagamentos que ajudem na conversão e na decisão de compra.
E não se esqueça: mesmo nos empreendimentos para cidades pequenas, ter presença online é obrigatório.
Assim, invista em soluções digitais para o seu negócio e busque alternativas que garantam que seja um sucesso também no e-commerce.