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Black Friday

Black Friday 2021: pesquisa do Facebook reforça otimismo pela retomada

Publicado por Equipe Cielo

Novembro começou e, junto com ele, a temporada de compras de fim de ano. Afinal, temos a Black Friday, a Cyber Monday, o Natal e o Ano-Novo pela frente e a expectativa é que o mercado seja reaquecido.

Para reforçar o otimismo pela retomada, trouxemos alguns dados levantados pela “Seasonal Insights – Black Friday”, estudo encomendado pelo Facebook IQ para o mercado brasileiro.

Ele mostra, por exemplo, que seis em cada dez consumidores começam a planejar o que vão comprar bem antes da Black Friday chegar e que muitos também consideram antecipar as compras para o Natal.

Ainda faltam alguns dias para o dia 26 de novembro, mas a verdade é uma só: a Black Friday já está com tudo!

Perfil do estudo

A pesquisa sobre Datas Sazonais do Facebook IQ foi lançada em 2020 na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, principais mercados da América Latina.

Ele é feito mensalmente com latino-americanos maiores de 18 anos e usuários de internet e tem como principal objetivo mostrar o comportamento de compra nas datas comemorativas mais importantes do calendário.

A pesquisa considerou 400 pessoas das classes A, B e C, residentes em todas as regiões do Brasil. A amostra considerou um número igual de participantes nos dois gêneros contemplados no estudo (50% de homens e 50% de mulheres).

Vamos ver agora alguns dos principais insights levantados:

1. Intenção de compras para 2021 é maior que no ano passado

Mesmo com a pandemia, os brasileiros pretendem gastar mais na Black Friday:

  • O estudo mostra que 91% das pessoas pretendem consumir na Black Friday – um aumento de 29% em relação a 2020;
  • R$ 1.465 é o valor planejado para esses gastos;
  • 47% dos brasileiros querem aproveitar a Black Friday para fazer as compras de valor mais alto.

Outro ponto relevante:  90% dos consumidores planejam suas compras de Black Friday com antecedência e 82% pretendem de fato comprar antes da data.

Daí a importância de se preparar e organizar seu negócio previamente para o aumento da demanda.

2. Objetos de desejo dos brasileiros na Black Friday

Entre produtos e serviços, o estudo do Facebook mostrou quais são os “objetos de desejo” dos brasileiros na Black Friday. Entre os produtos, aqueles que têm maior intenção de compra são:

  • Roupas e acessórios: 45%
  • Eletrônicos: 44%
  • Celulares/smartphones: 41%
  • Informática: 40%

Vale destacar também o aumento da intenção de compra nas categorias de “Games” e “Móveis” em comparação a 2020 – com crescimento de 26% e 23%, respectivamente.

Já entre os serviços que os brasileiros mais querem consumir estão:

  • Streaming de vídeo: 27%
  • Cursos de idiomas: 23%
  • Cursos de capacitação profissional e/ou pessoal: 21%
  • Aplicativos de mobilidade: 20%

Para isso, 66% dos consumidores monitoram e avaliam o que já tem interesse de comprar.

3. O que mais importa na decisão de compra

Para os consumidores, o frete grátis (54%), o preço (51%) e a qualidade do produto (48%) são os três fatores mais importantes no momento de decidir a compra.

Mas vale destacar também que 34% dos consumidores apontam a segurança no momento de pagamento como um fator decisivo.

Não por acaso, a falta de confiança na hora de pagar é o segundo maior fator de desistência das compras (29%) – o alto valor do frete é o primeiro (43%).

Outro motivo que leva o consumidor a não fechar negócio é a indisponibilidade da forma de pagamento desejada.

Para 21%, as condições de parcelamento são consideradas na tomada de decisão na hora da compra.

O estudo apontou que há uma adesão cada vez maior aos pagamentos instantâneos. Metade dos clientes pretende utilizá-los em suas compras e essa opção já é a preferida entre o público jovem.

Os principais meios de pagamento que os consumidores pretendem utilizar na Black Friday são:

A pesquisa mostra ainda que 50% dos consumidores darão preferência por comprar em negócios de pequeno e médio portes no comércio local e que 79% estão dispostos a consumir novas marcas que ofereçam boas ofertas.

Dessa forma, a dobradinha promoção e segurança no pagamento é um diferencial que deve ser considerado para garantir o sucesso nos negócios de todos os tamanhos.

Que vender mais na Black Friday? Ainda dá tempo de se preparar!

Os dados acima não deixam dúvidas: a Black Friday 2021 tem tudo para alavancar as vendas no Varejo para quem estiver preparado!

Seus clientes se sentem seguros na hora de pagar? E opções variadas de pagamento, seu negócio oferece também?

Aqui na Cielo, você tem isso e muito mais para impulsionar suas vendas na Black Friday!

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