Você está em:

Institucional

Patrocinado pela Cielo, projeto Cósmicas promove o desenvolvimento de lideranças femininas

Realizado pelo Instituto Tomie Ohtake, o programa é voltado para jovens e mulheres entre 16 e 26 anos e incentiva o protagonismo das participantes em transformações socioeconômicas individuais e coletivas
Publicado por Equipe Cielo

A Cielo, líder em soluções de pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, é patrocinadora do projeto Cósmicas, desenvolvido pelo Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake.

Durante o ano de 2022, o programa irá oferecer formação gratuita para até 500 jovens e mulheres, em formato EaD (Ensino a Distância). As mulheres negras e indígenas, estudantes de escolas públicas, participantes de programas sociais, de baixa renda familiar e com deficiência, residentes no estado de São Paulo, compõem o público prioritário da iniciativa.

A 1ª edição do projeto Cósmicas foi realizada em 2021 e beneficiou 1.030 mulheres. Além de contar com o apoio financeiro da Cielo, a 2ª edição também terá a participação de uma liderança feminina da companhia, que compartilhará detalhes de sua trajetória pessoal em um estudo de caso que será elaborado de acordo com os conteúdos trabalhados pelo projeto.

Thalita Martorelli, Superintendente de Marketing da Cielo, afirma que o Cósmicas está alinhado com o objetivo da empresa de promover a transformação social:

“Queremos ampliar a contribuição da Cielo na sociedade para gerar impacto positivo na vida das pessoas. O Cósmicas é um importante meio para que essas mulheres organizem um plano de vida, protagonizem as mudanças necessárias em suas histórias e liderem seu próprio futuro”, exalta.

Para ela, a participação da Cielo no projeto contribuirá com a autonomia, a articulação e o autoconhecimento na formação de mulheres que estão em situações de vulnerabilidade, promovendo ainda o empoderamento feminino, a geração de renda, a empregabilidade, o acesso à cultura e ao universo do empreendedorismo como instrumento de inovação econômica, digital e social.

“O projeto Cósmicas de formação de Lideranças Femininas foi criado em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também apoiados pela Cielo, no que se refere à promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social. A Cielo e o Cósmicas partilham de valores em comum nessa iniciativa com grande potencial de impacto social, alcance e desenvolvimento pessoal, profissional e econômico das meninas e mulheres participantes do projeto”, afirma a coordenadora do Núcleo Sociocultural, Vera Nunes, do Instituto Tomie Otake.

 

Cósmicas – Programa de Lideranças Femininas: saiba mais detalhes sobre a formação

O Cósmicas oferece formação gratuita para 500 meninas e mulheres de 16 a 26 anos, residentes no Estado de São Paulo, com objetivo de fomentar o protagonismo das participantes em transformações pessoais e coletivas.

Ao formar lideranças femininas, o Programa entende a importância de fazer escolhas autônomas, a partir dos seus próprios sonhos, e orienta cada uma das participantes a liderar o futuro que acredita para a sua vida.

A formação é composta por diversos módulos com vídeos, desafios, fóruns e leituras, além de atividades eletivas e exercícios criativos mediados por mulheres inspiradoras e que se destacam em seus campos de atuação.

Os encontros e experiências virtuais abordam temáticas relacionadas a gênero, raça, empreendedorismo, direitos humanos e cidadania, buscando contribuir tanto para o desenvolvimento profissional quanto o pessoal.

Confira o cronograma e saiba como participar

As inscrições para a 2ª edição do Cósmicas podem ser feitas no período de 20 de maio a 25 de junho de 2022.

Conheça outras datas e informações sobre o Programa:

Público-alvo:

  • Jovens mulheres de 16 a 26 anos;
  • Residentes no Estado de São Paulo;
  • Prioridade para mulheres negras, indígenas, trans, PcDs(pessoas com deficiência) e moradoras das periferias de São Paulo.

Cronograma:

  • Inscrições: 20/05 a 25/06;
  • Divulgação das selecionadas e confirmação de participação: 27/06 a 15/07;
  • Abertura do Programa: 25/07
  • Período dos encontros e execução do Programa: 30/07 a 13/11

Estrutura do Programa:

  • Duração de 16 semanas, com 2 encontros semanais (live + facilitadora);
  • 1 atividade eletiva a cada 15 dias (temas a serem definidos ou em conjunto com o setor educativo do Instituto Tomie Ohtake);
  • Realização de exercícios semanais.

A formação é ministrada por uma equipe composta majoritariamente por mulheres e segue metodologia criada especificamente para o Programa Cósmicas.

Para ver o regulamento completo do Programa e fazer sua inscrição, clique aqui.

Você também pode se interessar por: Cielo divulga projetos culturais apoiados em 2022

 

Matérias mais recentes

Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288