O impacto do 5G nos meios de pagamentos
O 5G é o próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio. Sua missão é elevar as potencialidades da rede atual, conhecida como 4G, aumentando o padrão de velocidade da banda larga móvel e de usuários simultâneos. Essa nova tecnologia promete aos seus futuros usuários uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados, além de um número significativamente maior de conexões simultâneas.
Os avanços proporcionados pelo 5G trarão grandes evoluções em diversos setores, indo desde o uso da internet em celulares até grandes evoluções na agricultura e na indústria.
Exemplos de mudanças que serão geradas com essa inovação são: a possibilidade de realizar downloads mais velozes, conexões mais estáveis e com rápida resposta de rede (possibilitando, por exemplo, ter carros autônomos andando na rua com melhor desempenho), melhor experiência na utilização da banda larga sem fio, a evolução do Metaverso e a autonomia integral das indústrias.
A Cielo, maior empresa de meios de pagamentos no Brasil e na América Latina, acredita que a chegada do 5G em terminais tem como objetivo simplificar o dia a dia dos lojistas. Além disso, permitirá que bancos respondam de forma mais eficaz, ofertando novos produtos e serviços aos clientes.
“Com o 5G, será possível obter dados em tempo real, permitindo maior densidade de conexões e facilitando a massificação da conectividade entre máquinas e equipamentos, amplificando os níveis de automação e controle remoto. Também teremos uma maior aproximação entre o mundo físico e digital, podendo mudar o jeito que vemos as transações de pagamento”, afirma Marcos Rodrigues, Superintendente Executivo de Tecnologia, Cloud, SRE e DevOPS na Cielo.
A comunicação massiva entre as máquinas cria melhor coordenação entre componentes da cadeia de valor industrial, alavancando a escalabilidade das operações e reduzindo custos.
“Vai possibilitar aos bancos reforçarem as plataformas open banking com novos modelos de negócio, por meio da colaboração entre operadoras e empresas de tecnologia,” complementa Marcos.
Sobre a Cielo
Somos mais que uma máquina, somos uma empresa de tecnologia e serviços para o varejo e lideramos o segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina. Em 2021, capturamos em nossas plataformas 6,8 bilhões de transações e R$ 713,4 bilhões em volume financeiro. O nosso propósito é de simplificar e impulsionar negócio para todos e assumirmos o compromisso de transformar a vida de milhões de pessoas que empreendem ou que desejam entrar nesse universo. Nós acreditamos que a ponta de pagamento é a porta de entrada para diversos serviços inteligentes e conectados entre si: oferecemos um portfólio de soluções para atender às necessidades dos nossos mais de 1,2 milhão de clientes, desde os empreendedores individuais até os grandes varejistas espalhados por todo o país. Além de uma estrutura que mantém os negócios em movimento, com tecnologia de ponta, logística eficiente e os mais rígidos padrões de segurança, provocamos o mercado a evoluir. Inquietos, somos máquina, internet, celular e o que mais vier. Acreditamos que nenhum negócio nasceu para ficar parado e a nossa vocação é despertar essa mesma inquietude em cada um dos nossos clientes.
Caso queira mais informações sobre a Cielo ou tenha demandas específicas como entrevistas ou informações para alguma pauta, entre em contato conosco:
Comunicação Corporativa Cielo