A Cielo, líder do segmento de pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, tem atuado de forma relevante na oferta de novas soluções de pagamento que contribuem para a melhoria da mobilidade urbana no país.
Com o aumento das iniciativas e parcerias no Transporte Público, nossa companhia se consolida como pioneira do setor entre as adquirentes, fortalecendo o compromisso de simplificar o dia a dia dos brasileiros através da tecnologia e inovação.
Conheça as principais iniciativas da Cielo no Transporte Público
Como a única adquirente atuando nos meios de pagamento do transporte público brasileiro, a Cielo tem como objetivo expandir as ações no setor para mais localidades.
Nossa companhia já fornece tecnologia de ponta em 11 cidades. Além disso, nossas soluções de pagamento estão presentes em diversos modais de transporte, sendo sete praças de ônibus, três pedágios e dois sistemas de metrôs nestas localidades.
A aceitação de formas de pagamento mais ágeis no transporte público tem se consolidado como uma tendência e se reflete no total de transações realizadas.
Esse total já representa um universo de 4,5 milhões transações realizadas de forma rápida e prática em 2021.
Houve um crescimento de dez vezes neste volume, considerando também fatores como a redução do isolamento social na pandemia e o aumento da quantidade de terminais que utilizam essas soluções: o número triplicou ao longo do ano.
Confira as principais iniciativas da Cielo no segmento de Mobilidade Urbana:
Pagamento por NFC no metrô carioca
Desde 2019, todas as 41 estações da concessionária MetrôRio e os ônibus que integram o sistema do “Metrô de Superfície” aceitam o pagamento de passagens via celulares, cartões de crédito e débito, pulseiras ou relógios com a tecnologia NFC (Near Field Communication).
A iniciativa foi desenvolvida em parceria pela concessionária, a Visa e a Cielo, otimizando o tempo dos usuários e garantindo mais agilidade no embarque.
Em setembro de 2021, o Metrô Rio informou que os pagamentos utilizando aproximação cresceram 120% durante a pandemia.
Pagamento por NFC nos ônibus da cidade de São Paulo
Também em 2019, os passageiros de algumas linhas de ônibus municipais de São Paulo também passaram a contar com o pagamento por aproximação.
Os usuários de ônibus na capital paulista podem pagar tarifa utilizando cartões de crédito e débito, celulares, pulseiras, relógios, carteiras digitais e outros dispositivos com a tecnologia NFC (Near Field Communication).
A novidade foi implementada através de parcerias que envolvem a Cielo, as concessionárias de ônibus, empresas de bilhetagem e as bandeiras de cartões de débito e crédito.
Pagamento por NFC na Linha Amarela, no Rio de Janeiro
Já em 2021, a Linha Amarela, no Rio de Janeiro, se tornou a primeira via do país a adotar um sistema de pagamento desenvolvido exclusivamente para pedágios. O equipamento especial, incorporado às cabines, permite o acionamento das cancelas de forma automática, sem intervenção dos operadores.
A solução foi desenvolvida pela Cielo em parceria com a concessionária Linha Amarela S.A. (Lamsa), a Visa e a Fadami, empresa integradora de soluções de pedágio.
Com 17,4km, a Linha Amarela é uma das principais vias expressas da cidade do Rio e liga a Barra da Tijuca ao Fundão, integrando diversos bairros cariocas.
Além de permitir que os motoristas façam o pagamento por aproximação com cartões de crédito, pré-pago e débito Visa no pedágio da via, também é possível realizar o pagamento da tarifa utilizando cartões, celulares, relógios, pulseiras e outros dispositivos com a tecnologia NFC.
Pagamento por NFC no transporte coletivo em Goiânia
Oferecendo mais uma solução que favorece a mobilidade urbana, a Cielo, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e a Rede Mob, disponibilizou o pagamento por aproximação no transporte coletivo em Goiânia (GO).
A novidade foi implementada em dezembro de 2021 e permite que os usuários possam pagar sua viagem com o cartão de crédito ou débito com a tecnologia NFC.
Cielo, antecipando o futuro da adquirência
Além de todas essas iniciativas, nossa companhia já trabalha em novos projetos em outras cidades do Brasil como, por exemplo, Brasília, Maceió, Curitiba e Londrina.
Dessa forma, a Cielo amplia sua atuação nos meios de pagamento do transporte público brasileiro, oferecendo inovação para simplificar a mobilidade urbana em diversos modais de transporte em todo o país.
Trabalhamos para antecipar a adquirência do futuro, utilizando a tecnologia e a inovação para conectar pessoas e lugares.