Para quem tem um negócio, não é novidade que nem todo cartão é lido com facilidade pela máquina. E quando isso acontece, o que fazer?
Qual é o empreendedor que não espera ansiosamente o momento de receber pelo seu produto ou serviço? Por isso, quando o pagamento é dificultado por algum motivo, a frustração é enorme.
Trabalhamos arduamente para simplificar seu negócio. Aceitação de mais de 80 bandeiras, velocidade nos pagamentos e diversos produtos e serviços são algumas formas de impulsioná-lo. Mas as transações dependem tanto da sua maquininha, quanto do cartão inserido nela, e podem acontecer falhas nesse processo.
Em algumas situações, o cartão do seu cliente pode ter um chip mais antigo, que já não funciona tão bem quanto antes. Também não é impossível que o cartão seja um pouco mais fino do que o habitual. Independentemente da situação, essas peculiaridades podem dificultar a leitura.
Com a falta de tempo, é natural tentar resolver esses empecilhos com as ferramentas que temos. Muitas vezes, essa ferramenta será um papel ou cartão de visitas. Mas será que você está fazendo do jeito certo?
Inserir papel no leitor? Nem pensar!
Para muitas pessoas, quando o cartão do cliente não está passando, a solução óbvia é usar um papel como apoio. Se você tem esse costume, é hora de parar!
Fazendo isso, você corre o risco de alguns resíduos de papel ficarem presos na máquina após a retirada do cartão. Esses resíduos serão empurrados cada vez mais para o fundo do leitor, gerando danos irreversíveis.
Você deve estar se perguntando: mas o que eu faço? Dá para adotar um suporte que aproxime o chip do leitor, desde que ele seja de material plástico e liso. Lembre-se de mantê-lo sempre à mão, evitando que na pressa, outros objetos sejam utilizados.
Mas fique atento: não espere seu suporte de leitura se desgastar, mantenha-o sempre em boas condições de uso. Dessa forma, você reduz os riscos de “enroscar” no leitor e danificar sua máquina ou o cartão do seu cliente.
Viu como é importante conhecer os processos da sua máquina? Agora que você já sabe como solucionar problemas na leitura de cartões, pode estender a vida útil do seu aparelho!
Ficou com alguma dúvida? É só procurar pelos nossos canais de atendimento, disponíveis no site da Cielo.