Muitos negócios já sofrem na pele as consequências da crise causada pela pandemia do Covid-19. Os pequenos e médios empreendedores são os mais impactados e, para ajudá-los a superar este momento delicado, listamos cinco dicas que podem reduzir os efeitos do isolamento social. Afinal, muitos dependem exclusivamente da renda das suas empresas.
Vale destacar: todas elas respeitam as orientações do Ministério da Saúde.
Negócios pequenos: saiba como contornar a crise
Obviamente, nada do que tentarmos fazer fará que empreendimentos faturem como se nada estivesse acontecendo. Porém com algumas pitadas de inovação, você pode trazer dinheiro para o caixa mesmo de portas fechadas.
1 – Presença digital
Você sabia que grande parte dos seus clientes pode estar no ambiente digital? Independentemente do seu segmento, você deve considerar esse fato como uma ótima oportunidade de vender.
E quando falamos de presença digital, não nos referimos a grandes investimentos para o desenvolvimento de sites ou de e-commerce. Com atitudes simples, você pode revolucionar o jeito de vender e garantir a graninha que tanto precisa para o final do mês.
2 – Redes sociais
Estar nas redes sociais é uma forma simples e acessível de chegar até o seu consumidor. São muitas as alternativas de canais em que você pode manter o relacionamento com os consumidores.
No Instagram, por exemplo, pode servir como uma vitrine para os seus produtos. Já a funcionalidade de stories pode ser usada para mostrar os bastidores da produção dos itens ou até mesmo detalhes da rotina.
Vamos supor que sua empresa é do setor de alimentação. Não acha legal publicar nos stories os cuidados que estão sendo tomados no período de pandemia? Trata-se de uma forma de agregar valor à sua imagem e ter credibilidade com os consumidores. Isso certamente fará a diferença na hora do cliente fazer um pedido.
O WhatsApp é peça fundamental para se relacionar com os clientes. Ele pode, inclusive, estar na bio no Instagram. Dessa forma os clientes ficam livres para tirar dúvidas, dar sugestões ou até mesmo comprar por lá.
No Brasil, o WhatsApp conta com mais de 130 milhões de usuários. Com certeza muitos dos seus clientes tem o aplicativo no celular. Não acha? Então, você deve usá-lo da melhor maneira possível.
3 – Formas de pagamento
Durante a pandemia, alguns estabelecimentos estão de portas fechadas, mas continuam ativos por meio de canais digitais. Para evitar a transmissão indireta do vírus, alguns cuidados devem ser tomados no momento de realizar o pagamento.
Uma máquina de cartão, por exemplo, é tocada por diversas pessoas durante o dia. Imagina a quantidade de bactérias que podemos ter contato indiretamente ao digitar a senha do cartão?
Por isso, sugerimos que os empreendedores considerem o Cielo Link de Pagamento como uma alternativa para transacionar as vendas. Com ele, o cliente não tem contato com nenhum equipamento. É tudo feito on-line, de maneira simples, prática e muito segura.
Ficou curioso? Em nosso canal no YouTube mostramos o Link de Pagamento na prática. É tão simples como qualquer venda digital. E o melhor de tudo: todos os envolvidos no processo de venda estarão mais seguros.
4 – Cuidados com o equipamento
Os comerciantes que vendem produtos essenciais estão de portas abertas, mas isso não significa que eles não sofreram impactos da crise. Pelo contrário, além de notar a diferença nas vendas, eles devem ficar atentos quanto às recomendações do Ministério da Saúde.
A máquina de cartão, por exemplo, é um equipamento que pode transmitir o coronavírus indiretamente, pois está exposta a muitos consumidores diariamente. Afinal, muitas pessoas sequer andam com dinheiro em espécie e realizam pagamentos apenas com cartões.
Pensando nesse cenário, o lojista deve se preparar. A limpeza do equipamento é fundamental para que todos fiquem protegidos. Recomendamos que a higienização da máquina seja feita com álcool isopropílico, pois o álcool gel comum pode danificá-la a longo prazo.
QR Code e NFC
Para que sua proteção seja ainda maior, você pode estimular o pagamento sem contato com o equipamento. QR Code e NFC (Near Field Communication), mais conhecido como pagamento por aproximação, são alternativas que podem evitar a transmissão indireta.
Sugerindo essa forma de pagamento, os clientes evitarão o contato direto com a máquina de cartão, o que é positivo para evitar a exposição ao vírus. Para isso, basta o cliente ter um smartphone com o aplicativo da sua carteira digital e aproximá-lo do equipamento para realizar a transação. O processo é semelhante com cartões que contam com a tecnologia NFC: basta aproximá-lo.
5 – Preocupe-se com os entregadores
Devido a recomendação de isolamento e distanciamento social, as pessoas estão saindo cada vez menos de casa. Com isso, o número de estabelecimentos que trabalham com delivery só cresce.
Por isso, os entregadores também devem entrar na lista de preocupação dos estabelecimentos. Afinal, eles têm contato tanto com cliente como com o lojista. Se um dos envolvidos no processo de venda não for responsável com os cuidados, a saúde de todos estará em risco.
Portanto, exija que os entregadores utilizem máscara e sempre tenha álcool gel ou um lugar para que eles possam lavar as mãos e garantir a segurança de todos neste momento de pandemia.
Lembre-se: divulgar que essas medidas são tomadas é sempre muito positivo para o seu negócio. Você mostra que não está preocupado apenas em vender e externa a sua responsabilidade perante à sociedade.
Então, que tal postar aquele stories bacana?
Curtiu as cinco dicas? Esperamos que todas elas lhe ajudem a seguir o caminho mais adequado para sua empresa. Você pode contar com a Cielo sempre. Agora, principalmente.