Alta nas vendas chegou a 6,4%. Recorde anterior, de 10,9%, foi verificado em 2014
As vendas no varejo brasileiro cresceram 2,9% em 2019, descontada a inflação, em comparação a dezembro de 2018, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). É o melhor resultado desde 2014, quando as vendas subiram 4,2%. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA em 2019 apresentou alta de 6,4%.
O bloco de Bens Não Duráveis cresceu 3,9%, enquanto os blocos de Bens Duráveis e Semiduráveis apresentaram aumento de 2,9% e 1,1%, respectivamente. Descontada a inflação, as maiores altas nas vendas ocorreram nas regiões Norte (6,3%), Sul (5,2%), Centro-Oeste (4,3%), Nordeste (3,8%) e Sudeste (1,2%).
Segundo Gabriel Mariotto, diretor de inteligência da Cielo, o varejo fechou o ano de 2019 no maior patamar de crescimento desde 2014. Embora o primeiro semestre tenha apresentado uma pequena desaceleração em relação ao final de 2018, no segundo semestre houve certa recuperação do crescimento.
“Destaque para a Semana do Brasil, em setembro, e a Black Friday, em novembro, que contribuíram positivamente para essa retomada de ritmo”, afirma Mariotto.
Dezembro/Natal
Em dezembro as vendas cresceram 2,6%, descontada a inflação, comparadas com o mesmo mês de 2018. Em termos nominais, o ICVA apresentou alta de 6,1%. O impacto de calendário foi pouco relevante para o resultado do período. Houve uma terça-feira a mais e um sábado a menos. Mas, na véspera de Réveillon, a troca de dias compensou esse efeito.
Com esse resultado, dezembro apresentou desaceleração em relação a novembro. O Natal, em particular, apresentou crescimento menor que o ritmo do início do mês.
“Apesar dessa desaceleração, se olharmos de forma consolidada o período desde a semana anterior à Black Friday até o fim de dezembro, o crescimento foi de aproximadamente 7%, um pouco acima do patamar em que estávamos antes desse período”, diz Mariotto. “A principal hipótese é a de que a Black Friday, tendo sido mais forte, antecipou parte das compras do Natal”, complementa.
As vendas no varejo total cresceram 3,7% no período compreendido entre os dias 19 de dezembro e 25 de dezembro em comparação com o mesmo período de 2018. O crescimento no e-commerce foi de 7,3% enquanto no mundo físico foi de 3,6%. Em 2018, o crescimento das vendas no Natal frente ao mesmo período em 2017 havia sido de 7,7%.
Setores
Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, somente o bloco de Serviços apresentou aceleração, com destaque positivo para o segmento de Turismo e Transporte. No grupo de Bens Não Duráveis, a desaceleração das vendas foi maior nos segmentos de Supermercados e Hipermercados e Postos de Gasolina. Já nos setores de Bens Duráveis e Semiduráveis, as maiores desacelerações ocorreram nos segmentos de Móveis, Eletro e Departamento e Materiais para Construção.
Regiões
Todas as regiões do país apresentaram desaceleração na passagem mensal, de acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário. Na região Norte, a alta foi de 4,5%, seguida pelas regiões Nordeste (3,0%), Centro-Oeste (2,7%), Sudeste (1,8%) e Sul (1,8%).
Já pelo ICVA nominal, o destaque também foi a região Norte, com alta de 8,8%. Em seguida aparecem: Centro-Oeste (7,0%), Nordeste (6,4%), Sul (6,1%) e Sudeste (5,7%).
Quarto trimestre
Na comparação com o primeiro trimestre, a alta das vendas foi de 4,2% se descontada a inflação. Em termos nominais, o índice cresceu 6,5%, apresentando leve aceleração.