Você está em:

Institucional

A arte de empreender com balões em festas e eventos

Publicado por Equipe Cielo

Uma década pode mudar muita coisa na vida das pessoas. Luciana Lima afirma essa frase com propriedade: “em dez anos meu filho nasceu, me exonerei de um cargo público, perdi minha mãe e me tornei empreendedora”.
Professora da rede municipal de São Paulo há quase vinte e cinco anos, Luciana dava aulas de manhã e à tarde, em escolas do Campo Limpo e Taboão da Serra, municípios da capital paulista. Após a chegada de seu filho, há dez anos, ela optou por deixá-lo com a avó materna enquanto trabalhava.
Lucas tinha pouco mais de um ano quando a mãe de Luciana foi diagnosticada com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), o que lhe causava crises de falta de ar. Nesse momento, ela reconsiderou a rotina a fim de ficar mais tempo com sua mãe, que precisava de cuidados, e com seu filho.
“Eu trabalhava em dois períodos e quem cuidava do Lucas, para mim, era minha mãe. Quando descobrimos que ela tinha DPOC precisei exonerar de um cargo para cuidar dela e do Lucas. Foram inúmeras consultas e internações médicas. Infelizmente ela faleceu em 2017.”
A empreendedora conta que foi responsável pela decoração da festa de dois anos de seu filho. Pesquisou sobre decoração de festas infantis e conheceu a arte com balões, entendendo as inúmeras possibilidades que os balões proporcionam: “a arte com balões me permitiu ficar mais tempo com meu filho, além de conciliar as tarefas de mãe, filha, esposa e professora”.
Hoje, aos 41 anos, Luciana continua na alfabetização de crianças, mas também fez cursos de decoração com balões e é proprietária da L’s Balões, que atua há oito anos no mercado. A empreendedora conta que o Programa 1000 Mulheres mudou a dinâmica da sua empresa.
“O curso do Sebrae me permitiu organizar a parte administrativa da L’s Balões. Passei a trabalhar com planilhas e consigo controlar entradas e saídas de caixa, cadastro dos clientes e assim ter uma visão global do meu negócio. Tudo isso contribuiu para o aumento da clientela, além de melhorar a presença da marca nas redes sociais. Hoje a L’s Balões alcança metas que eu havia traçado para longo prazo.”
Questionada sobre a logística da empresa e a divisão de tarefas, Luciana diz que por ser uma empresa pequena e familiar, não tem espaço físico e trabalha em casa. Leandro, seu marido, auxilia na parte administrativa e na montagem das artes e quando surge um projeto maior contratam freelancers.
“Durante a semana, enquanto o Lucas está na escola, cuidamos dos orçamentos e  contratos, além de falar com fornecedores e controlar o estoque de materiais. Aos finais de semana, executamos a parte prática com infladores, cilindros de gás hélio, bases e colunas de ferros para os painéis dos eventos.”
 

Programa 1000 mulheres

Surgido a partir de uma parceria do Sebrae-SP com empresas, ONGs e instituições, o Programa 1000 mulheres oferece capacitação certificada gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Mulheres empreendedoras, em situação de rua ou de reclusão, idosas (60+), imigrantes, indígenas, negras, portadoras de deficiência, refugiadas, transgêneros e vítimas de violência das zonas Sul e Norte de São Paulo são o foco do projeto. Aproximadamente 2000 mulheres conquistaram qualificação em empreendedorismo, formalização e melhoria na gestão de negócios, além de aceleração para o desenvolvimento de projetos de impacto social.
Com o projeto, a mulher pode ser capacitada para se tornar mais competitiva e inovadora no mercado de trabalho ou usar suas habilidades para montar um pequeno negócio.
 
A Cielo é patrocinadora do Programa 1000 mulheres por se identificar com os propósitos apresentados, tais como: sustentabilidade, inclusão e apoio ao empreendedorismo. Como exemplo, podemos destacar a Feira do Empreendedor 2019, que contou com o patrocínio e ação direta da Cielo.
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288