Coworking, Pitch, MVP, Incubadora… Entenda o que quer dizer cada um destes termos
Você certamente já ouviu falar em startups, correto? Startup é uma empresa jovem com um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. Uma startup necessita de inovação e trabalha de forma dinâmica para não ser considerada uma empresa de modelo tradicional.
Independente do tamanho da sua empresa, é possível aplicar métodos de trabalho e processos mais ágeis. Neste texto abordaremos temas atuais que podem facilitar as atividades da sua profissão e facilitar o seu trabalho. Confira!
Coworking
Coworking é um movimento global que reinventa a forma com a qual empresas, equipes e profissionais trabalham, compartilhando, se relacionando e criando oportunidades de negócios.
Tudo começou antes da virada do século XVI, em São Francisco, com o termo “extensão do trabalho no ambiente online”, criado por Bernie de Koven. A partir do momento em que os empreendedores começaram a migrar do mundo virtual e passaram para o espaço físico, em 2005 a expressão teve de ser adaptada.
Com isso, surgiu o termo coworking da forma como conhecemos hoje, definindo um local de trabalho para as mais diversas empresas e profissionais, projetado para possibilitar um ambiente produtivo, inovador e colaborativo. Em tempos de rápidas mudanças, atualmente, esses locais transformaram-se em espaços de interação, ideias e compartilhamento e chegaram para revolucionar e reinventar o universo do trabalho.
Pitch
A apresentação de Pitch, também conhecida como Elevator Pitch, é uma maneira que o empreendedor possui para convencer um possível sócio ou investidor, geralmente de 3 à 5 minutos, a apostar em sua ideia ou negócio.
O termo surgiu a partir da situação em que o empreendedor encontra com um famoso investidor dentro de um elevador, e precisa convencê-lo a lhe ajudar antes que o elevador chegue no 12º andar, e ambos se separem.
A principal conquista de um pitch bem sucedido não é a arrecadação do investimento, mas o fato de despertar o interesse nos ouvintes e, posteriormente, discutir detalhes sobre o negócio. Uma apresentação de pitch pode consistir apenas do discurso oral do empreendedor ou, contar com o suporte de slides, sendo simples e objetiva.
MVP
MVP é a sigla de Minimum Viable Product e significa produto mínimo viável.
É uma prática de administração de empresas que consiste em lançar um novo produto ou serviço com o menor investimento possível, para testar o negócio antes de aportar grandes investimentos.
Um MVP é uma versão mínima do produto, apenas com as funcionalidades necessárias para que ele cumpra a função ao qual foi planejado. A partir do MVP testa-se a eficiência do produto, sua usabilidade, aceitação no mercado, comparação com a concorrência. Depois da validação, o produto é aprimorado para ganhar o mercado, com investimento em marketing e etc.
O conceito de minimum viable product é muito utilizado por empresas da área da inovação e por startups ligadas à tecnologia da informação.
Incubadora de empresas
O conceito de incubadora vem daquele que se conhece na maternidade, sendo responsável pela vida do bebê, auxiliando em seu crescimento ainda que ele nasça debilitado. A incubadora de empresas nada mais é do que um ambiente planejado que abriga pequenas empresas, para que sobrevivam no mercado.
É uma forma de estimular o empreendedorismo, fortalecendo e preparando esses negócios, com suportes gerenciais e técnicos, além de serviços necessários para o desenvolvimento.
No Brasil, a maioria das incubadoras funciona ligada às universidades e são como uma aula prática: o objetivo é oferecer ao empresário tudo o que ele precisa para dar os primeiros passos e construir um negócio sólido e duradouro.
Por meio da incubadora, o empresário tem uma assessoria voltada às áreas de gerência, contabilidade, jurídica, gestão financeira, apuração, controle de custo e exportação. Através desse incentivo, o empreendedor também tem acesso a treinamentos, cursos e assinaturas de conteúdos para estar bem informado sobre o mercado.
E aí, o que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha conseguido esclarecer algumas dúvidas. Se ainda não encontrou o espaço ideal para a sua empresa/negócio, considerar esses conceitos que apresentamos pode ser uma alternativa. Pense nisso e coloque suas ideias em prática.