QR Code™ Pay facilita rotina e proporciona experiência de pagamento ainda mais simples e prática
Simplificar e impulsionar negócio para todos: esse é o propósito da Cielo. Para isso, desenvolvemos soluções como o QR Code™ Pay, produto que oferece experiência de pagamento simples para os lojistas e também para o consumidor final.
A solução da Cielo é pioneira no mercado, tanto que foi reconhecida com a segunda posição no ranking “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, na categoria Serviços Financeiros.
O QR Code™ Pay, lançado em setembro de 2018, foi desenvolvido com o objetivo de democratizar os pagamentos por celular. Afinal, no Brasil temos mais smartphones do que pessoas.
Que tal conhecer os benefícios dessa nova forma de realizar pagamentos?
Pioneiros mais uma vez: conheça o QR Code™ Pay
O objetivo desse projeto foi inovar e criar uma solução democrática que permite o pagamento com celular por meio da leitura do QR Code, tornando a experiência fluida e tão segura quanto passar um cartão.
Com ela, o portador tem a possibilidade de realizar o pagamento via QR Code em todas as soluções da Cielo, pelo Cielo Pay, carteiras digitais e aplicativos de parceiros. Basta ter em mãos um celular com câmera.
Para falar sobre essa nova solução, nada melhor do que uma conversa com um profissional que participou desse projeto.
Bate-papo com especialista
Conversamos com o Norberto Sanches, nosso gerente de produtos, e logo no início do bate-papo, ele garantiu: “Para o lojista Cielo, a transação com QR Code tem a mesma segurança que transações com chip e senha”.
No Brasil, o pagamento com cartão de crédito/débito tem muita força e todos sabem que é uma solução segura. Analisando esse cenário, inserir o QR Code na rotina dos brasileiros será um grande desafio.
“No mundo inteiro, o usuário adota produtos que resolvam suas dores e o QR Code é uma solução versátil que permite diversas aplicações. Na China, o QR Code resolveu necessidades do usuário e do lojista. Por isso ele é tão popular. Acredito que devamos fazer o mesmo por aqui para mudar o hábito de pagamento do brasileiro”, comenta Norberto.
Antes de aderir ao QR Code™ Pay, talvez surja a dúvida se sua máquina realmente gera o código. Mais que isso: quais seriam os benefícios que o lojista teria? Norberto também nos ajuda com essas questões.
“Mais de 1 milhão de máquinas da Cielo estão aptas para gerar o QR Code de pagamento. Além disso, a solução também está disponível para o e-commerce. O benefício para o lojista é a oportunidade de aceitar diversas carteiras digitais, sem alterar sua experiência ou sua conciliação e sem comprometer a sua segurança. Ou seja, o QR Code permite que o lojista venda mais sem adicionar complexidade à sua operação”, finaliza o gerente de produtos.
Mais benefícios do QR Code
Hoje, não podemos mais ignorar: a experiência do cliente é importante. Deixar isso de lado é sinônimo de perder vendas. Então, essa deve ser uma pauta recorrente dentro das empresas.
O que isso significa? Temos que nos adaptar aos hábitos de consumo do público. Praticamente todos os consumidores andam com o smartphone no bolso e não precisar sair de casa com uma carteira já é uma comodidade.
Imagina pagar tudo com a mesma facilidade de tirar uma foto? Esse é apenas um benefício do QR Code™ Pay, mas têm alguns outros que também podem fazer a diferença para o seu negócio.
Usabilidade
O QR Code trará uma agilidade maior na rotina de pagamentos, tanto do lojista quanto do consumidor final.
Em um cenário cada vez mais repleto de carteiras digitais, o QR Code chega como a solução com grande potencial de adesão, com milhões de usuários.
Transação garantida
As compras realizadas em um e-commerce e/ou marketplace, por exemplo, podem ser contestadas pelos clientes. Isto é, eles entram em contato com o banco e afirmam desconhecer a aquisição. Transações como essas são classificadas como chargeback, ou seja, você perde a venda.
Com o QR Code™ Pay o processo é diferente. Quando o cliente opta por essa condição de pagamento, o risco da compra passa a ser da carteira digital que autenticou a venda e não mais do lojista.
Vale destacar: para o lojista as condições são as mesmas. Não há qualquer custo adicional para utilização do QR Code.
Ampliação
Um ponto comum em todos os lojistas: nenhum deles deseja perder vendas. Então, contar com mais alternativas de pagamento é uma forma de garantir que vendas não serão perdidas porque seu negócio não aceita a forma de pagamento que o cliente tem disponível.
E aí, que tal aderir o QR Code™ Pay para o seu negócio e oferecer uma experiência de pagamento excelente para o seu público-alvo?
Acesse a comunidade Negócios em Movimento e confira conteúdos exclusivos que ajudam você a impulsionar seu negócio.