Na terça e quarta-feira desta semana, nós marcamos presença no Workshop Integrativo da POLI-USP, que está em sua 29ª edição e é considerada a maior feira de recrutamento da América Latina. O encontro aconteceu na Escola Politécnica da USP e contou com a participação de 74 empresas, que tiveram contato com mais de 6 mil visitantes. Entre eles, claro, muitos universitários em busca da oportunidade ideal no mercado de trabalho para início de carreira.
Com mais de 25 anos de experiência, essa feira tem um grande reconhecimento no mercado e promove a aproximação entre universitários e empresas. No espaço, os expositores têm a oportunidade de divulgar seus programas de trainee e estágio para os profissionais que podem fazer parte da sua equipe no futuro.
Além de tirar dúvidas sobre os nossos programas, levamos minitalks em formato descontraído, que abordaram temas que estão cada vez mais em evidência no mundo corporativo e, consequentemente, são de interesse do público que compareceu em peso na USP.
Diversidade
O debate sobre representatividade e igualdade de direitos ainda é recente. Em conversa conduzida pela Gleice Donini, nossa gerente de sustentabilidade, falamos sobre iniciativas para fomentar a representatividade e igualdade dentro da Cielo.
Durante o bate-papo, citamos o tamanho da importância social que os debates sobre diversidade têm no mundo corporativo.
Além dessa relevância para a sociedade, Gleice levou dados para os visitantes que mostram um lado que pode pesar em favor da diversidade:
- 66% dos jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho valorizam as empresas que oferecem oportunidades iguais de remuneração e promoção.
- Segundo estudo da McKinsey & Company, empresas que se preocupam com diversidade são 21% mais lucrativas que as demais.
Pouco antes de dar espaço para os visitantes tirarem dúvidas, mostramos como a Cielo está se estruturando para fortalecer a diversidade dentro da companhia. Uma das ações colaborativas é a criação dos Grupos de Afinidade. São quatro grupos — LGBTQI+, Gênero, PCD e Raça — formados por funcionários voluntários que desejam contribuir com a Cielo no programa de diversidade.
Apontamos que o debate sobre a questão de diversidade nas empresas é recente, isso afastou profissionais excelentes do mercado.
“É importante ter um espaço para que as pessoas possam se expressar e trazer suas questões para as empresas. Com isso, nós teremos maior entendimento e conseguiremos ser mais assertivos, pois iremos nos basear nas necessidades identificadas pelos grupos”, concluiu Gleice sobre como as empresas podem recuperar esse tempo perdido devido à ausência dos debates.
Inovação + design
No segundo minitalk foi a vez do Whatson Allen, especialista de inovação, e Daniel Mack, coordenador de UX, trocarem ideias com os visitantes do stand.
Whatson surpreendeu a todos ao dizer que a Cielo acabou com sua área de inovação após uma visita ao Google. Nessa experiência, os especialistas de uma das empresas mais valiosas do mundo afirmou que a inovação não deve ser concentrada em um setor, deve fazer parte de toda a organização.
Durante o evento, falamos do nosso projeto Garagem e sobre como a equipe faz para que a inovação não esteja presente apenas na frente de produtos, mas sim que seja aplicada sempre e com foco na solução de problemas, sejam eles internos ou externos.
Como afirma o palestrante, inovação é a peça-chave para as empresas que não pretendem estacionar em uma posição no mercado.
A segunda parte desse minitalk foi para falar de design. Daniel destacou que hoje, antes de desenvolver qualquer projeto para os consumidores, temos que pensar no tipo de experiência que estamos proporcionando a eles. E isso, claro, tem tudo a ver com design.
Daniel deu um exemplo muito claro de empresa que foca na experiência dos usuários. A GPS Waze, que possui uma versão desktop, sabe diferenciar os desejos dos seu público muito bem.
Os clientes que buscam um endereço por um dispositivo móvel recebem a rota imediatamente, pois o app entende que ele pretende se deslocar no momento da busca.
Já nas pesquisas feitas via desktop, o usuário deve incluir o horário que pretende fazer a viagem, pois a plataforma entende que essas solicitações vêm de usuários que planejam um deslocamento futuro.
Data Science e Business Analytics
Por último, mas também muito importante, os visitantes souberam um pouquinho mais sobre os dados que temos aqui na Cielo e como eles são cada vez mais relevantes para as empresas.
André Bina e Fernanda Mamede foram os especialistas que falaram com o público do Workshop Integrativo. Eles comentaram muito sobre a importância dos dados para tomadas de decisões mais certeiras das empresas.
Para grande parte do mercado, quando falamos em se basear em dados ainda soa como utopia. Para tornar essa prática mais comum é preciso expor as informações da forma mais simplificada possível, como disse a Fernanda após conversar com os visitantes.
Além disso, ela ressalta que é importante mostrar para o cliente o que ele pode fazer com esses dados e quais decisões ele pode tomar com base neles.
Propósito em meios de pagamento
Gustavo Burin, nosso gerente de inovação, palestrou sobre o propósito no meio de pagamento. Ele levou alguns cases de sucesso de empresas que tinham muitos entraves no processo de pagamento, seja pelos seus clientes ou na prestação de serviços e que, por meio da inovação no processo de resolução, conseguiram trazer mais qualidade para essa jornada.
Pensar em problemas, soluções e construir a ponte entre eles, como disse Burin, é indispensável no atendimento às necessidades do cliente, afinal, é a partir dessa composição que surgem as melhores ideias.
Sobre a Cielo e o início de carreira por aqui
Além de conversar sobre temas mais voltados para negócios, nós também falamos com os estudantes sobre como é trabalhar na Cielo.
Fernanda Zonta, especialista de atração e marca empregadora, levou informações e curiosidades sobre a cultura da Cielo, nossos programas internos e iniciativas da companhia em uma apresentação divertida sobre 9 mentiras e 1 verdade da companhia.
E para inspirar os jovens, Renan Pantaleão e Ana Flávia Almeida contaram sobre o sucesso alcançado já no início de suas carreiras na Cielo pelos programas de trainee e estágio, e os desafios que eles têm no dia a dia e que contribuem com seu desenvolvimento.