Em entrevista ao Blog da Cielo, Ronaldo dos Santos fala sobre as expectativas de vendas para o setor e conta um pouco mais sobre os destaques da APAS SHOW 2019
Mais importante feira do setor de supermercados do país, a APAS Show 2019 vai reunir cerca de 730 expositores e deve atrair mais de 70 mil pessoas, entre os dias 6 e 9 de maio, no Expo Center Norte (São Paulo). O evento, que engloba feira e congresso, tem se consolidado como uma importante plataforma de negócios – somente em 2018, foram mais de US$ 100 milhões movimentados.
Neste ano, um dos destaques da APAS Show é o Congresso de Gestão Internacional, com mais de 60 palestras, que tratarão do tema “SuperHack: Hackeando o Supermercado”. Entre os aspectos abordados, ideias para “reimaginar, reinventar e reconstruir a operação, a gestão, os processos e as tecnologias dos supermercados”, afirma o presidente de APAS (Associação Paulista dos Supermercados), Ronaldo dos Santos.
Na entrevista abaixo, ele conta um pouco mais sobre os desafios do setor para os próximos anos e sobre como a tecnologia vai transformar a maneira de fazer compras. Confira:
BLOG CIELO: O setor de supermercado cresceu pouco mais de 2% no ano passado. Qual a perspectiva para este ano?
RONALDO DOS SANTOS : Temos perspectiva de crescimento real entre 2,7% e 3%, portanto, esperamos o melhor resultado desde 2015. Acreditamos que vamos recuperar o nível de crescimento alcançado em 2015 e 2016. O setor vai levar três anos para recuperar as perdas acumuladas na pior crise da história do país.
BLOG CIELO: As compras on-line em supermercados ainda têm baixo índice de adesão. Como melhorar essa participação?
RONALDO DOS SANTOS: Realizamos uma minuciosa pesquisa recente, em parceria com o Ibope Inteligência, que mostra que as compras de produtos de supermercados pela internet são, na verdade, de 15%. As vendas on-line representam 2,5% do faturamento do setor no Estado. Essa participação de 15% deve crescer com a ampliação das ofertas de produtos pela internet e com melhorias em relação às entregas.
BLOG CIELO: Melhorar a experiência do usuário é uma necessidade cada vez mais premente no varejo. Quais iniciativas o setor tem realizado para trazer mais comodidade na hora das compras?
RONALDO DOS SANTOS: Vivenciamos uma verdadeira revolução tecnológica no mundo do varejo alimentar e melhorar a experiência do cliente é um dos pilares. As inovações tecnológicas estão voltadas para a maior comodidade em quesitos considerados mais críticos pelos clientes, como o atendimento no caixa, busca de agilidade e conveniência. Dessa forma, as inovações de vendas on-line, programas de fidelidade, self-check out, lojas autônomas, delivery de produtos, retirada de produtos da loja pós-compra on-line são várias dessas frentes inovadoras.
BLOG CIELO: O Big Data é uma das principais ferramentas para entender o comportamento do consumidor e ajuda a personalizar serviços. Como o setor tem utilizado essa ferramenta?
RONALDO DOS SANTOS: Toda a cadeia de bens de consumo não duráveis tem interesse nos dados do setor. O motivo é simples: é possível fazer hipersegmentações dos consumidores para que se possa oferecer a melhor promoção, no melhor preço, no melhor canal e no momento certo, gerando forte aumento de vendas ao atender o consumidor de todos os nichos. O Big Data e as inovações em conveniência são frentes disruptivas do setor. Também é possível afirmar que podem ser criados programas de fidelidade com o uso desses dados.
BLOG CIELO: O momento do pagamento também é sempre um ponto de atenção dos supermercadistas. Que iniciativas estão sendo feitas para reduzir o atrito na hora de finalizar uma compra?
RONALDO DOS SANTOS: Sabemos que para aumentar a lealdade e a satisfação do consumidor de forma rápida e efetiva é necessário promover melhorias nos caixas. As várias formas para se atingir esse objetivo passam por agilizar o pagamento. As tecnologias para pagamentos por meio de aproximação de celular ou pulseira com chips estão chegando. O uso do papel-moeda aumenta a lentidão do pagamento e gera uma grande movimentação de valores nas lojas. Em termos de passagem dos produtos de forma rápida, há modelos como o self-check out para compras de até 15 volumes e lojas autônomas (sem caixa) em teste nos EUA e na China. Em São Paulo, já temos o “scan and go”, onde o próprio cliente escaneia o código de barras dos produtos com o celular, garantindo o pagamento, ou mesmo frentes de caixa que sozinhas passam os produtos pelo scanner (já está registrado escâner), agilizando o processo. Há uma riqueza de soluções em curso voltadas para a maior comodidade do cliente.
BLOG CIELO: Quais são as novas fronteiras para o setor de supermercados?
RONALDO DOS SANTOS: As fronteiras estão em termos as lojas focadas cada vez mais em nichos específicos e cada vez mais sustentáveis. Toda a tecnologia que vemos visa aumentar a conveniência, rapidez, e segmentar e entender o cliente. Mas veja que, no fim de tudo, é a experiência geral que conta: sentir-se bem comprando, encontrando o que deseja com preços justos e sabendo que a loja contribui para a sustentabilidade do mundo. É abraçar a tecnologia e a sustentabilidade, gerando um valor nunca percebido anteriormente pelo cliente.
BLOG CIELO: O que o visitante deve encontrar de interessante na Apas Show 2019?
RONALDO DOS SANTOS: O tema da APAS Show neste ano é “SuperHack: Hackeando o Supermercado”, escolhido com o objetivo de proporcionar ao visitante formas de se repensar a maneira de existir do supermercado: reimaginar, reinventar e reconstruir a operação, a gestão, os processos e as tecnologias. Portanto, neste ano o visitante da APAS Show encontrará tudo o que ele precisa para o negócio dele ser uma referência no setor supermercadista. Nosso evento reúne os principais lançamentos da indústria de alimentos e bebidas, tecnologia, higiene e limpeza, utensílios para casa, entre outros.
Serviço APAS Show
Quando: 6 a 9 de maio de 2019
Onde: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo)