Clientes tendem a confiar – e comprar – em lojas que se apresentam melhor ao consumidor. Confira 5 dicas de como deixar sua empresa com uma cara mais profissional!
Uma aparência pouco profissional pode passar a ideia errada sobre o seu negócio. Talvez outras demandas tenham tomado mais tempo que o previsto, mas você não pode abrir mão do visual da sua empresa. Ter uma marca respeitada e reconhecida é um diferencial e vai impactar nas vendas: seu produto pode até passar a ser mais desejado que o da concorrência.
Por isso, preparamos 5 dicas essenciais de como você pode profissionalizar sua empresa. Confira!
Mostre os valores e a missão da sua empresa
Para começar a profissionalizar sua empresa, faça uma lista dos valores que a sua empresa tem, como o compromisso ético, e o que se diferencia da concorrência, como o compromisso com a sustentabilidade. Os consumidores compram produtos e serviços de empresas que compartilham os seus valores. É preciso ser empático com as dores e necessidades do seu cliente. Quando você se coloca no lugar dele, entende melhor como e o que ele precisa.
Invista na aparência da sua marca
Como a sua marca se apresenta ao público que ela quer atender? Se o foco são mulheres adultas e a estética visual se mostra infantil, essas consumidoras certamente não vão se conectar com a marca. Design é um investimento que traz retorno.
E atenção: chamar o sobrinho que está começando a faculdade dificilmente vai dar certo. Busque referências de como você acredita que a sua marca deveria ser – compare marcas que lhe agradem visualmente. Faça uma lista de atributos – quanto mais detalhes, melhor. Então, peça a colegas e amigos indicações de profissionais que criem logomarcas. Alguns sites também oferecem o serviço. Você vai encontrar um orçamento que caiba no seu bolso.
Tenha um site profissional
Mais de 90% dos negócios acontecem na internet, afirmam especialistas da área. Por isso, é muito importante que você marque presença on-line. Inicie montando uma lista dos itens que não podem faltar no seu site. Se não tem ideia de onde começar, vá até os sites em que você mesmo compra. Busque referências de grandes marcas: analise como elas organizam as informações e os produtos.
Facilitar a compra é a missão delas e precisa ser a sua também. Se você não puder assumir o custo de um designer para desenvolver a sua plataforma, busque serviços on-line que ofereçam modelos semiprontos de site, como a Loja Virtual Cielo. Na plataforma, você encontra modelos já desenhados para atender os mais diversos setores de atuação do varejo. Em poucos passos, você já começa a operar o seu e-commerce.
Crie um e-mail para contato
O consumidor precisa encontrar uma maneira de conversar com você e esclarecer dúvidas. Se ainda não é possível arcar com o custo de um domínio e e-mail personalizados, crie uma conta gratuita com o nome da sua empresa. Se o nome for difícil (com consoantes em sequência, por exemplo), escolha outro que represente o propósito do contato (“falecom”) ou o ramo do seu negócio.
Faça que o cliente se sinta prestigiado
Invista em uma embalagem que converse com o seu produto – a apresentação é parte essencial nas compras e passa um ar muito mais profissional. Se for a primeira vez que aquele cliente compra com você, mande um recado junto do cartão de visitas. Pode ser simplesmente agradecendo pela preferência ou oferecendo um desconto na próxima compra.
Agora que já sabe como profissionalizar sua empresa, que tal investir em melhorias da experiência de pagamento? Reunimos todas as opções que você pode incluir na sua loja ou e-commerce para vender mais.