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Dicas e Histórias de Sucesso

7 dicas para melhorar seu atendimento com o cliente

Em passagem por Goiânia (GO), o especialista Bruno Ávila apontou os principais erros que podem fazer você perder vendas
Publicado por Equipe Cielo

Qual é a sua sensação quando precisa esperar para tirar uma dúvida, para pagar pelas compras ou para trocar um produto? Lembre-se: as pessoas se sentem ofendidas se não são bem recepcionadas. O especialista em marketing digital Bruno Ávila, durante a passagem do projeto Cielo na Estrada em Goiânia (GO), explicou “Tudo o que você não deve fazer na hora de atender“. Confira a seguir as melhores dicas apresentadas por ele .

 

1-  Mostre interesse pelo cliente

“Um dos erros básicos é atender as pessoas com uma cara desanimada ou mostrando-se desinteressado. Elas sairão da sua loja só por não se sentirem bem”, explica Bruno Ávila, reforçando que os consumidores compram com base na emoção. “A gente percebe quando é atendido por alguém que gosta do trabalho. Se a pessoa se propõe a atender pessoas, precisa gostar disso; afinal, a equipe é a cara da loja e deve causar boa impressão para que os consumidores se sintam à vontade no ambiente”, destaca.

2-  Aproveite boas oportunidades

A Apple faz questão de contratar vendedores que são apaixonados pela marca. “Mire-se nesse exemplo, porque essas pessoas serão capazes de criar minutos mágicos, explicando com paixão e cuidado aquilo que estão vendendo. Nesse curto tempo, o cliente passa por uma experiência de descoberta, encantamento e aprofundamento do produto apresentado por um vendedor, que conhece bem o produto e compartilha a experiência como usuário”, ressalta o especialista. Bruno afirma ainda que “o bacana de o consumidor vivenciar a marca dessa forma é que você, lojista, pode não só fidelizar o cliente, como também transformá-lo em um advogado da marca. Esse cara vai recomendar os serviços e produtos da sua loja quando alguém pedir uma indicação”, frisa.

3- Trabalhe nos bastidores

Seu cliente não precisa saber o que acontece nos fundos da loja ou os problemas pelos quais o seu negócio passa no dia a dia e, em hipótese nenhuma, transfira esse problema ao cliente. “Imagine que uma pessoa queira comprar uma pizza. Ela não quer saber onde você comprou os ingredientes ou quem vai preparar o prato dela. Ela só quer saber se vai ter o pedido atendido”, ressalta o palestrante.

4- Entregue uma experiência inesperada

Lembre-se do esperado, do desejado e do inesperado. Se quer vender mais, é preciso entregar uma experiência da marca. Por exemplo: se você tem uma loja de vinhos, permita que o cliente experimente alguns rótulos que estão com desconto – esse é um investimento baixo que pode trazer muito retorno. Pense também em oferecer pacotes de serviço, como uma cesta de pães e queijos. Com isso, o cliente sai da sua loja com tudo do que ele precisava e não sabia – e você aumenta o ticket médio das vendas”, explica.

5-  Escute seus clientes

Você precisa ouvir as reclamações das pessoas que consomem seus produtos. Se isso não acontecer, seu cliente ficará irritado e vai procurar outros meios, como as redes sociais, para ser ouvido. “Se você escutá-lo, terá a oportunidade de se desculpar pelo inconveniente causado, oferecer uma solução e aprimorar seu serviço”, sugere o palestrante.

6- Confie na equipe

Quando não se dá autonomia para o funcionário tomar decisões, criam-se gargalos na operação do negócio. Isso porque ele precisa sempre esperar por alguém para resolver questões básicas”, informa o especialista. É melhor para todo o atendimento que ele seja treinado a tomar decisões sozinho e, depois, reporte-se a você ou ao gerente da loja. “Dessa forma, você agiliza o atendimento e o seu cliente sai com a sensação de ter economizado tempo”, completa.

7- Investir em colaboradores

Em vez de colocar um robô falando no automático com seus clientes, seja no telefone, seja nos canais digitais, invista em pessoas. “Os clientes querem ser atendidos por pessoas com coração, que vão se sensibilizar e criar empatia na hora de resolver quaisquer problemas que esse cliente tenha”, alerta. Se você faz esforço para humanizar os serviços, as pessoas vão valorizar o gesto. Isso faz uma enorme diferença em um mundo cada vez mais robotizado.

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