ICVA: efeito Black Friday não supera inflação e Varejo recua 1,7% em novembro

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que, apesar da alta nominal de 2,1%, o Varejo brasileiro registrou retração real de 1,7% em novembro de 2025, já descontada a inflação. Foi o sexto mês consecutivo de desempenho negativo em termos reais.
Mesmo com as vendas recordes da Black Friday, os efeitos da alta de preços e a desaceleração em diversos segmentos impediram uma recuperação mais robusta.
Em termos nominais:
- E-commerce cresceu 7,4%, consolidando-se como protagonista das grandes datas promocionais.
- Lojas físicas avançaram apenas 0,5%, refletindo um consumidor mais cauteloso no ponto de venda.
O mês também foi impactado por um efeito de calendário: novembro teve um domingo a mais, substituindo uma sexta-feira — dia tradicionalmente forte para o comércio físico.
Inflação pressiona consumo
O IPCA-15 registrou alta de 0,20% em novembro, puxado pelo grupo de Serviços (+0,66%). Em 12 meses, a inflação acumula 4,5%, no limite da meta brasileira.
Itens que mais pesaram no orçamento:
- Passagens aéreas: +11,87%
- Hospedagem: +4,18%
- Combustíveis: -0,46% (queda ajudou a aliviar parte da pressão)
Desempenho por macrossetores
- Serviços: -2,8% (queda em Turismo & Transporte e Bares & Restaurantes)
- Bens Não Duráveis: -0,2% (Drogarias & Farmácias suavizaram perdas)
- Bens Duráveis e Semiduráveis: -4,0% (Vesturário & Artigos Esportivos lideraram retração)
Desempenho regional (deflacionado com ajuste de calendário)
- Sudeste: -0,5%
- Nordeste: -0,9%
- Sul: -1,0%
- Centro-Oeste: -2,5%
- Norte: -4,3%
Em termos nominais, todas as regiões cresceram, com destaque para o Sul (+3,5%) e Sudeste (+3,2%).
“Novembro reforçou o e-commerce no varejo brasileiro. A Black Friday foi um marco, garantindo crescimento expressivo nas vendas online e sustentando o desempenho do setor em um mês desafiador”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Negócios da Cielo.
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
Veja também:

Aqui no Blog da Cielo, oferecemos análises e orientações sobre os principais temas que impactam o varejo e os meios de pagamento: tecnologia, segurança digital, eficiência nas transações com maquininhas, tendências de consumo e novas soluções para o empreendedor.