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Índice ICVA

ICVA mostra alta de 5,3% no comércio local no período do Rio Gastronomia 2025

Resultado foi impulsionado pelos setores de hotéis e restaurantes e do comércio de rua. Cartão de crédito foi o meio de pagamento mais utilizado.
Publicado por Equipe Cielo

empreendedora confere dados do ICVA em um tablet. Sobre fundo azul, temos ícones que representam análise de dados e gráficos, onde se lê também ICVA Cielo em texto escrito na cor branca

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que o Rio Gastronomia 2025 deixou sua marca não apenas no paladar, mas também na economia da cidade, impulsionando um crescimento de 5,3% no varejo carioca durante o período do festival.

Ao todo, foram 12 dias de evento, distribuídos durante três semanas de agosto. O resultado considera comparação do varejo com o mesmo período em 2024.

O desempenho positivo do comércio foi influenciado especialmente pelos setores de hotéis e restaurantes, além do comércio de rua, que apresentou desempenho superior ao dos shoppings.

Recreação & Lazer é destaque entre setores

A movimentação reflete o impacto positivo do festival para diferentes segmentos da cadeia econômica local – do turismo à alimentação.

Entre os setores, destaque para Recreação & Lazer, com alta de 9,5%.

O segmento de Hotéis vem logo em seguida, registrando aumento de de 7,1% no faturamento.

Já os Restaurantes cresceram 2,2% no comparativo com os mesmos três últimos de semana de agosto do ano passado.

O comércio de rua teve alta de 5,7% no faturamento no período.

Dados da Cielo mostram perfil do público no Rio Gastronomia 2025

A movimentação comercial registrada pela Cielo como adquirente oficial do Rio Gastronomia 2025 refletiu o fluxo intenso de consumidores, especialmente entre 19h e 20h, horário de maior atividade, quando foram registradas mais de 60 mil vendas em apenas uma hora.

O público feminino teve uma participação levemente maior em quantidade de vendas (50,2%), porém o público masculino superou no total faturado (52,6%).

Os dados da companhia mostram também que o perfil de consumidores do evento é formado, principalmente, por clientes “gastronômicos”, ou seja, pessoas que gastam para se divertir e se alimentar em restaurantes.

Consumidores que gastam quase exclusivamente em supermercados e que são mais vaidosas e preocupadas com a beleza e moda completam os grupos que mais estiveram presentes no Rio Gastronomia em 2025.

Já em relação às formas de pagamento utilizadas, o consumo foi majoritariamente realizado no crédito à vista, responsável por 59,3% do faturamento, reforçando o perfil bancarizado e conectado do público.

A média renda foi a faixa com maior participação (33,7%), seguida por consumidores de altíssima renda (24,9%), baixa renda (24,4%) e alta renda (17%).

“Nossa participação no Rio Gastronomia vai além do processamento de pagamentos. Estamos comprometidos em impulsionar todo o ecossistema de alimentação, bares e restaurantes – da ponta do balcão ao backoffice. Ao integrar inteligência de dados, tecnologia e experiência do consumidor, queremos gerar valor real para os empreendedores e proporcionar jornadas memoráveis para o público. A Cielo acredita que inovação só faz sentido quando transforma a vida das pessoas e fortalece os negócios locais”. afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

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