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Índice ICVA

ICVA mostra crescimento de 6,3% nas vendas para o Dia das Mães 2025

E-commerce foi destaque, com alta de 11,8%. Já o varejo presencial cresceu 5,7%.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora avalia números do ICVA para o Dia das Mães

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que o faturamento do Varejo no Dia das Mães 2025 cresceu 6,3%. O desempenho se refere às vendas apuradas entre os dias 5 e 11 de maio, frente a período comparável de 2024.

O e-commerce teve alta de 11,8% enquanto o varejo físico cresceu 5,7%.

Todos os segmentos dos chamados setores presenteáveis apresentaram crescimento.

Com aumento de 6,4%, o setor de Vestuário & Artigos Esportivos foi destaque, seguido por Livrarias, Papelarias & Afins (alta de 4%) e Óticas & Joalherias (alta de 3,4%).

Setor de destaque nas vendas do Dia das Mães 2025, de acordo com o ICVA

Outros setores, que se relacionam indiretamente com a data comemorativa, também registraram alta no período analisado, tais como:

  • Recreação & Lazer: alta de 9,1%
  • Drogarias & Farmácias: alta de 8,8%
  • Supermercados & Hipermercados: alta de 6,8%
  • Bares & Restaurantes: alta de 4,7%

“Assim como observado no ano passado, quando as vendas para o Dia das Mães 2024 saltaram 6,8% em relação a 2023, a data comemorativa voltou a apresentar desempenho positivo. É um sinal de sua importância para o Varejo brasileiro”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

“Vestuário & Artigos Esportivos, segmento presenteável de alta correlação com o evento, se recuperou e apresentou um dos resultados mais expressivos”, completa o executivo.

Norte é destaque entre as regiões no Dia das Mães 2025

Levando-se em conta o Varejo físico, as vendas cresceram em todas as regiões em relação ao ano passado.

O Norte registrou alta de 7,6%. Na sequência, aparecem:

  • Sul: alta de 6,2%
  • Sudeste: alta de 5,8%
  • Centro-Oeste: alta de 5%
  • Nordeste: alta de 4,6%

ICVA mostra como foi o desempenho das regiões nas vendas do Dia das Mães

Em todas as unidades federativas o faturamento subiu, com destaque para Amazonas e Minas Gerais, com crescimento de 7,2% e 6,9%, respectivamente.

Na sequência, os estados que tiveram as maiores variações positivas são:

  • Rio Grande do Sul: alta de 6,2%
  • Pará: alta de 6,1%
  • Santa Catarina: alta de 6%
  • São Paulo: alta de 5,7%
  • Rio de Janeiro: alta de 5,5%
  • Distrito Federal: alta de 5,1%

Estados com melhor desempenho nas vendas do Dia das Mães, segundo o ICVA

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

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