ICVA aponta: vendas no Varejo crescem 3,4% no Natal 2024
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas do Varejo no Natal 2024 – apuradas entre os dias 19 e 25 de dezembro deste ano – cresceram 3,4% em relação a igual período do ano passado.
As vendas presenciais cresceram 3,4%.
Já o e-commerce registrou alta de 2,9%.
Os setores que apresentaram as variações mais positivas foram:
- Supermercados & Hipermercados: alta de 6%
- Drogarias & Farmácias: alta de 5,8%
- Óticas & Joalherias: alta de 5,7%
- Turismo & Transporte: alta de 4,1%
- Alimentação – Bares & Restaurantes: alta de 3,9%
- Cosméticos & Higiene Pessoal: alta de 3,3%
- Varejo Alimentício Especializado: alta de 3,2%
O único setor a apresentar variação negativa foi o de Vestuário & Artigos Esportivos, com queda de 0,3%.
Na avaliação de Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o resultado ligeiramente superior do Varejo físico em relação ao e-commerce demonstra a importância das vendas presenciais na data:
“Apesar das vendas pela internet crescerem ano a ano, o Natal ainda preserva uma forte tradição de compras presenciais. O brasileiro gosta de ir às ruas e comparar diferentes produtos nas lojas”, afirma.
Natal 2024: saiba como foi o desempenho do Varejo nas regiões e estados
Levando-se em conta apenas o Varejo presencial, todas as regiões brasileiras registraram crescimento nas vendas. Em primeiro lugar aparece a região Nordeste, com alta de 4,2%.
Em seguida, aparecem:
- Norte: alta de 3,8%
- Sudeste: alta de 3,7%
- Centro-Oeste: alta de 2,5%
- Sul: alta de 2%
Além disso, todas as unidades federativas apresentaram alta no faturamento do Natal 2024.
Os destaques foram:
- Bahia: alta de 6,6%
- Amazonas: alta de 5,6%
- Rio de Janeiro: alta de 5,3%
Na sequência, estão Ceará (alta de 4,3%), Goiás (alta de 4,2%), Pernambuco (alta de 4%), Minas Gerais (alta de 3,7%) e São Paulo (alta de 3,6%).
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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