ICVA: Varejo do Rio Grande do Sul cresce 2% puxado por mercados e farmácias; capital tem queda de 31,1%
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que o Varejo do Rio Grande do Sul reagiu na segunda semana de enchentes e cresceu 2% entre os dias 6 e 12 de maio. O resultado considera a comparação com período similar de 2023.
Na primeira semana do desastre, o comércio no estado havia apresentado queda de 15,7% nas vendas.
O resultado foi alavancado pelo consumo nos segmentos de:
- Supermercados & Hipermercados: alta de 28,2%
- Drogarias & Farmácias: alta de 14,1%
- Postos de Combustíveis: alta de 3,8%
Por outro lado, outros setores do Varejo gaúcho apresentaram retração significativa, tais como:
- Óticas & Joalherias: queda de 66,2%
- Estética: queda de 52,7%
- Turismo: queda de 48,9%
- Bares & Restaurantes: queda de 46,2%.
“O resultado positivo se deve ao desempenho de setores que contêm itens de primeira necessidade como água, alimentos, medicamentos e produtos de higiene pessoal. Estes artigos estão sendo muito buscados pela população atingida neste momento, e essa procura compensou a queda de outros setores”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
Na capital Porto Alegre, faturamento do comércio se mantém em queda
Já na capital do Rio Grande do Sul, o cenário do Varejo é diferente. Profundamente afetado pela cheia das águas, o comércio de Porto Alegre teve queda de 31,1% no faturamento no período analisado.
Os principais responsáveis pela retração foram os setores de:
- Óticas & Joalherias: queda de 84%
- Estética: queda de 80,2%
- Bares & Restaurantes: queda de 57,4%
- Turismo: queda de 47,5%
Assim como no restante do estado, Farmácias e Postos de Combustíveis apresentaram alta de 17,6% e 6,4%, respectivamente.
No entanto, o desempenho destes segmentos não foi suficiente para estancar a queda acentuada de outros setores.
Supermercados & Hipermercados, que se destacaram no estado, apresentaram queda de 1% na capital.
“Informações dão conta de que as enchentes em Porto Alegre são ainda mais danosas à rotina do que em outros lugares. Isso deve ter se refletido no fechamento de boa parte do comércio. Assim, foi registrada uma retração ainda maior do que a média do estado”, diz Alves.
Ações de apoio realizadas pela Cielo
Atenta ao sofrimento causados pelas enchentes, a Cielo está adotando medidas voltadas para comunidades, clientes e colaboradores atingidas pela calamidade.
Dentre elas, estão:
- A isenção do aluguel de máquinas aos clientes da companhia no Rio Grande do Sul por três meses;
- Condições especiais para antecipação de recebíveis;
- Apoio psicológico;
- Suspensão temporária de cobranças;
- Troca de equipamentos de forma agilizada assim que as condições forem reestabelecidas.
Arrecadação de doações
Além disso, a companhia destinará recursos a pessoas atingidas por meio do Fundo de Impacto Social, criado recentemente pela companhia e pela ação conjunta com a Fundação Banco do Brasil.
As doações serão utilizadas na compra de alimentos, água, medicamentos, colchões, itens de higiene, artigos de limpeza e materiais para recuperação das casas atingidas.
Participe e faça sua doação!
Banco do Brasil (001)
Agência – 3132-1
Conta – 500.000-9
Chave Pix – sustentabilidade@cielo.com.br
Integrantes do Time Cielo no Rio Grande do Sul
Para integrantes do Time Cielo, a companhia disponibiliza a opção de antecipar salário a quem tiver interesse.
A Cielo também oferece apoio psicológico e acompanhamento intensificado da equipe de medicina do trabalho.
Adicionalmente, há monitoramento em tempo real da condição de moradia e da localização de colaboradoras e colaboradores.
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