A 20ª edição da Autocom, o principal evento de automação da América Latina, reúne, até o dia 5, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte (São Paulo), os maiores fabricantes de hardware e periféricos, software houses, suprimentos e canais de distribuição que agregam as melhores soluções para as vendas e o comércio. Selecionamos cinco inovações para você ficar de olho ao visitar a feira.
Revolução do varejo
Um dos destaques do evento é a Cielo Lio. No estande da Cielo, os visitantes podem acompanhar toda a experiência dessa nova solução que promete revolucionar o varejo brasileiro. Mais que uma máquina de pagamento, a Cielo Lio vai simplificar o dia dia de um negócio, melhorando os processos de venda e gestão. Com ela, é possível fechar vendas em qualquer ponto da sua loja, emitir notas fiscais, controlar o estoque e fazer o fechamento do caixa de forma muito mais ágil.
Um das tecnologias que podem ser usados por meio da Cielo Lio foi desenvolvido pela Cerrado Tecnologia e tem como objetivo reduzir fraudes na hora do pagamento em postos de combustíveis. Como funciona? O valor gasto para encher o tanque do carro aparece automaticamente na Cielo Lio e o motorista paga na hora, sem transtornos. “O cliente não desce do carro nem o frentista vira as costas para ele”, diz Tasso Teixeira, diretor técnico da Cerrado.
Outro exemplo de aplicação da Cielo Lio foi para o setor de restaurantes. A Cielo Lio pode emitir o pedido diretamente para a cozinha. Não é mais preciso fazer as anotações em bloquinhos de papel. O pedido vai direto para a cozinha, reduzindo etapas de atendimento e acabando com o vaivém desnecessário de garçons.
Já para os donos de baladas e casas de show, foi exibida a ferramenta Ingresse. Ele facilita a compra, a venda e o envio de ingressos por meio do aplicativo Backstage, acessado pela Cielo Lio. O dispositivo permite, por exemplo, pagar presencialmente com cartão e, caso seja necessário, imprimir o ingresso na hora.
Pagamentos com pulseira
A catarinense ATAR desenvolveu uma pulseira que permite ao usuário andar sem dinheiro ou cartões de crédito ou débito no bolso e, mesmo assim, fazer pagamentos. Basta encostar a ATAR band, nome dado à pulseira, em máquinas da Cielo, por exemplo, com o sistema contactless desbloqueado, e efetuar a compra sem o uso de senhas. Para usar a pulseira, vendida por R$ 299, é preciso carregar antes seu aplicativo com o saldo desejado. “O Brasil é hoje o país que mais possui máquinas com o sistema contacless no mundo”, diz Orlando Purim Junior, diretor executivo da ATAR. Sua iniciativa pode ser conferida até quinta (5) na Inova Autocom, um espaço da feira dedicado às startups.
Supermercados digitais
As etiquetas de papel que marcam os preços dos produtos muitas vezes estão desatualizadas e geram confusão na hora de pagar a conta. O problema pode estar com os dias contados. Desenvolvidas pela Seal, etiquetas eletrônicas já começaram a ser usadas no país. Com um controle remoto, o funcionário do supermercado consegue trocar o valor de uma mercadoria em um painel nas gôndolas. “Já estão sendo usadas pelo país 1,5 milhão dessas etiquetas”, diz Camila Gomes, gerente de negócios da Seal. O produto está em exposição na Retail Experience, uma loja modelo dividida em três estandes diferentes (restaurante, moda e supermercado), que reúne soluções para facilitar os negócios e beneficiar os consumidores. No setor de supermercados, por exemplo, há ainda o uso da realidade aumentada, em que é possível fotografar produtos e optar pela compra on-line diretamente do celular.
Fidelizar o cliente
Como fazer com que o cliente volte à sua loja depois da primeira compra? E como conhecer seu perfil e seus hábitos apenas com informações de pagamento? A Collact desenvolve para empresas um sistema de fidelidade com pontos e brindes para que o cliente retorne à loja. Ele já é usado em lojas como o Bar do Urso, da cerveja Colorado. Após a primeira compra, o cliente preenche dados num tablet e recebe um e-mail com o aviso de que está sendo esperado de volta com um chope de cortesia. Ele pode ir marcando pontos que serão trocados por produtos. Além de permitir um maior controle das vendas, o sistema fornece dados sobre o perfil do consumidor, como gênero, locais e horários mais utilizados.
SERVIÇO
Quando: de 3 a 5 de abril, das 10h às 18h
Onde: Expo Center Norte, Pavilhão Amarelo (avenida Otto Baumgart, 1.000, Vila Guilherme, SP)
Idade mínima: 16 anos
Feira restrita a profissionais do setor
Permitida a entrada de estudantes de áreas relacionadas