Você está em:

Sala de Imprensa

WhatsApp lança serviço de pagamentos para pequenas empresas no Brasil

Empresas poderão receber pagamentos de clientes no aplicativo WhatsApp Business conectando com um dos adquirentes disponíveis: Cielo, Mercado Pago e Rede
Publicado por Comunicação Cielo

São Paulo, 11 de abril de 2023 – Hoje, Mark Zuckerberg anunciou que o WhatsApp está lançando o serviço de pagamentos de pessoas para pequenas empresas no Brasil. O novo recurso permitirá uma jornada de compra completa no aplicativo de mensagens, sem que o consumidor precise sair da conversa. Hoje, já é possível encontrar um negócio, trocar informações e fechar uma compra, tudo diretamente no WhatsApp – e o pagamento será a etapa final desse ciclo comercial.

O novo serviço tornará simples e rápido o pagamento a uma pequena empresa, sem a necessidade da geração de links externos para cobrança por cartão, abertura de outros aplicativos ou pagamento em dinheiro. Os consumidores poderão usar cartões de débito, crédito e pré-pagos das bandeiras Mastercard e Visa, emitidos pelos bancos e instituições financeiras participantes. Uma vez inseridos os dados do cartão, que são armazenados de forma segura, os consumidores podem finalizar as transações com rapidez diretamente no chat. As empresas, por sua vez, devem utilizar o aplicativo WhatsApp Business, uma ferramenta gratuita com funcionalidades valiosas para os pequenos negócios, como catálogo e mensagens automáticas, além de ter uma conta vinculada a um dos adquirentes participantes – Cielo, Mercado Pago e Rede. A funcionalidade se soma ao recurso que o WhatsApp já oferece para transferência de dinheiro entre pessoas no aplicativo.

“Estamos muito animados com o serviço que começamos a oferecer hoje aos consumidores e pequenos negócios brasileiros. Sabemos que trazer pagamentos com praticidade e segurança para os nossos milhões de usuários melhorará a experiência de compra que eles já têm no WhatsApp, e principalmente ajudará as pequenas empresas a aumentarem suas vendas e impulsionar a economia do nosso país. Trabalhamos lado a lado com os nossos parceiros – bandeiras, adquirentes e bancos – para oferecer um recurso simples e seguro que completará a jornada de compra dentro do WhatsApp”, celebra Guilherme Horn, head do WhatsApp na América Latina.

Plataforma Aberta

O serviço de pagamentos para empresas no WhatsApp, autorizado no início de março pelo Banco Central, foi desenvolvido como uma plataforma aberta à participação de diversos adquirentes e emissores brasileiros, a partir dos arranjos de pagamento instituídos por Mastercard e Visa.

“O lançamento da solução de pagamento de pessoas físicas e jurídicas para pequenas empresas no WhatsApp é um momento histórico para a nossa indústria. Além de oferecer mais uma opção de pagamento para os consumidores e pequenos negócios, que ganham em praticidade e segurança – com 100% das transações tokenizadas – ela também será uma importante ferramenta de inclusão digital para milhares de micro e pequenos empreendedores brasileiros, que poderão se beneficiar de toda a nossa infraestrutura global de pagamentos na palma de suas mãos”, diz Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil.

“O serviço de pagamentos no WhatsApp nos permite impulsionar o crescimento de pequenas e médias empresas brasileiras, oferecendo uma experiência ágil para o recebimento de suas vendas”, explica Nuno Lopes Alves, country manager da Visa. “A Visa está oferecendo inovação e tecnologia de ponta para que as transações no WhatsApp para empresas ocorram com segurança e praticidade tanto para consumidores quanto para os estabelecimentos comerciais”, complementa o executivo.

Os adquirentes Cielo, Mercado Pago e Rede já estão prontos para conectar seus clientes ao serviço no WhatsApp, seguindo a disponibilidade gradual do recurso. Outros adquirentes que já estão em fase de testes também estarão disponíveis no serviço em breve.

“Há muitos anos o WhatsApp e a Cielo fazem parte do dia a dia dos brasileiros. A novidade anunciada torna essa presença ainda mais forte por simplificar e impulsionar negócios com uma nova jornada de pagamentos para o varejo. Ao participar deste momento histórico, a Cielo celebra, mais uma vez, uma parceria potente, que une experiência, robustez, praticidade e segurança para fomentar evoluções tecnológicas e modernização das experiências de compra e venda. Estamos certos de que os pagamentos pelo WhatsApp vão estimular os negócios dos nossos clientes e fortalecer a economia”, diz Estanislau Bassols, CEO da Cielo.

“A nossa parceria entrega aos vendedores uma nova forma de processar pagamentos permitindo ampliar suas vendas, receber o dinheiro na hora e oferecer uma experiência melhor e segura ao cliente. No nosso negócio, o usuário está no centro das decisões, tendo acesso a um banco digital simples e acessível. Nos motiva saber que estamos somando a força de alcance do Whatsapp a um dos maiores ecossistemas de comércio e serviços financeiros do País”, diz Tulio Oliveira, SVP e Country Manager do Mercado Pago no Brasil.

“Estamos muito animados em fazer parte desse lançamento, que irá facilitar a vida de empreendedores e clientes e potencializar negócios. Os últimos anos foram de muita transformação no setor financeiro; a digitalização deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser questão de sobrevivência para muitas empresas. A Rede tem trabalhado fortemente nesse sentido, com uma plataforma multisserviços voltada para parcerias estratégicas, aliado a um histórico de compromisso com a segurança de nossos clientes. Nesse sentido, o pagamento por WhatsApp traz uma simplicidade poderosa, o que é bom para lojistas e consumidores, sem abrir mão da segurança e da praticidade que os clientes esperam”, afirma Angelo Russomanno, diretor da Rede Itaú.

Já os bancos e instituições financeiras participantes, cujos cartões de débito, crédito e pré-pagos poderão ser utilizados pelos usuários no serviço de pagamentos no WhatsApp são: Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, CAIXA, Inter, Mercado Pago, Neon, Next, Nubank, Santander, Sicoob e Sicredi. Os cartões Itaú passarão a ser aceitos em breve.

Como funciona

A partir de hoje, os consumidores que estejam com seu WhatsApp atualizado já podem fazer pagamentos para as empresas que tiverem habilitado o serviço. O roll-out para as empresas, por sua vez, acontecerá aos poucos e deve levar alguns meses para estar completo.

Usuários e consumidores

O usuário precisará adicionar um cartão de débito, crédito ou pré-pago compatível para fazer pagamentos para empresas no WhatsApp.

  • Comece abrindo o WhatsApp (ou o aplicativo WhatsApp Business) e navegando até a página inicial de “Pagamentos” tocando em “⋮” no Android ou “Configurações” no iOS e depois em “Pagamentos” (ou “Pagamentos pessoais” no WhatsApp Business).
  • Para criar uma conta, toque em “Adicionar forma de pagamento”.
  • Crie um PIN de pagamento; você o usará para confirmar seu pagamento todas as vezes, para que seus pagamentos estejam sob seu controle com segurança. Se compatível com seu sistema operacional, você também pode definir sua impressão digital ou reconhecimento facial como um método alternativo para autorizar seu pagamento.
  • Insira seus dados (por exemplo, nome completo, CPF, CEP) para verificarmos sua identidade.
  • Para adicionar seu cartão de débito, crédito, múltiplo ou pré-pago, insira as informações do cartão e verifique-as por mensagem de texto, e-mail ou aplicativo do banco. Uma vez verificado, você pode usá-lo para fazer pagamentos.
  • Você pode pagar empresas que já estejam habilitadas para receber pagamentos no WhatsApp. Para isso, você receberá um pedido da empresa com os produtos escolhidos. Toque em “Revisar e pagar” para revisar os detalhes da solicitação. Para pagar, toque em “Proceder ao pagamento” e escolha o seu método de pagamento. Confirme o cartão com o qual deseja pagar e insira seu PIN ou biometria para enviar seu pagamento – tudo sem sair da conversa. Você pode ver o status do pagamento diretamente no chat ou na página inicial “Pagamentos”.

Pequenas empresas

Usando a versão atualizada do WhatsApp Business, a empresa precisará vincular uma conta de um dos adquirentes compatíveis para aceitar pagamentos de clientes com cartão de crédito, débito e pré-pago.

  • Comece abrindo o aplicativo WhatsApp Business e navegando até a página “Pedidos” tocando em “⋮” no Android ou “Configurações” no iOS e depois em “Pedidos”.
  • Para aceitar pagamentos com cartão para os pedidos de seus clientes, toque em “Aceitar cartões de crédito e débito” na seção “Formas de pagamento”.
  • Vincule sua conta no adquirente selecionando o parceiro com o qual deseja processar seus pagamentos. Se você ainda não tiver uma conta com um adquirente compatível, precisará criar uma primeiro.
  • Para concluir o processo de vinculação, insira o e-mail ou ID associado à sua conta no adquirente e você receberá um código de confirmação nos métodos de contato associados à sua conta. Insira este código e revise/confirme as informações (por exemplo, nome da empresa, nome do proprietário, conta) associadas ao adquirente para concluir o processo de vinculação.
  • Dependendo do adquirente, pode levar alguns dias para que sua conta esteja vinculada e pronta para aceitar pagamentos. Se você tiver algum problema ao vincular sua conta, entre em contato com seu adquirente.
  • Os clientes podem enviar mensagens sobre os itens do catálogo ou enviar um carrinho com os itens nos quais estão interessados. Você pode, então, criar um pedido com os itens do catálogo para que eles paguem.
  • Você pode gerenciar todos os pedidos de seus clientes e ver os status de pagamento em tempo real dentro do aplicativo WhatsApp Business e emitir reembolsos por meio do painel de controle do seu adquirente.

Segurança e suporte

Assim como todas as funcionalidades do WhatsApp, o serviço de pagamentos foi desenvolvido para ser seguro. Os números dos cartões são criptografados e armazenados de forma segura, e as pessoas devem criar um PIN de pagamento, que será exigido para cada transação. Os usuários do WhatsApp contam com suporte em tempo real para o serviço de pagamentos, que pode ser acessado das 8h às 17h (horário de Brasília) diretamente no WhatsApp. As pessoas também podem acessar a seção Ajuda em www.whatsapp.com para mais informações e perguntas frequentes. Já as empresas terão acesso ao suporte fornecido por seu adquirente por meio dos canais já conhecidos por elas. Além disso, as empresas também podem visitar a seção Ajuda em www.business.whatsapp.com.

Comunicação Corporativa | comunicacaocorporativa@cielo.com.br

Mídia Kit Cielo

Acesse nossos materiais de marca para apoio de conteúdos visuais. Encontre logos, imagens, guias e muito mais.
Confira aqui

Matérias mais recentes

Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288