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Vendas no Varejo crescem 1,0% em outubro, de acordo com o ICVA

É o décimo segundo mês seguido de alta, puxado por segmentos como Postos de Combustíveis, Supermercado e Hipermercados e Bares e Restaurantes
Publicado por Comunicação Cielo

As vendas no Varejo em outubro de 2022 cresceram 1,0%, descontada a inflação, em comparação com igual mês de 2021. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apresentou alta de 10,5%.

De forma geral, efeitos de calendário prejudicaram o índice. Houve uma sexta-feira, dia em que as vendas costumam ser mais intensas, a menos e uma segunda-feira, data em que o comércio está menos aquecido, a mais que em outubro de 2021. Além disso, foram realizadas eleições em dois domingos ao longo do mês, o que também atrapalhou o comércio levemente. No entanto, o feriado do Dia das Crianças ter caído numa quarta-feira – diferente do ano passado, quando caiu numa terça-feira e esticou o feriadão – tornou o cenário um pouco mais favorável.

Na avaliação de Felipe Baran, Head de Inteligência da Cielo, o comércio continua em recuperação. “É o décimo segundo mês consecutivo de alta nas vendas. Segmentos como postos de gasolina, que haviam desacelerado em setembro, voltaram a evoluir e contribuíram para o resultado positivo”, afirma. “A Black Friday, a ser realizada no fim de novembro, pode ajudar na recuperação do macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis, que apareceu negativo nos últimos cinco meses na visão deflacionada. Isso porque a data costuma favorecer as vendas nos segmentos de Móveis, Eletro e Departamento e de Vestuário”.

Inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, apontou alta de 6,47% no acumulado dos últimos 12 meses, com alta de 0,59% em outubro. O preço dos alimentos foi o que mais impactou o índice. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 9,37% em outubro, desacelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.

Setores

Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, os macrossetores de Bens Não Duráveis e Serviços registraram crescimento em relação a outubro de 2021. Já Bens Duráveis e Semiduráveis sofreu queda.
O destaque no macrossetor de Bens Não Duráveis foi Postos de Gasolina.
No macrossetor de Serviços, um dos segmentos que mais colaboraram para a alta foi Bares e Restaurantes.
Já o macrossetor de Bens Duráveis, que desacelerou, foi impactado negativamente pelo segmento de Materiais de Construção.

Regiões

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, todas as regiões apresentaram crescimento em relação a outubro do ano passado. A região Norte registrou alta de 4,7%, seguida da região Nordeste (+2,9%), Sul (+2,6%), Sudeste (+1,7%) e Centro-Oeste (+1,5%).
Segundo o ICVA nominal com ajuste de calendário na comparação com outubro de 2021, as vendas na região Sudeste cresceram 12,3%, seguida da região Sul (+11,8%), Nordeste (+11,5%), Norte (+11,5%) e Centro-Oeste (+9,6%).

Sobre o ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como é calculado

A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

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