Quando a transação não acontece, bate aquele desespero. Mas antes de se preocupar, você precisa entender qual é a fonte do problema
A gente sabe que o momento mais esperado de uma venda é a hora do pagamento. Afinal, todos querem receber pelo serviço prestado, ou pelo produto fornecido, não é mesmo?
Por isso, trabalhamos para que você tenha os nossos serviços disponíveis a qualquer momento. Nosso objetivo é oferecer excelência para as suas transações e ajudá-lo quando surge alguma dúvida. E sabemos que se o cartão do cliente não passa, dúvidas não faltam. Afinal, por que o equipamento não fez a leitura do cartão?
As falhas de leitura podem acontecer e precisamos estar preparados para lidar com elas. Antes de mais nada, tenha em mente que não é momento para desespero, mas sim para uma solução rápida.
Como já falamos em outro conteúdo, inserir papéis no leitor da sua máquina não é uma solução. Hoje, você vai conhecer algumas possíveis causas que podem facilitar na identificação do problema de leitura. Confira abaixo!
Leitor do POS sem segredos
Quando a leitura do cartão falha, as mensagens podem ser “cartão com erro” ou “cartão mal inserido”. Quando isso acontece, é necessário identificar o problema e avaliar a melhor forma de solucioná-lo.
Existem alguns testes que você pode fazer para encontrar possíveis causas da falha:
- Posição do cartão: quando o cartão é inserido em posição invertida no leitor, a leitura não acontece. Por isso, sempre que ocorrer uma falha, comece conferindo se ele foi inserido corretamente;
- Problema no cartão: alguns cartões não se encaixam nos padrões básicos para que sejam lidos corretamente. Se esse for o caso, a seguir daremos algumas possibilidades para resolver;
- Teste da leitora: realize a Função 86 com um cartão diferente do que apresentou erro. Dessa forma, você ficará sabendo se o problema está no leitor ou no cartão utilizado.
Fique atento: o teste da leitora deve ser realizado com mais de um cartão. Se o erro for exclusivo de um cartão, possivelmente a falha está na sua emissão. Por outro lado, se mais de um cartão apresentar falha na leitura, pode ser que seja necessário substituir sua máquina.
Já sei qual é o problema!
Se você já identificou o problema, não se desespere: isso já é parte da jornada para a solução.
Se o problema estiver no cartão do seu cliente, você pode inseri-lo com mais firmeza ou utilizar um suporte. Mas este suporte deve ter algumas características, que você confere aqui mesmo, no blog da Cielo.
Por outro lado, se você identificou que o problema está na sua máquina, deve solicitar suporte. Após avaliação técnica, sua máquina poderá ou não ser substituída.
Sabendo como proceder quando a leitura do cartão falha, o dia a dia do seu negócio pode ficar mais simples. Com os testes adequados, você aumenta a vida útil da sua máquina e não perde tempo.
Mas se você ficou com alguma dúvida, é só entrar em contato com os canais de atendimento da Cielo. Estamos com você para tudo o que precisar!