Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Retomada do comércio: cuidado redobrado

Publicado por Equipe Cielo

A reabertura do comércio traz novas perspectivas para os negócios, mas isso não quer dizer que podemos descuidar da prevenção
 
Após meses de portas fechadas, alguns estabelecimentos começam a reabrir suas portas. Mas isso acontece em um novo contexto, um “novo normal” ao qual é necessário se adaptar.
Mais do que o atendimento, os empreendedores se veem desafiados a reajustar toda a sua estrutura. Desde a organização do ambiente até os cuidados com limpeza e higiene, surge o imperativo da readequação.
Mas esse processo nem sempre é fácil, já que envolve a rotina do negócio e pode gerar custos. É necessário conscientizar funcionários e clientes quanto a importância das medidas adotadas, pilares essenciais para preservar a saúde de todos. Mais do que nunca, a empatia deve ser a base de todas as relações.
Sabemos que o período de fechamento do comércio não foi fácil, e todos anseiam por retomar suas atividades. Por isso, queremos tornar esse momento mais simples e, principalmente, seguro. Afinal, seu bem-estar é nossa prioridade.
Para te ajudar, fizemos um compilado de informações que você precisa saber para reduzir o risco de contágio pelo coronavírus. A seguir, confira como a doença é transmitida e quais medidas adotar para preservar sua saúde, de funcionários e clientes.

Afinal, como o covid-19 é transmitido?

 
Antes de se informar sobre prevenção, você precisa entender como essa doença é transmitida.
De maneira geral, a contaminação acontece quando o vírus entra em contato com as mucosas dos olhos, nariz e boca. Ou seja, uma pessoa pode transmitir a doença por meio de gotículas de saliva ao tossir, espirrar ou falar sem a proteção adequada. Daí a necessidade de manter uma distância mínima de 1 metro.
Além disso, a ato de tocar os olhos, nariz e boca é tão comum que quase sempre realizamos de forma automática. O problema é que o contato com superfícies contaminadas pelo vírus também oferece altos riscos. E quantas vezes ao dia tocamos objetos sem sequer nos dar conta, e sem higienizar as mãos logo depois?
Em meio a tantas formas de contaminação, todos os cuidados devem ser observados com atenção. E a gente te ajuda com isso!

Cuidados básicos

 
As principais formas de prevenção da doença residem em pequenas ações, que podem ter grandes resultados.
O uso de máscaras como medida básica para evitar a contaminação não é segredo para ninguém. Mas vale uma ressalva: se uma pessoa estiver de máscara e a outra não, o risco de contaminação permanece alto. Dessa forma, é necessário garantir que todos os seus funcionários utilizem essa proteção.
Além disso, a higiene é essencial, tanto de funcionários e clientes, quanto do ambiente. Sendo assim, vale disponibilizar sabonete líquido para lavagem das mãos e papel toalha para secagem. Mas não se preocupe: se não for possível atender seus clientes nesse formato, o álcool gel 70% dá conta do recado.
Pensando no ambiente, é necessário manter tanto seu estabelecimento quanto as ferramentas de trabalho higienizadas ao longo do dia. Para o ambiente físico, a higienização pode ser feita com desinfetante. Já balcões e utensílios podem ser limpos com álcool 70% ou uma solução de hipoclorito de sódio 2%.
Por fim, evitar o contato físico ainda é essencial. Sabemos que sempre tem aquele cliente que gosta de apertar as mãos quando chega para comprar seu produto. Mas que tal trocar o aperto de mãos por um aceno caloroso? Isso demonstra que você está preocupado com a saúde dele também!

Não para por aí

 
Além das medidas básicas adotadas na prevenção do covid-19, você ainda pode reduzir as chances de contaminação por meio de ações de conscientização voltadas para funcionários e para clientes.
Pensando nos funcionários, vale reforçar a importância de higienizar as mãos e manter uma distância mínima de 1 metro entre si. Lembre-os sempre sobre a periodicidade da troca de máscaras e mantenha áreas de convivência ventiladas.
Já com os clientes, a situação é um pouco diferente. As orientações sobre prevenção podem ser fixadas em locais estratégicos do seu estabelecimento. Incentive o uso de cartões, para evitar a circulação de cédulas que já passaram pelas mãos de diversas pessoas.
É importante demarcar áreas de filas com o distanciamento adequado e, no caso de restaurantes, manter mesas afastadas. Melhor ainda se elas forem acomodadas ao ar livre.
Ainda pensando no ramo de alimentação, os autosserviços só poderão ser adotados para produtos embalados previamente. Além disso, sabemos que degustações são muito bem-vindas para divulgar produtos. Mas neste momento, não vale a pena correr o risco, não é mesmo?
Com os cuidados necessários, logo poderemos retomar 100% das atividades e trilhar uma jornada de sucesso. Com todos os aprendizados que tivemos no período de pandemia, muitas coisas irão mudar e apostamos que será para melhor. E não se esqueça: a Cielo é sua parceira para vencer nesta jornada!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288