Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Mercado Digital: como surfar essa onda

Publicado por Equipe Cielo

A covid-19 despertou o mercado para a urgência de uma rápida evolução digital, e a utilização da tecnologia vem se intensificando cada vez mais

 
A importância dos ambientes digitais não é segredo para ninguém, e vem se intensificando nos últimos anos. Mas a chegada da covid-19 e a emergência do isolamento social como forma de retardar o contágio pela doença geraram demandas inesperadas nos mais diversos setores da economia, levando a adoção de soluções que permitiram a continuidade dos negócios e podem representar uma oportunidade de crescimento.
Mais do que isso, surgiram novas tecnologias que dão continuidade das interações, a divulgação de produtos e serviços, a realização de vendas e a efetivação dos pagamentos.
Tudo isso foi impulsionado por conteúdos voltados para empreendedorismo, que buscaram subsidiar a transformação digital dos negócios por meio de conteúdos, desde as famosas lives, que vem ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais, até podcasts sobre empreendedorismo.
Existem incontáveis soluções que podem impulsionar o crescimento do mercado. Apresentar todas elas, seria impossível. Mas vale a pena conhecer alguns segmentos que crescem exponencialmente e podem simplificar o dia a dia do seu negócio, expandindo horizontes para o mundo pós-pandemia que está por vir. Confira abaixo algumas delas!

Comunicação é essencial

As vendas estão diretamente ligadas ao relacionamento com seus clientes. À distância ou no ambiente físico, você deve deixar claro que está trabalhando, dias e horários de atendimento e, acima de tudo, buscar interagir com os consumidores, seja respondendo às dúvidas enviadas por meio dos canais de atendimento, divulgando um produto, serviço ou, até mesmo, uma pesquisa de satisfação.
E a tecnologia é uma grande aliada para o relacionamento! Existem diversas ferramentas que podem viabilizar tanto a comunicação interna, quanto a comunicação externa do seu negócio. Você pode realizar reuniões por meio de diversas plataformas, como o Google Meet ou o Microsoft Teams. Inclusive, algumas delas, disponibilizaram mais ferramentas para os usuários de pacotes gratuitos, por conta da pandemia. Vale conferir!
Mas você também tem diversos meios de se comunicar com seus clientes, começando pelo WhatsApp, que se tornou ferramenta básica para os negócios. Com ele, você pode criar uma conta comercial e usufruir de ferramentas como respostas automáticas e dados relacionados ao disparo de mensagens.
Por fim, as redes sociais também oferecem canais de comunicação direta com clientes. Podem ser usadas para tirar dúvidas e informar sobre produtos e serviços.
Com a pandemia, as estratégias de comunicação passaram por um processo de evolução e se tornaram cada vez mais digitais, intensificando algumas ações, como compartilhamento de fotos e vídeos de produtos, trazendo novidades, como atendimentos realizados por vídeo. As oportunidades são inúmeras, você só precisa estar atento!

A divulgação não pode parar

Tenha em mente que a divulgação dos produtos e serviços deve ser contínua, independentemente do canal.
E para fortalecer a divulgação, surgiram diversas plataformas que permitem ao empreendedor oferecer produtos e serviços, tanto para uma região específica, quanto para todo o Brasil, como o Mercado Azul.
Em mais uma iniciativa do Sebrae, apoiada pela Cielo, o Mercado Azul busca conectar quem precisa comprar com quem precisa vender: o empreendedor tem a possibilidade de divulgar seu negócio de forma descomplicada e 100% gratuita, enquanto pessoas interessadas podem comprar produtos ou contratar serviços dos mais diversos segmentos com poucos cliques.
Tudo sem sair de casa. Muito legal, né? E você pode se cadastrar clicando aqui!

Todos querem saber: e como eu recebo?

Receber pagamentos também se tornou cada vez mais digital, e a Cielo vem trabalhando incessantemente para garantir que esse processo seja cada vez mais fácil.
Oferecemos diversos serviços de pagamentos digitais e sem contato físico, que contribuem para redobrar os cuidados de higiene e oferecem maior segurança para os negócios que estão iniciando o seu plano de retomada, além de viabilizar a continuidade das atividades daqueles que permanecem de portas fechadas.
Para quem já voltou para o seu ambiente físico, vale incentivar os pagamentos por aproximação e via QR Code Pay. Ambos não envolvem nenhum tipo de contato, e podem ser realizados por meio das máquinas da Cielo, seguindo um processo similar ao dos pagamentos com o cartão.
Mas, se você continua de portas fechadas, temos a solução ideal: o Link de Pagamento! Com ele, você gera um link de pagamento em poucos passos, envia para o seu cliente via WhatsApp, redes sociais e até e-mail, e pronto, a transação é efetuada! Tudo de forma simples e descomplicada.

Surgiram dúvidas? Tem muito conteúdo pra você!

Nós sabemos que é normal aparecerem dúvidas num processo de transição, mas temos uma boa notícia: se já existiam informações sobre o mundo digital antes da pandemia, atualmente, elas dobraram!
Muitas organizações especializadas em empreendedorismo vêm reforçando seus conteúdos, oferecendo dicas e novidades, além de mentorias sobre negócios para auxiliar na adesão às tecnologias que já existiam, e das que estão surgindo.
O Sebrae é um exemplo de instituição que, preocupada com o seu negócio, disponibilizou materiais em vários formatos, confira:

  • Cursos gratuitos sobre os mais diversos assuntos, que auxiliam na qualificação e otimização das atividades de acordo com as necessidades do empreendimento;
  • Vídeos e conteúdos com dicas e orientações para os diversos segmentos da economia em tempos de coronavírus;
  • Podcasts abordando notícias relevantes para empreendedor;
  • Um evento digital 100% gratuito sobre a transição dos negócios para o mundo virtual, que aconteceu entre os dias 15 e 19 de junho, mas você ainda pode conferir os conteúdos abordados tanto pelo site do Sebrae, quanto nas matérias que publicamos aqui no blog da Cielo;
  • Mentorias por meio dos canais de atendimento.

As coisas estão mudando muito, não é mesmo? E nós precisamos mudar com elas! Por isso, esteja sempre atento às notícias, não deixe de se atualizar e buscar conteúdos que possam ampliar seus conhecimentos. E não se esqueça: nós estamos focados em simplificar e impulsionar seu negócio, por isso pode contar conosco!

Confira outras iniciativas para ajudar a impulsionar seu negócio com Cielo Movimenta.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288