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Dicas e Histórias de Sucesso

Setor pet no mundo digital: saiba como as redes sociais podem impulsionar seu negócio

O crescimento exponencial do mundo digital não é novidade para ninguém, e alguns setores da economia podem se beneficiar desse processo, como o de pet shops
Publicado por Equipe Cielo

Hoje, a constituição básica das famílias brasileiras conta, cada vez mais, com bichinhos de estimação. Eles são considerados membros da família, recebendo cuidados que vão muito além do básico e geram as mais variadas demandas de serviços do setor pet, envolvendo inclusive a personalização de atendimentos.
Esse contexto gera uma exigência cada vez maior em relação à qualidade dos serviços oferecidos, gerando a necessidade de melhorias contínuas e extensão dos produtos e serviços oferecidos.
Mas todas essas melhorias perdem força se não forem acompanhadas pela adoção de múltiplos canais de venda e atendimento, bem como da divulgação adequada do negócio. E para isso, as redes sociais se constituem como elemento básico para conquistar espaço nesse setor.
O setor pet vem passando por um processo cada vez maior de digitalização, que envolve o uso das redes sociais não apenas para a realização de vendas, mas também para o compartilhamento de conteúdos relevantes, o relacionamento com clientes e o monitoramento de informações relacionadas ao mercado.
E para você, que tem um pet shop e quer levar seu negócio para a internet, trouxemos algumas dicas sobre como usar as redes sociais de forma eficaz. Confira!

Antes de mais nada…

Iniciar um processo de digitalização pode não ser tão difícil quanto parece, mas exige planejamento, acompanhamento e, acima de tudo, consistência entre os conteúdos postados e os produtos, serviços e atendimento oferecidos. Lembre-se: tenha sempre o cuidado de não gerar uma expectativa superior ao que você consegue entregar, pois isso gera frustração e perda de clientes.
Ao criar redes sociais, você deve ter em mente que precisará se manter ativo, tanto por meio da divulgação de produtos e serviços, quanto pelo compartilhamento de conteúdos relevantes para o seu público. Além disso, deve ter muito cuidado com o atendimento por meio desses canais digitais.
Crie uma rotina de postagens, estruture cronogramas de conteúdo e, sempre que possível, reforce a presença do seu negócio na memória dos seus clientes. Dessa forma, você aumenta as chances de ser considerado como possível fornecedor no momento da compra.
E para tornar sua comunicação ainda mais eficiente, vale conhecer melhor o comportamento do público em cada rede social.

Facebook

Sua primeira atividade ao criar uma página nessa rede social deve ser configurá-la com informações relacionadas ao seu negócio. Divulgue endereço, site, contatos, horário de atendimento e conte, de forma bastante atrativa e objetiva, qual o seu ramo de atuação e os principais diferenciais que você oferece.
Pensando nos conteúdos que você irá compartilhar, entenda que antes de realizar vendas, você deve encantar os seus clientes. E esse encantamento depende de posts atrativos, que despertem emoções positivas e resultem na identificação do público com a marca. Para isso, você pode mesclar assuntos, abordando seus produtos combinados aos benefícios que eles podem gerar para a saúde dos animais de estimação, por exemplo.
Vale ainda utilizar as lives, já que os conteúdos ao vivo são priorizados pelo Facebook no feed das pessoas. Aqui, você pode pensar em conteúdos diversos, não necessariamente voltados para a divulgação de produtos, como bate-papos com veterinários e divulgação de feiras de adoção.
E para fechar, temos uma dica especial: o Facebook é uma rede social que, normalmente, se caracteriza pelas numerosas interações ocorridas nos comentários dos posts, responsáveis por aumentar a visibilidade dos conteúdos.
Pensando nisso, sempre incentive as interações respondendo aos comentários e tendo o cuidado de ativar os filtros e as ferramentas de moderação da página, evitando assim que palavras com conotação negativa para o seu segmento, bem como termos ofensivos, fiquem visíveis para todos.

Instagram

Não é segredo para ninguém que a base para conteúdos de sucesso no Instagram são fotos e vídeos bem produzidos, não é mesmo? Mas você não deve se esquecer de que também são permitidos textos, e isso deve ser aproveitado.
Dica importante: o público dessa rede social busca informações rápidas. Por isso, tenha o cuidado de não se alongar e tornar sua postagem cansativa.
Pensando em assuntos relevantes, tenha em mente que esse canal exige mais informações e menos ofertas. Dessa forma, busque compartilhar dicas, tendências, cuidados, inserindo seus produtos e serviços neste contexto. Vale, ainda, mostrar um pouco da realidade do seu estabelecimento por meio de stories que apresentem seu ambiente físico e a os serviços oferecidos para os pets, como banho e tosa e serviços estéticos, além de divulgar promoções e pacotes de serviços.

WhatsApp

Por fim, o WhatsApp é um canal essencial tanto para o delivery, quanto para o relacionamento com clientes. As ferramentas do WhatsApp for Business permitem a otimização do atendimento por meio, por exemplo, da programação de respostas e análise de métricas.
Mais do que isso, você pode usá-lo para tirar dúvidas, fornecer informações sobre preços, produtos e serviços, e até mesmo realizar pesquisas de satisfação, sempre de forma atenciosa e solícita com seu cliente.
E o melhor: você ainda pode receber seus pagamentos direto nesse aplicativo. É isso mesmo! Com o Cielo Link de Pagamento, você gera um link de pagamento e envia para o seu cliente finalizar a compra, tudo de forma simples e segura. Assim, seja na entrega de produtos ou no transporte dos pets para suas casas depois do banho, você não precisa se preocupar em levar maquininha. Saiba mais clicando aqui!
As possibilidades oferecidas pelas redes sociais não param por aqui. A cada dia, novas soluções estão surgindo, e conhecê-las pode expandir os horizontes do seu negócio por meio de diversas funcionalidades.
Use a tecnologia para acompanhar a evolução do seu mercado, oferecer produtos e serviços de qualidade e, acima de tudo, conhecer seus clientes e suas expectativas, reforçando o relacionamento. E lembre-se: o mundo digital oferece inúmeras oportunidades, não deixe de aproveitá-las!

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