Você está em:

Produtos e Serviços

Entenda o que é um QR Code e como ele pode beneficiar o seu negócio

Publicado por Equipe Cielo

Em uma era cada vez mais digital, conhecer novas tecnologias pode ser essencial para o sucesso de empreendimentos

 
Vivemos um período que acentuou uma tendência crescente do mercado: a digitalização. Se antes a tecnologia era tida como um diferencial dos negócios, hoje ela constitui a base de funcionamento do mercado, tanto no que se refere a vendas online, quanto às experiências em ambientes físicos.
A chegada do covid-19 tornou latente a necessidade de utilizar a internet como um canal de vendas, que hoje é prioritário para muitos segmentos de mercado que permanecem fechados por conta da pandemia.
Por outro lado, estamos acompanhando uma evolução do contágio da doença, que permitiu a reabertura dos pontos físicos de determinados ramos da economia, sob a adoção de rígidas medidas preventivas que se estendem desde o momento da entrada no estabelecimento, até a realização dos pagamentos.
Nesse ponto, surge uma dúvida: como receber pagamentos de forma mais segura? E é sobre esse tema que nós vamos falar hoje.

Soluções de pagamento seguras

 
O fechamento dos estabelecimentos fez com que muitos empresários entrassem em contato com uma nova solução de recebimento, realizada à distância e sem a necessidade de contato físico: o pagamento por link.
Mas o que nem todos sabem, é que essa não é a única forma dos clientes efetuarem seus pagamentos sem contato físico.
Hoje, existem diversas opções de QR Code, que podem ser utilizados inclusive nas maquininhas de cartão e tornam os pagamentos realizados em estabelecimentos físicos muito mais seguros. Legal, né? E a gente te explica melhor como ele funciona!

Mas afinal, o que é um QR Code?

 
O QR Code funciona como um código de barras, que utiliza tanto a dimensão horizontal, quanto a vertical.
Criado em 1994, sua função inicial era otimizar a catalogação de peças de carro nas linhas de produção japonesas, mas em 2003 essa tecnologia passou a ser aplicada em celulares. Desde então, vem se expandiu rapidamente para diversos mercados.
Ele está presente em divulgações de informações e conteúdos exclusivos, bem como para a realização de pagamentos.
Esse tipo de representação gráfica pode ser codificada por meio de leitores próprios, que em alguns casos já são integrados à câmera do celular ou podem ser baixados gratuitamente nas lojas de aplicativos.

Para que ele serve?

 
Um QR Code pode ser utilizado para diversos fins, mas os mais comuns são:

  • Realização de promoções: nesse caso, o cliente pode se cadastrar e participar de ações promocionais de forma simples e segura, apenas apontando a câmera de seu celular para o código disponibilizado pela empresa;

 

  • Divulgação de conteúdo e informações: é bastante comum as marcas aproveitarem a embalagem de seus produtos para divulgar conteúdos relevantes para o seu público. Com o surgimento do QR Code, essa prática tem sido adaptada ao uso de códigos que direcionam para páginas exclusivas. Um exemplo disso pode ser visto em algumas marcas do segmento alimentício, que direcionam seus clientes para receitas;

 

  • Doações: na era das lives, temos visto muitas bandas e cantores disponibilizarem um QR Code para realização de doações que visam apoiar as mais diversas causas. Mas essa prática também é comum em alguns programas televisivos de caráter assistencial,

 

  • Pagamentos: por fim, o QR Code pode ser utilizado também para pagamentos. Além de oferecer um processo simples e seguro, essa modalidade de pagamento não exige o contato físico, de maneira que reduz o risco de contágio da covid-19 no momento da realização das transações.

Mas lembre-se: essas são algumas das possíveis utilizações de um QR Code. Todos os dias, surgem novidades e você precisa estar atento para aproveitá-las da melhor forma!

E os pagamentos, como eu faço para receber?

 
Agora que você já sabe tudo isso, vale conhecer um pouco melhor a mecânica da realização de pagamentos utilizando o QR Code. E olha que legal: é um processo tão simples quanto pagar com o cartão físico, como já estamos acostumados.
Esse tipo de pagamento é efetuado apontando a câmera do celular para o código gerado, que em poucos segundos fará sua leitura por meio de um aplicativo. Quando a leitura é concluída, o cliente finaliza a compra no seu celular e o estabelecimento recebe o valor do produto. Tão simples quanto tirar uma foto.
Mas ainda tem a melhor parte: a Cielo te oferece toda a comodidade dos pagamentos via QR Code direto nas máquinas, com a segurança que você já conhece! Você realiza o passo a passo normal de venda, gera o QR Code e seu cliente finaliza o pagamento direto pelo celular, utilizando um dos diversos aplicativos disponíveis.
Gostou? Então clique aqui para saber mais e comece agora mesmo a aproveitar essa facilidade da Cielo para você.
 
Confira outras iniciativas para ajudar a impulsionar seu negócio com Cielo Movimenta.
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288