Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como as redes sociais podem aumentar faturamentos em tempos de crise

Publicado por Equipe Cielo

Desde que você adote boas práticas, as redes sociais podem reduzir os impactos econômicos no comércio varejista

 
Nos juntamos aos cantores de todo o país e começamos uma série de lives. Mais uma vez construímos um conteúdo para ajudar os empreendedores do Brasil. Desta vez, a live contou com a presença do especialista Marcelo Venceslau, da AlmapBBDO e abordou um tema que já faz parte das nossas vidas: as redes sociais como canais que podem alavancar vendas.
Neste conteúdo, você terá um resumo do que rolou no bate-papo no segundo episódio da nossa série de lives. Aqui, você vai encontrar as melhores práticas para redes sociais, consideradas um instrumento capaz de gerar renda para a sua empresa em períodos como o atual, em que o isolamento social se faz necessário.
 

Quais são os primeiros passos?

É muito comum se deparar com empreendedores que até entendem a necessidade de estar nas redes sociais, mas não sabem como fazer isso.
Como destacou o Marcelo durante a conversa, cada rede social tem um propósito e você, como empresa, também tem um objetivo. Portanto, é preciso entender se realmente faz sentido criar um perfil em determinada rede. Para chegar a esta conclusão, seguir esses passos pode ajudá-lo.
 

Defina um objetivo

Antes até mesmo de criar um perfil, você deve ter o objetivo de estar presente na rede social muito claro para todos os envolvidos em seu negócio.
Você quer vender mais? Fidelizar cliente? Atrair novos clientes? Assim que isso estiver definido, você pode criar o perfil da empresa na rede que desejar.
 

Qual é o seu público?

Essa talvez seja uma das dicas mais dadas aqui no blog da Cielo e foi reforçada pelo Marcelo Venceslau. Como ele destaca, nem sempre a rede social que você pretende incluir em suas ações é a que o seu público-alvo está presente.
Quem é seu público? Qual o perfil dele? Em qual rede social ele passa a maior parte do tempo?
Responda essas perguntas e a suas ações certamente terão resultados melhores.
 

Estudo de concorrentes

Essa é uma prática que deve ser feita antes de tomar qualquer decisão para a sua empresa. Para ficar à frente no mercado, você sempre deve saber o que a concorrência está fazendo.
Seu negócio é local e não tem concorrentes para fazer um comparativo?
Nada lhe impede de olhar o que grandes empresas do setor fazem e se inspirar para desenvolver as suas campanhas.
 

Entenda as redes sociais

Mais uma vez: cada rede social possui um propósito diferente. Isso significa que você não deve publicar conteúdos sem antes pensar em uma adaptação.
Para que meus clientes usam essa rede social? Esta é a pergunta que deve ser respondida antes de tudo.
As pessoas entram no Twitter, por exemplo, para acompanhar memes e fatos instantâneos sem muita profundidade. Então, não faria sentido você publicar um textão motivacional que normalmente é divulgado no LinkedIn.
Portanto, entenda o comportamento dos usuários dos canais que pretende usar e crie uma estratégia perfeita!
 

Boas práticas de redes sociais

Durante a live, Marcelo destacou algumas práticas que são fundamentais para que o conteúdo tenha uma performance satisfatória.
 

Sua marca nos conteúdos

As pessoas precisam lembrar da sua marca. Por isso, o ideal é que ela esteja presente em todo conteúdo. Seja com uma marca d’água, um cartão de visitas, etc. Você precisa incluir a marca para que o público saiba identificá-la a longo prazo.
 

Não esqueça a CTA

No final de todo conteúdo você deve incluir uma CTA  (Call to action) e chamar o cliente para a ação, que é uma conversão. Ela pode ser uma solicitação de orçamento, preenchimento de um formulário, clicar em um link, etc.
Lembre-se: essa chamada deve conter verbos imperativos, como “Acesse o conteúdo”, “Clique aqui”, etc. No Instagram, por exemplo, muitos usam o “Arraste para cima” como CTA.
 

Experiência do usuário

Hoje, muitas pessoas navegam na web usando smartphones. Por isso, as empresas devem pensar na experiência desses usuários e produzir conteúdos na vertical.
Nada mais chato do que postar um stories no Instagram na horizontal, não acha?
 

Conteúdo sem som

Repare no seu próprio comportamento dentro das redes sociais. Você fica o tempo todo ouvindo o som dos vídeos? Bem provável que não. Seus clientes se comportam de maneira semelhante.
Então, você deve produzir vídeos que podem ser entendidos mesmo sem o apoio do áudio. Caso contrário, será uma publicação que passará sem ser vista na tela dos seguidores.
Pode ter som? Claro! Desde que sem ele os seguidores consigam compreender a mensagem.
 

Destaques do Instagram

Marcelo, durante a live, destacou o Instagram como a rede com muito potencial de contar com o engajamento da audiência, desde que bem trabalhada.
Trata-se de um canal que dá a chance do empreendedor compartilhar diversos tipos de conteúdos. Ele pode, por exemplo, divulgar um pouquinho da história e missão da empresa nos destaques.
Além disso, nos destaques dos stories você pode para compartilhar feedback dos clientes, conteúdos educativos, promoções, etc. São muitas possibilidades!
 
Gostou do resumo da live? Acesse o nosso Instagram e veja o conteúdo na íntegra. Vamos dar um spoiler: tem ainda mais dicas por lá.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288