Você está em:

Produtos e Serviços

NFC x QR Code™: quais são as diferenças?

Publicado por Equipe Cielo

Nossos clientes nos enviam muitas questões sobre as diferenças entre NFC e o QR Code, duas das nossas variadas formas de pagamento. Pensando nisso, conversamos com especialistas do time de produtos Cielo para esclarecer essas dúvidas. Confira a seguir.

 

Quais são as principais diferenças entre o NFC e o QR Code?

 
A tecnologia NFC (Near Field Communication) ou contactless, sem contato, é uma das alternativas de pagamento móvel disponíveis. Por meio dela, é possível comprar e vender produtos ou serviços apenas aproximando o cartão, celular ou relógio de uma máquina de cartão ou mesmo de outro celular.
Já o QR Code é considerado a evolução do código de barras horizontal, mais tecnológico e seguro. Esse código permite, por exemplo, direcionar usuários para páginas na internet, vídeos e, agora, pagamentos, além de funcionar em qualquer smartphone com câmera.
 

Quais máquinas da Cielo aceitam esses tipos de pagamento? 

 
A tecnologia NFC é aceita nas maquininhas: Cielo Flash, Máquina sem fio, Maquina com fio, Cielo Lio e estamos em constante atualização e evolução de suas máquinas, permitindo maior abrangência e aceitação dessa tecnologia.
O QR Code é aceito em todas as maquininhas da Cielo, com exceção da Primeira Maquininha e a Mini ZIP, e está em fase de roll out da Lio, o terminal inteligente da Cielo. 
 

O passo a passo, durante a transação, varia de acordo com a maquininha utilizada?

 
Não. Para o uso da tecnologia NFC nas maquininhas da Cielo, o pagamento é iniciado  ao digitar o valor da venda e em seguida, selecionar a opção débito ou crédito. Feito isso, aparecerá a mensagem: “insira, passe ou aproxime o cartão.”
Para todos os terminais, após escolher a opção de pagamento é necessário apertar o botão verde para visualização do QR Code. No caso da Lio, após a escolha é necessário arrastar com o dedo o QR Code que aparece parcialmente na tela.
 

Por que o NFC e o QR Code são considerados tão seguros?

 
São funções que possuem o mesmo nível de segurança das demais formas de pagamento, como a tarja e o chip. Porém o diferencial está na experiência de compra do cliente, que não precisa do cartão físico para efetuar um pagamento. Com uma carteira digital ou um cartão contactless, o cliente consegue de forma rápida e fácil pagar suas compras via NFC ou QR Code.
 
E aí, o que achou deste conteúdo? Esperamos ter sanado algumas das suas dúvidas. Experimente modernizar o uso de seus cartões de crédito e débito utilizando o NFC e o QR Code.
 
Confira outras iniciativas para ajudar a impulsionar seu negócio com Cielo Movimenta.
 
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288