Você sabia que o modelo de pagamento contactless, mais conhecido como pagamento por aproximação, existe há mais de dez anos? Na época em que a tecnologia ganhava força pelo mundo, o Brasil estava passando pelo processo de implementação de chips nos cartões, o que acabou exigindo uma atenção especial do sistema de pagamentos brasileiro.
A realidade hoje é outra. O pagamento por aproximação já está bem mais presente no dia a dia dos brasileiros, por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication), em que é possível pagar pelas compras utilizando as carteiras digitais nos smartphones que possuem essa tecnologia. Mais recentemente, a Cielo lançou uma plataforma de QR Code que potencializa os benefícios do pagamento por aproximação, tornando a tecnologia acessível a qualquer pessoa que tenha um celular com câmera.
E já pensou em pagar o bilhete do metrô sem precisar tirar a carteira do bolso? Em uma tecnologia desenvolvida com a Cielo e a Visa, as catracas do MetrôRio começaram a aceitar no final de abril de 2019 o pagamento das passagens por meio de celular, cartão de crédito, pulseira, relógio e demais dispositivos equipados com a tecnologia NFC.
O segundo dia do CIAB FEBRABAN promoveu um debate sobre o tema com a participação dos executivos Paulo Frossard, vice-presidente de novos negócios da Mastercard Brasil, Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio e Alessandro Rabelo, diretor-executivo de produtos da Visa Brasil.
Veja abaixo os destaques do debate:
Mudança de comportamento
Estamos passando por um processo de transição e reeducação baseada em uma dinâmica de vida cada vez mais digital e móvel. O consumidor anseia por conveniência, praticidade e agilidade, e o modelo de pagamento por aproximação encontra o momento perfeito para se expandir no Brasil.
O pagamento por aproximação no mundo
Mais de 90% das transações na Austrália são realizadas via pagamento por aproximação. Outro caso de sucesso citado foi o sistema de transporte público londrino, que desde 2014 aceita a modalidade para pagamento das passagens de transporte público, que hoje representa 55% das operações, superando o uso do cartão de transporte local.
O brasileiro e a tecnologia
Para Alessandro Rabelo, diretor-executivo de produtos da Visa do Brasil, o brasileiro responde de forma muito rápida às novas tecnologias. O fomento à adaptação de todo o ecossistema para aceitação de pagamentos sem contato é muito importante para que a modalidade seja cada vez mais popularizada entre os serviços que o brasileiro mais utiliza no dia a dia, como transporte público e o comércio.
Você sabia? Mais de 95% do parque de máquinas da Cielo em todo o Brasil já está apto a aceitar transações contactless.
Contactless no metrô
Menos de 2 meses após o lançamento da nova opção de pagamento por aproximação em parceria com a Cielo, o MetrôRio tem se mostrado otimista quanto à novidade. O número de usuários ainda é baixo, porque depende do aculturamento dos usuários, mas com um grande potencial. Diariamente, o MetrôRio registra um crescimento médio de 18% de novos usuários com uma retenção de 93%, ou seja, quem usa uma vez volta a utilizar devido à experiência positiva.
As tecnologias se complementam
Cada nova tecnologia surge para complementar as existentes, e não substitui-las. Essa visão é um reflexo claro do processo de democratização do acesso aos meios de pagamento, em que o consumidor decide qual modalidade mais se adéqua às suas necessidades.