Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar um restaurante de sucesso: 5 dicas | Cielo

Publicado por Equipe Cielo

Preparamos um guia com as principais dicas para quem deseja investir

no setor de alimentação

 
“Você deveria abrir um restaurante.” A frase costuma ser um elogio recorrente a cozinheiros amadores e chefs de fim de semana, depois de uma refeição impecável para grupos de amigos ou parentes. Talvez por causa de elogios assim, o setor de restaurantes é um dos preferidos de tantos empreendedores de primeira viagem.
Apesar do entusiasmo dos novatos, empresas do setor de alimentação costumam enfrentar dificuldades para dar certo: segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 50% dos empreendimentos ligados à gastronomia duram menos de dois anos.
E para ajudar você que sonha empreender no ramo de alimentação, preparamos algumas dicas de como montar um restaurante de sucesso. Confira!
 

Escolha o tipo de operação

Antes de abrir um restaurante, é preciso definir o tipo de alimentação que você deseja servir. Algumas opções são:

  • Self-service
  • à la carte
  • Delivery
  • Fast-food
  • Rodízio
  • Comida japonesa
  • Petiscos
  • Churrascaria

Depois dessa definição, o empreendedor precisa escolher os fornecedores, contratar uma boa equipe e planejar a montagem do estabelecimento, que inclui a organização da cozinha, do caixa e do salão onde estarão as mesas. Essa é uma das premissas básicas para montar um restaurante de sucesso!
 

Prepare-se para uma nova rotina

Para a maioria dos restaurantes, os períodos de maior movimento são justamente os dias e horários em que outras empresas tiram o pé do acelerador: a hora do almoço, noites, fins de semana e feriados. O dono de um novo restaurante deve se preparar para deixar a rotina de lado e trabalhar nos dias e horários em que a maioria dos trabalhadores, em geral, descansam, ou ter um bom planejamento (e pessoas de confiança) para manter o estabelecimento aberto se pretende tirar um fim de semana para descansar.
Leia mais: como montar um negócio com R$ 5 mil
 

Informe-se sobre as mudanças estruturais que deve fazer

Quem trabalha com alimentos deve cumprir com os requisitos da vigilância sanitária que, muitas vezes, variam de acordo com a cidade ou estado. Fazer uma visita à vigilância sanitária de seu município para informar-se sobre os requisitos necessários pode ajudar o empreendedor a evitar muitas dores de cabeça – que vão desde a perda de matéria-prima até a suspensão do alvará de funcionamento.
Leia mais: como montar uma bomboniere
 

Planeje suas compras — e seu cardápio

Administrar estoques é um dos principais desafios de empresários do setor de alimentação. Ao contrário de outras empresas, restaurantes trabalham com produtos frescos e podem ter grandes prejuízos se não calcularem bem quanto devem comprar. Ao mesmo tempo, se um prato aparece no cardápio, é fundamental que o restaurante disponha de todos os ingredientes para prepará-lo, sob risco de desapontar o cliente. Uma das recomendações mais comuns para ter sucesso na administração do estoque é planejar bem o cardápio. Em geral, menus mais simples costumam facilitar a vida do dono do restaurante, enquanto que aqueles com muitas opções tendem a causar desperdício e prejuízo. Faça uma análise: se um prato foi pedido por apenas um ou dois clientes no último mês, será que vale a pena mantê-lo no cardápio e seguir comprando os ingredientes para prepará-lo?
Leia mais: dicas para atender crianças no seu restaurante
 

Tenha um plano especial para o almoço

A hora do almoço é uma das principais fontes de receita de um restaurante, principalmente se o estabelecimento estiver numa área com grande concentração de empresas. Para fidelizar clientes e enfrentar a concorrência, uma boa dica é planejar algo especial para o horário do almoço. Mesmo os restaurantes que costumam cobrar mais caro podem ser mais competitivos se criarem pratos e menus especiais para esse horário ou oferecendo descontos.
Para empreender no ramo alimentício é necessário exercitar, diariamente, o planejamento: seja na hora de comprar matéria-prima para os pratos, seja na hora de criar estratégias para horários de alto movimento. Agilidade e mobilidade são habilidades essenciais para atender mais pessoas em horários de pico. Por isso, entenda o que uma máquina de cartão ultraveloz e sem fio pode fazer por seu negócio.
Agora que você já sabe como montar um restaurante de sucesso, confira 9 aplicativos para fazer a gestão e controle financeiro do seu negócio.
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288