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Dicas e Histórias de Sucesso

"Abri minha loja com o lucro da Páscoa", diz ex-analista financeira

Publicado por Equipe Cielo

Natália Paião, que começou vendendo brigadeiros no antigo emprego, conta como você pode se planejar para começar a vender na Páscoa

 
Foi em um escritório no centro de São Paulo que Natália Paixão, de 25 anos, começou a dar os primeiros passos para abrir um negócio próprio. Em 2015, ela trabalhava como analista financeira, mas queria fazer um dinheiro extra para complementar o orçamento.
 
Decidiu, então, ir para a cozinha e apostar na sua habilidade em fazer doces. “Desde pequena, eu já gostava de fazer brigadeiros e bolos. Minha mãe chegava até a esconder as latas de leite condensado dentro da máquina de lavar roupa para eu não achar”, lembra ela.
 
O que era diversão se tornou negócio quando passou a vender brigadeiros gourmet em seu antigo emprego. “Aproveitei a onda dos brigadeiros mais sofisticados, peguei algumas receitas na internet, fui atrás dos produtos certos e comecei a levar para vender no escritório. Deu tão certo que comecei a fazer outras coisas, como tortas, bolos e ovos de Páscoa”, afirma Natália, que usa o Leitor de cartão com Cielo Mobile para finalizar as vendas.
 
Pouco tempo depois, o escritório onde ela trabalhava fechou, e a jovem empresária decidiu pôr todos os esforços no empreendimento. Acionou sua lista de contatos e passou a procurar empresas poder vender suas delícias.
 
Em sua primeira Páscoa, em 2017, as vendas não foram as melhores. “Estava ainda no comecinho, não tinha clientes e as pessoas não conheciam meus produtos”, avalia.
 
Um ano depois, as coisas melhoraram. E bem. “Já estava mais estruturada, tinha um cardápio de Páscoa para mostrar para os clientes e vendi 300 ovos, mais alguns docinhos. Foi uma loucura, mas com o lucro da Páscoa eu consegui abrir minha loja física”, conta a empreendedora. “Nesta Páscoa, minha meta é vender 500 ovos.”
 
Agora, além de continuar vendendo em algumas empresas da capital paulista, Natália tem seu ponto de venda na cidade de Cajamar, na região metropolitana de São Paulo.
 
Para dar conta do negócio e conseguir atender a demanda dos clientes, ela hoje emprega 6 pessoas da família. “Comecei produzindo os docinhos na cozinha da minha mãe. Por isso, a loja é um sonho que consegui realizar”, comemora Natália.
 

Planejamento para as vendas da Páscoa

 
Embora venda bem durante o ano todo, Natália espera ansiosamente a Páscoa para alavancar o faturamento de seu negócio. “É, sim, o momento de um grande aumento nas vendas, mas também é hora de trabalhar bastante”, afirma. Abaixo, listamos algumas dicas dela para quem está pensando a empreender e começar a vendas na Páscoa.
 

1- Escolha chocolate de qualidade e bons materiais

“Na hora de comprar a matéria-prima para fazer os ovos de Páscoa, escolha um chocolate de qualidade. Vai fazer muita diferença no seu produto e, com certeza, seu cliente vai perceber a diferença”, diz Natália. “Capriche também nas opções de embalagem. Quem não gosta de receber um ovo de Páscoa em um caixinha bonita, com um laço bem feito?”
 

2 – Monte um cardápio objetivo

“Para quem está começando, o ideal é não colocar muitos itens no cardápio. Você pode se complicar e acabar não conseguindo entregar os pedidos em tempo para a Páscoa. Portanto, aposte nos sabores clássicos, como chocolate ao leite, meio-amargo, branco e de colher. Trabalhe também com duas opções de tamanho de 350 gramas ou 500 gramas, por exemplo”, explica a empreendedora.
 

3 – Aposte forte na divulgação dos produtos

“O boca a boca real e virtual ajudam muito na hora das vendas para a Páscoa, mas não dá pra ficar apenas nisso para aumentar seu faturamento. Use seus contatos no WhatApps e nas redes sociais e fale sobre seus produtos. Eu foco minha estratégia no Instagram. Conheço bem meus clientes. Então, quando produzo um ovo ou um docinho que aquela pessoa gosta, faço a marcação dela nos Stories. Essa interação é muito bacana e dá muito resultado, alavancando as vendas”, conta.
A empreendedora acredita que o sucesso de seu negócio está na escolha dos ingredientes e na dedicação em fazer o melhor trabalho possível. Se você quer seguir os passos da Natália e começar a vender, listamos algumas dicas no blog da Cielo.
 
 


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