Patrícia Zanrosso conta como a Vinhos Zanrosso, em Caxias do Sul, chegou aos 80 anos com muito sucesso
Empresas familiares geram 50% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e representam quase 80% dos 19 milhões de empreendimentos em funcionamento no Brasil.
Alguns desses negócios, no entanto, têm dificuldade de sobreviver a mudança de liderança, seja porque não dispõem de um planejamento jurídico ou de práticas de gestão na hora de passar o comando.
Conversamos com a nossa cliente Patrícia Zanrosso, gerente de vendas e comunicação da Vinhos Zanrosso – fundada em Caxias do Sul (RS) em 1937 – para entender quais são os segredos da vinícola para gerenciar uma empresa familiar e ter sucesso nessa missão. Confira abaixo:
Negócios são negócios: será preciso determinar algumas regras
Se você está montando um negócio em família, é importante conversar para definir hierarquia, funções, responsabilidades e salários. Dessa forma, você evita frustrações e conflitos familiares. Um bom ponto de partida para definir a remuneração, por exemplo, é utilizar como referência a tabela do sindicato de cada categoria. Para estabelecer as posições, faça uma avaliação sincera sobre a habilidade de cada um e não se baseie apenas no que a pessoa gostaria de fazer. Você pode saber o melhor jeito de produzir, mas nem sempre como vender
Crie especialistas em cada área
“Apesar de trabalharmos de forma integrada e em número reduzido – são 8 funcionários da família e 2 contratados –, precisamos ter pessoas responsáveis para cada parte do processo, criando um bom fluxo de trabalho”, explica a bisneta do fundador da empresa. “Todo mundo
tem uma noção geral do negócio, mas é importante ter especialistas em cada etapa e, assim, conseguir os melhores resultados sem sobrecarregar ninguém.”
Não tente resolver tudo em família
Se você quer que sua empresa cresça, precisa entender que não vai encontrar toda a equipe necessária em casa. Contratar funcionários pode parecer um grande passo para quem sempre se estabeleceu como empresa familiar, mas crescimento caminha junto com mudança. “Contratamos um especialista na produção de vinhos, um escritório de contabilidade e uma agência para desenvolver o nosso site e os conteúdos digitais. Escolhemos contratar pessoas e empresas especializadas em questões burocráticas para focarmos no que realmente importa: atender bem nossos clientes e vender sempre mais”, finaliza.
Definir regras, criar especialistas para atender a funções específicas e contratar mão de obra qualificada são as táticas que garantem a boa gestão da Vinícola Zanrosso. Agora que você já aprendeu como gerenciar os processos internos do seu negócio, entenda como você pode fazer uma boa promoção de vendas na sua empresa.