A rede de Fast-Food implementa a plataforma da Cielo para obter análise completa de dados do mercado, com Raio-x específico do setor de alimentação, o que ajuda na tomada de decisão.
O poder da informação
Para acompanhar melhor sua performance dentro do segmento de alimentação, bem como obter informações relevantes para montar suas estratégias de expansão e posicionamento, o Bob’s começou a utilizar no início deste ano a plataforma Cielo Big Data, uma solução de análise de dados que garante uma visão completa do mercado. Confira mais sobre a plataforma e sua utilização na entrevista concedida por Antonio Detsi, CFO da Brazil Fast Food Corporation (BFFC), detentora do Bob’s há 21 anos.
Quando o Bob’s começou a utilizar o Cielo Big Data?
Contratamos no fim de 2016 e começamos a utilizá-lo este ano.
Por que escolheram essa solução?
O Big Data da Cielo é uma ferramenta poderosa em termos de qualidade de informações para a melhor gestão da empresa. Ela traz indicadores e dados com riqueza de detalhes, o que facilita bastante na tomada de decisões. A opção também foi por se tratar de uma base confiável para nós, especialmente para determinar nosso posicionamento em shoppings e praças. Com ela, obtemos dados que nos direcionam com assertividade.
Entre as informações relevantes oferecidas pelo Cielo Big Data, quais são as que vocês mais utilizam?
Temos uma área de inteligência de mercado, que vive de informações capturadas para nos dar diretrizes para diversas ações, como a expansão da rede. O Big Data da Cielo nos traz muito do que precisamos. Seus indicadores de market share são valiosos para o varejo, e nos dão visões bem claras em relação ao concorrente, cidade a cidade, estado a estado. Tudo isso nos mostra a direção que devemos tomar em campanhas de marketing e até no posicionamento de marca. O Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) também nos ajuda a saber como está o crescimento em determinado local, em comparação com o mercado.
Vocês já fizeram alguma mudança estratégica com base nas informações obtidas com a plataforma?
Já priorizamos a entrada e o reforço de expansão da nossa presença em um local que não estava originalmente planejado. Os dados que obtivemos com o Big Data da Cielo nos indicaram o potencial para colocarmos mais pontos de venda nessa localidade, muito interessante para o nosso negócio e que não sabíamos. A plataforma acabou nos fazendo rever nossa estratégia, e essa é apenas uma das situações em que isso ocorreu.
O Cielo Big Data é usado apenas pela franqueadora ou também pelos franqueados?
Neste momento, até por ser o começo da utilização, estamos utilizando apenas na franqueadora, mas a extensão não é algo que descartamos. Porém, por enquanto, ainda estamos formatando melhor o Big Data da Cielo a quatro mãos com a empresa, para adaptá-lo totalmente às necessidades que temos como franqueadores.
E há planos de expandir a parceria com a Cielo?
Temos uma relação importante com a Cielo há muitos anos nos serviços de adquirência. Contamos com 1,2 mil pontos de venda em todo o Brasil, e a empresa nos dá tranquilidade em suporte técnico, equipamentos e atendimento. No caso do Big Data da Cielo, é uma solução poderosa em termos de venda para nós. Quando a Cielo nos apresentou, enxergamos seu potencial infindável, então, acredito sim que essa relação pode e deve crescer ainda mais em função da expansão da ferramenta.
Cielo Big Data nos shoppings
Disponível para todo o varejo nacional, o Big Data da Cielo também pode ser utilizado pelos shoppings. “As análises são realizadas a partir de dados reais do varejo e permitem entender melhor vários aspectos e particularidades de cada shopping como, por exemplo: qual a frequência de visitação e quantos dos clientes são recorrentes, quais setores são mais representativos, além de outras informações como ticket médio, sazonalidade diária e até por hora”, informa o coordenador de Business Analytics da Cielo, Lucas Amaral Ribeiro.
O Big Data da Cielo para shoppings ainda possibilita conhecer qual o perfil de renda e o perfil de compra dos clientes, permitindo melhor direcionamento da comunicação e das campanhas de marketing. “É fundamental ressaltar que todas as informações são divulgadas de forma consolidada, preservando a confidencialidade e a individualidade dos nossos clientes”, finaliza.