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Dicas e Histórias de Sucesso

Como abrir uma farmácia e conquistar resultados positivos

Apesar do crescimento no mercado farmacêutico, empreendedores que desejam entrar no segmento devem tomar certos cuidados. Veja abaixo as nossas dicas!
Publicado por Equipe Cielo

Em casos sem muita gravidade, uma drogaria é a primeira alternativa que os brasileiros recorrem para lidar com algum problema de saúde. Isso, além de evidenciar o tamanho da importância social que esses estabelecimentos têm, nos mostra o peso da responsabilidade que um empreendedor tem ao tentar aprender como montar uma farmácia.

Você sabia que o gasto mundial com medicamento, em 2018, chegou a US $1,2 trilhão? No mesmo ano, o mercado farmacêutico cresceu 11% no Brasil. Esses dados deixam ainda mais claro o potencial que esse segmento tem e pode ser cada vez mais explorado.

Pensando nos profissionais farmacêuticos, decidimos construir um conteúdo para mostrar o que precisa para abrir uma farmácia. Bora ver as dicas?

Como montar uma drogaria: planejamento é necessário

Sem um planejamento sólido, as suas ações podem não ter o resultado que você imagina. Por isso, antes de colocar qualquer ideia em prática, planeje-se.

Neste documento, coloque os principais objetivos da sua farmácia a curto, médio e longo prazo.

Quais serão seus diferenciais em relação à concorrência? Lembre-se: preço não é tudo para atrair clientes. A qualidade do atendimento ou localização, por exemplo, podem fazer um consumidor ir até o seu estabelecimento e deixar o outro de lado.

Como será a gestão do estoque? Normalmente, as drogarias lidam com estoques de 6 a 15 mil itens. Por isso, contar com alguém que saiba geri-lo é fundamental.

Vale destacar: na lista sobre o que precisa para abrir uma farmácia, a legislação exige a presença de um farmacêutico. Se você tiver essa formação, melhor ainda, pois um custo será eliminado. Caso não tenha, defina quem será essa pessoa ainda no planejamento.

Leia mais: Como montar um negócio com 5 mil

Estudo de mercado e concorrência

Antes de qualquer coisa, você que busca saber o que precisa para abrir uma farmácia deve conhecer o mercado em que está tentando entrar. Para isso, não basta ter uma formação na área, é preciso focar seus esforços em um estudo detalhado para que tome as melhores decisões.

Faça uma pesquisa de preços, melhores localizações, formas como os produtos serão expostos para atrair clientes, público-alvo presente em cada uma das regiões com potencial para o seu negócio, etc.

Durante o estudo, anote as boas práticas adotadas pelas farmácias e tente adaptá-las para o seu empreendimento. Faça o mesmo com o que não considera positivo e tente evitar.

De olho no digital

Hoje, seja lá em qual segmento você pretende entrar, ignorar o ambiente digital pode ser um erro que custará caro, principalmente em época de distanciamento e isolamento social. A pandemia do novo coronavírus, embora tenha sido péssima economicamente, nos trouxe este aprendizado: o digital deve ser parte das estratégias dos empreendimentos.

Portanto, se você está interessado sobre o que precisa para abrir uma farmácia, considere já marcar presença em canais que realmente façam sentido para o seu negócio. Facebook, WhatsApp, Instagram, site, e-commerce. São inúmeras alternativas e algumas certamente funcionarão para o seu negócio.

Ah, não se esqueça: para tomar a melhor decisão, analise como o mercado se comporta na web. Assim, você terá mais base para iniciar a jornada.

Leia mais: Como montar uma loja virtual

Localização

Após estudar o mercado, chegou a hora de definir a localização da sua drogaria. Como em qualquer segmento, você deve analisar a região para saber se é realmente o melhor ponto comercial.

Fique atento ao fluxo de pessoas da região. Isso será fundamental para que haja movimento dentro do estabelecimento.

Lembre-se: a escolha do ponto comercial deve ser certeira. A localização é capaz de determinar o sucesso ou fracasso de um empreendimento.

Entenda sobre os produtos

Como falamos, o atendimento pode ser crucial para que um cliente volte ou não a um estabelecimento. Para isso, toda a equipe deve entender perfeitamente sobre os produtos que você trabalha.

Dessa forma, todos saberão tirar dúvidas dos clientes ou até mesmo sugerir medicamentos mais adequados para eles. Profissionais que passam segurança para o consumidor são indispensáveis para agregar valor à própria empresa.

Quando o assunto é saúde, contar com uma equipe perfeita é fundamental para lidar com o público de maneira responsável.

Analise o seu público-alvo

Quer saber como atrair clientes para a farmácia? Independentemente do segmento, a análise de público é fundamental para que as ações sejam eficientes. Por isso, o proprietário e todos envolvidos no empreendimento devem entender os perfis das pessoas que irão frequentar o local.

Com um estudo detalhado do público, você saberá quais são os produtos que mais chamam atenção na região em que está localizado. Com isso, será possível desenvolver promoções que atraiam mais consumidores para dentro do estabelecimento.

E não para por aí. Conhecendo o público, você saberá tanto sobre o que precisa para abrir uma farmácia, quanto sobre os produtos que devem ser comprados para satisfazê-lo.

Se você está em uma região com academias, por exemplo, o que acha de investir em alimentos saudáveis como barrinhas de cereal ou em qualquer outro item que atenda esse público?

A partir desse estudo, você tomará decisões melhores e venderá mais. Pode ter certeza disso.

Meios de pagamento

Para concluir uma compra, obviamente, o consumidor deve pagar por ela. E como o seu público faz esse acerto? Se a resposta for “cartão”, não nos surpreende

Não é novidade para ninguém que os cartões de crédito e débito estão inseridos na rotina dos comerciantes brasileiros. Hoje, até mesmo vendedores ambulantes vendem seus produtos via cartão.

Portanto, se você deseja aprender o que precisa para abrir uma farmácia, não ignore esse fato. Cada vez mais, as pessoas estão deixando o dinheiro físico de lado. Você precisa adaptar o negócio a este comportamento de consumo.

Na Cielo, temos diversas alternativas de máquinas de cartão. Opções para todo o tipo de empreendimento. Uma delas, certamente, atenderá às suas necessidades.

Ah, as nossas máquinas estão preparadas para receber pagamentos via QR Code e NFC (Near Field Communication), mais conhecido como pagamento por aproximação.

Outras alternativas

Como falamos, o coronavírus nos trouxe aprendizados. Um deles é que devemos nos adaptar a novos contextos. O Link de Pagamento, solução da Cielo que possibilita lojistas aceitarem cartão sem ter uma máquina, é a prova disso./

Com ele, basta o empreendedor acessar o aplicativo da Cielo ou a área do nosso site exclusiva do parceiro, informar os dados da compra e compartilhar o link gerado com o cliente. Ele deve inserir as informações do cartão, como em qualquer compra online, e finalizar a transação.

Trata-se de um processo simples, que não exige contato físico com nenhuma máquina e garante a segurança de todos os envolvidos no processo de venda. O melhor de tudo: qualquer pessoa, mesmo que não seja especialista em tecnologia, é capaz de usar essa solução.

Se quiser, confira o vídeo do Link de Pagamento na prática, em nosso canal no YouTube.

Além disso, temos o E-commerce Cielo, usado por mais de 50% dos comércios eletrônicos no Brasil.

Quer ter mais detalhes do seu mercado e de negócios semelhantes ao seu? O Cielo Farol pode ajudá-lo nessa missão.

São muitas alternativas para simplificar sua rotina e impulsionar o seu negócio!

Gostou das dicas sobre o que precisa para abrir uma farmácia? Esperamos que elas tenham ajudado você nesse grande desafio.


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