Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Elas vão mostrar o caminho: informações de mercado podem, sim, ajudar você a vender mais

Publicado por Equipe Cielo

Está curtindo as lives dos cantores toda semana? Agora, você tem mais um motivo para ficar ligado no que rola na web: vender mais com o auxílio de informações do seu próprio negócio e do mercado atuante. Na segunda-feira (20), começamos uma série de lives no Instagram com a presença de especialistas que tratam de assuntos que certamente irão contribuir para movimentar os negócios mesmo em época de portas temporariamente fechadas.
Aqui, vamos resumir o que rolou no primeiro episódio, que teve como tema o uso de dados para a tomada de decisão. Essa é mais uma iniciativa da comunidade Cielo Movimenta para levar mais conhecimento ao empreendedor brasileiro.

Dados para direcionar o seu negócio e vender mais

A primeira live da nossa série foi conduzida pela Ana Flávia, da área de produtos da Cielo, e contou com a participação do Pedro Lippi, nosso gerente da equipe de inteligência de dados e especialista convidado da live, que já destaca a relevância desse tema para o varejo brasileiro no início da conversa. Tanto que nós desenvolvemos o ICVA (Índice Cielo de Varejo Ampliado), um indicador utilizado por diversas instituições e empresas. 

Boletim Cielo – Impacto da Covid-19 no varejo brasileiro

Hoje, o ICVA é considerado um termômetro do varejo brasileiro, como ressaltou Pedro Lippi.
Neste período de crise causada pelo coronavírus, o ICVA é um elemento importante para a tomada de decisão do varejista.
Por isso, criamos o Boletim Cielo, que traz informações diárias do comércio varejista e deixa o empreendedor por dentro de tudo o que ocorre.
E é com base em todos os dados que compõem o ICVA que nós podemos dizer que somos especialistas em varejo. Por isso, temos informações que, aplicadas ao seu negócio, podem ajudá-lo na tomada de decisão e também na gestão da sua empresa, independentemente do segmento ou tamanho. Reunimos abaixo três grandes dados que você precisa ficar de olho. Ainda mais agora. 

3 elementos para gerir melhor o seu negócio e aumentar as vendas

É importante lembrar: independentemente do porte do seu empreendimento, toda transação que passa pela sua máquina é um dado que você pode usar para melhorar o seu desempenho como empresa.
Antes de destacar os três elementos, é importante que o empreendedor saiba que o número cru não diz muita coisa sobre o negócio. Ou seja, é preciso ter uma base de comparação para concluir se o momento da empresa é positivo ou negativo.

Preço ou ticket médio

Esse elemento se refere à receita total dividida pela quantidade de transações. O resultado da conta será o ticket médio do negócio. Trata-se de um pilar que pode ajudá-lo a tomar a decisão de construir estratégias que aumentem o valor de compra de cada um dos clientes do estabelecimento.

Perfil do cliente

Sabendo se o perfil do cliente é de baixa, média ou alta renda, podemos mudar a comunicação e os produtos ofertados para ele. Identificar o que ele consome é importante para trazer novos consumidores de perfis semelhantes para o negócio.
Com o perfil detalhado, você pode desenvolver estratégias de marketing que atraiam mais clientes para o estabelecimento.

Fidelização

Como eu faço para o cliente voltar? Essa questão certamente assombra a cabeça de muitos empreendedores. Por isso, ela é o terceiro pilar para gerir melhor seu negócio e, claro, vender mais.
Além de oferecer produtos de qualidade e um bom atendimento, promoções ou facilidades de pagamentos podem fazer os clientes voltarem. Durante a live, o Pedro deu exemplos de restaurantes que fazem campanhas de fidelidade, em que o cliente ganha um prato a cada dez adquiridos.

Cielo Farol ilumina o seu caminho

Como foi dito, as nossas máquinas são fontes inesgotáveis de informações que podem ser úteis para a sua tomada de decisão do varejista. E quando falamos de dados, você não precisa ser um cientista para saber usá-los. São dados intuitivos que qualquer empreendedor pode compreendê-los.
A solução Cielo Farol é uma ferramenta que faz o acompanhamento dos três elementos que citamos, além de muitos outros, como a possibilidade de analisar dados de negócios semelhantes ao seu para que você tenha uma base de comparação.
Um exemplo simples de coleta de dado é o horário de pico de clientes. O Farol informa e você, com base nesse dado, toma a decisão de incluir um operador de caixa a mais nesse período, por exemplo. Trata-se de uma função simples, mas que fará a diferença no final do dia.

Peça um raio X do seu negócio

Não é cliente Cielo e quer saber como anda seu segmento? Solicite aqui um raio X e vamos reunir dados do seu negócio para realizar uma análise que pode ajudá-lo a minimizar os impactos causados pela Covid-19. 
Com isso, você saberá como anda a concorrência e tomará decisões com base em informações reais, sem achismos!

Gostou da ideia?
Quer ver tudo o que rolou na live? Acesse o nosso Instagram e assista à gravação.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288