Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Entenda os benefícios de vender parcelado

Vender parcelado traz muitos benefícios para qualquer tipo de negócio. Confira neste texto a importância de oferecer o parcelamento aos seus clientes!
Publicado por Equipe Cielo

Quando um negócio é inaugurado, quase sempre surge a mesma dúvida: vender parcelado vale a pena? Pensando nisso, falaremos nesse texto sobre os benefícios das vendas parceladas.

Antes de mais nada, é importante saber que compras realizadas no débito caem na conta do estabelecimento no dia seguinte, enquanto as compras no crédito podem cair dois dias úteis depois ou somente após 30 dias. Entendido isso, vamos para o próximo ponto.

Vender parcelado faz parte da gestão de contas a receber e do planejamento de vendas porque permite ao empreendedor o fortalecimento da receita. Para isso, é preciso analisar as características dos seus consumidores, as práticas da concorrência, o produto a ser vendido.

Por exemplo, vamos supor que o estabelecimento vizinho – que vende praticamente os mesmos produtos que você – não realize vendas parceladas e só aceite pagamento à vista. Para a clientela, será um diferencial se você oferecer a possibilidade de parcelamento.

Por que você precisa vender parcelado?

Pagar as compras de forma parcelada faz parte da cultura dos consumidores no país. De acordo com uma pesquisa nacional realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 79% das pessoas no Brasil costumam parcelar suas compras.

Confira outros números que reforçam a importância de oferecer vendas parceladas no seu estabelecimento comercial:

  • Um em cada quatro consumidores acha ruim não ter a possibilidade de parcelar as compras (Fonte Pesquisa SPC Brasil);
  • Deste total, 64% afirmam que o crédito é a única forma de comprar os bens que desejam (Fonte Pesquisa SPC Brasil);
  • Outros 46% preferem parcelar o pagamento em mais vezes, pois assim, o valor da prestação é mais baixo e é possível comprar maiores volumes (Fonte Pesquisa SPC Brasil);
  • Os eletroeletrônicos (60%) e as roupas e acessórios (52%) são os itens mais comprados de forma parcelada (Fonte: Pesquisa Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL/SPC Brasil);
  • O parcelamento favorece as compras por impulso. Cerca de 46% das pessoas admitem ter comprado itens que não precisavam ou não planejavam pela facilidade de crédito (Fonte: Pesquisa CNDL/SPC Brasil);
  • Cerca de 43% das pessoas consideram que as vendas no e-commerce são as que mais estimulam as compras não planejadas por meio dos parcelamentos. Na sequência, vêm as lojas de departamento (32%), as lojas de roupas e calçados (24%), os supermercados (22%) e as lojas de shopping (17%). (Fonte: Pesquisa CNDL/SPC Brasil).

Embora o dinheiro ainda seja o método de pagamento mais utilizado nas compras (71%), os meios de pagamento digitais como o Pix (70%) e o cartões de débito (66%) e de crédito (57%) vêm se popularizando como protagonistas da história.

Em consequência disso, o parcelamento das compras é uma opção viável para lojistas que desejam elevar o ticket médio das transações e aumentar o poder de compra de seus clientes.

Já que estamos falando sobre poder de compra, você sabe exatamente o que isso quer dizer?

Leia também: O que é adiantamento de recebíveis? Como antecipar as vendas no cartão de crédito?

O que é poder de compra e por que ele aumenta com as vendas parceladas

O poder de compra é um conceito econômico que diz respeito à capacidade de adquirir um bem ou serviço com uma determinada unidade monetária.

Na prática, ele é utilizado para comparar a quantidade de um produto que, no passado, tinha um valor específico, em relação à quantidade que pode ser comprada agora, considerando o mesmo valor.

Por exemplo: quantos quilos de arroz podiam ser comprados em 1999 com R$ 10 e quantos podem ser comprados agora com o mesmo valor?

Assim, se agora você compra menos arroz do que comprava em 1999 com os mesmos R$ 10, equivale a dizer que seu poder de compra diminuiu.

O poder de compra está intimamente ligado com a inflação de um país. Quanto maior a inflação, menor será a capacidade de compra de quem consome.

Por mais que, nesses momentos, cortar gastos seja uma opção, há produtos e serviços que não podem deixar de ser comprados, correto?

Assim, em geral, alimentos, roupas, remédios, material escolar e vários outros itens de primeira necessidade continuarão a ser consumidos.

Como nem todo mundo tem recursos disponíveis o tempo todo, o parcelamento das compras acaba se tornando uma alternativa para equilibrar o orçamento e permitir o consumo de forma imediata.

E quando falta dinheiro no bolso, o cartão de crédito viabiliza grande parte dos pagamentos parcelados.

De acordo com a CNDL/SPC, 71% dos consumidores usam este meio de pagamento para parcelar suas compras.

Pensando dessa forma, é vantagem não só aceitar o cartão de crédito no seu estabelecimento, mas também oferecer as compras parceladas com cartão.

No entanto, muitos empreendedores têm receio de oferecer o parcelamento porque, por padrão, o prazo para que o dinheiro das vendas parceladas entre em caixa é maior do que o das vendas feitas à vista.

Mas, atualmente. isso deixou de ser um problema. É perfeitamente possível trabalhar com alternativas de pagamento mais flexíveis e aproveitar os benefícios de oferecer o parcelamento sem comprometer sua receita.

Em outras palavras: você pode vender parcelado e receber à vista, ajudando a aumentar o poder de compra dos seus clientes e a impulsionar suas vendas.

Confira as opções de parcelamento que a Cielo disponibiliza

Há diversas opções disponíveis para quem quer vender parcelado.

Por isso, é importante conhecer as formas de parcelamento que nós disponibilizamos e entender as características de cada uma delas para avaliar o que faz mais sentido para o seu negócio.

Crediário

Com o crediário, o lojista não precisa financiar a compra parcelada para quem está portando o cartão e permite o parcelamento das compras em até 48 vezes, além do recebimento do valor das vendas em até dois dias úteis.

Características do crediário:

  • Aparece no menu das compras realizadas na função crédito;
  • Possibilita o parcelamento em até 48 vezes;
  • Venda após a simulação, de forma simples e transparente;
  • Recebimento em até 2 dias úteis;
  • Disponível nas máquinas TEF, ZIP, Flash, com fio ou sem fio e no e-commerce.

Parcelado loja

O parcelado loja é a opção mais tradicional de parcelamento. Nela, o lojista financia os custos da transação, oferecendo a compra parcelada sem a cobrança de juros.

É possível parcelar em até 12 vezes, além de receber o valor das vendas em até dois dias úteis com o Receba Rápido.

Características do parcelado loja:

  • Aparece no menu das compras realizadas na função crédito;
  • Possibilidade de oferecer parcelamento em até 12 vezes;
  • Recebimento do valor em 30 e 120 dias ou em até 2 dias úteis, utilizando o Receba Rápido;
  • Emitido por todos os bancos;
  • Aceita todas as bandeiras que permitem compras na função crédito;
  • Disponível nas maquininhas portáteis, equipamentos fixos no caixa do seu estabelecimento e Mobile e-commerce.

Parcelado banco

O parcelado banco é uma forma de financiamento em que os juros são de responsabilidade do banco emissor ou da administradora do cartão.

Assim, a pessoa que está portando o cartão pode parcelar suas compras em maiores quantidades de parcelas, com juros mensais fixos.

Características do parcelado banco:

  • Aparece no menu das compras realizadas na função crédito;
  • Possibilita o parcelamento em até 24 vezes;
  • Recebimento em 30 e 120 dias ou em até 2 dias úteis com o Receba Rápido;
  • Não permite a simulação. Os valores a serem pagos são informados após a contratação;
  • Emitido por todos os bancos;
  • Aceita todas as bandeiras que permitem compras na função crédito;
  • Disponível nas maquininhas portáteis, equipamentos fixos no caixa do seu estabelecimento e Mobile e-commerce.

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288